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   Ato Institucional 
  

PROCEDÊNCIA ¿ PROPPEX ¿ Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

OBJETO ¿ Oferta do Curso de Pós-Graduação ¿Lato Sensu¿ em  Marketing.

PROCESSO ¿ CONSEPE   58/2003

RELATOR ¿ Conselheiro Adalberto Andreatta

PARECER Nº 58/2003
APROVADO EM   30/10/2003

I ¿ HISTÓRICO

O Pró-Reitor de Pós- Graduação, Pesquisa e Extensão, encaminha para análise e parecer do CONSEPE, o processo em que pede autorização para oferta do curso.

II ¿ ANÁLISE

O projeto foi organizado em conformidade com o disposto na Resolução/CONSEPE nº 05/2003 de 01 de abril de 2003 e contempla:

1.    ¿NOME DO CURSO

 Pós-Graduação Lato Sensu em MARKETING

2.    UNIDADE DE ORIGEM

 FACCEX ¿ Faculdade de Administração, Contabilidade e Comércio Exterior.

3. JUSTIFICATIVA DA NECESSIDADE SOCIAL E INSTITUCIONAL DO CURSO:

O curso que se pretende realizar apresenta grande importância social e econômica.

A massificação de conhecimentos atualizados no que tange ao marketing propiciará o surgimento de muitas oportunidades e desenvolvimento e comercialização de uma grande diversificação de produtos. Isto estimulará a concorrência e o beneficiário será o consumidor.

Cursos desta natureza são de importância significativa para a região de abrangência da UNIDAVI.

A localização do curso em Rio do Sul é estrategicamente importante, pois deverão dele participar profissionais de todo a região do Alto Vale do Itajaí alem de outras regiões do Estado de Santa Catarina.

Segundo Machline et. al (2003) marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Assim, entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como a razão e o foco de suas ações.

As empresas, reconhecendo que a decisão final sobre a compra estava nas mão dos clientes, passaram a adotar práticas como pesquisa e análise de mercado, adequação dos produtos segundo as características e necessidades dos clientes, comunicação dos benefícios dos produtos em veículos de massa, promoção de vendas, expansão e diversificação dos canais de distribuição. Passou-se a orientar as decisões e ações das empresas para o mercado, surgindo novos conceitos como ¿empresa orientada para o mercado¿, ¿criação de vantagem competitiva¿ e, mais recentemente, ¿criação de valor para o cliente¿, entre outros.

Portanto, o conceito de marketing pode ser entendido como a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição.

A prática contínua, eficaz e competente da função de marketing possibilita o crescimento sólido das receitas e dos lucros da empresa, bem como a realização plena de sua contribuição social.

O marketing também pode ser entendido como o processo social voltado para satisfazer as necessidades e os desejos de pessoas e organizações, por meio da criação da troca livre e competitiva de produtos e serviços que geram valor para as partes envolvidas nos processos. Outra definição de marketing bastante utilizada, na qual estão incluídas as atividades do composto de marketing, é a da American Marketing Association (AMA) (www.ama.org/), que considera o marketing como o processo de planejar e executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços.

O Conceito, atualmente bastante difundido, de orientação para o mercado pode ser entendido como a filosofia empresarial que envolve todas as funções da empresa e enfatiza os cinco atores do mercado, a saber: consumidores, distribuidores, concorrentes, influenciadores e macroambiente. A empresa orientada para o mercado é a que aloca recursos humanos e materiais a fim de: coletar informações sobre as expectativas e os comportamentos dos diversos atores do mercado; elaborar um plano de ação orientado para o mercado, e implementar o mercado com a participação de todas as áreas funcionais. Isso implica mudanças nos processos organizacionais, com a predominância de equipes multidisciplinares e a necessidade de coordenação interdisciplinar.

O conceito de marketing aqui apresentado requer, para a sua plena compreensão, que outros conceitos sejam entendidos com clareza, e este projeto de curso se propõe a esclarecê-los àqueles que dele participarão.

O que se ouve, o que se lê e o que se vê, a cada dia e a todo o instante informa sobre o imperativo de se gerenciar as atividades relacionadas ao mercado com competência para poder  continuar existindo. De uma tal imposição não escapam as organizações produtoras de bens e serviços situadas na região Alto Vale do Itajaí, região de  abrangência e  de influência da UNIDAVI.

Atenta aos desafios do momento e comprometida com a comunidade que serve e da qual se serve, a UNIDAVI apresenta uma oportunidade ímpar, para que organizações mais sólidas possam surgir e melhor qualificar as já existentes, comprometendo-se a buscar, junto com e para a comunidade, a melhor solução para os problemas que a realidade coloca.

4 PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO

4.1 Fundamentação sócio-filosófica

A implantação de cursos de qualificação do empreendedor e seus gestores na área de marketing, tem como propósitos suprir as necessidades de geração de novas oportunidades de desenvolvimento de produtos e identificar novos mercados, trazendo como conseqüência a criação de novos empregos e ampliação da renda. Como conseqüência direta, ela visa gerar satisfação às pessoas envolvidas: clientes, funcionários, acionistas, vizinhos e sociedade como um todo. Para que a satisfação seja conseguida, é necessário que as organizações sobrevivam, gerando lucros para remunerar adequadamente seus funcionários e acionistas,  beneficiar socialmente os vizinhos e a sociedade e garantir que o cliente possa comprar um produto ou serviço com confiança e usufruí-lo satisfatoriamente por um longo período de tempo.

E se, na base dos argumentos expostos for colocado ao alcance do processo de globalização da economia vivido no presente, compreender-se-á a importância de se ter nas organizações profissionais qualificados para o gerenciamento fundamentado na filosofia do marketing globalizado. E, por via de conseqüência, compreender-se-á, o significado de um curso que objetiva a qualificação  dos referidos profissionais.

4.2 OBJETIVOS

a) Objetivo geral

 Oportunizar o estudo, a reflexão, o debate e a pesquisa sobre a teoria e a prática dos processos de Marketing, convertendo-os em meio de  promover  a melhoria  dos produtos e serviços ofertados pelas organizações, mediante aprimoramento da qualificação dos recursos humanos  nelas envolvidos.

Capacitar profissionais, que possuam o terceiro grau completo, nas áreas gerencial e comportamental, para atuarem como instrutores, consultores e/ou criarem e desenvolverem seu próprio negócio através da conquista e da criação novos produtos, serviços e idéias e ofertá-las ao mercado global.

Fornecer aos participantes elementos necessários à gestão de marketing, adaptados ao contexto das pequenas e médias empresas e desenvolver a capacidade de implementar técnicas de gestão empresarial, de forma racional e sistêmica.           

b)Objetivos Específicos

-  Proporcionar aos professores da UNIDAVI aprofundamento nos estudos e conhecimentos dos assuntos ligados ao marketing, enfocando especificamente o ensino.

-   Proporcionar a preparação de novos professores para os cursos atuais e futuros da UNIDAVI.

-   Preencher uma lacuna existente no Alto Vale do Itajaí nesta área de conhecimento, considerando que hoje há necessidade de deslocamento para outras Universidades em busca de formação na área de marketing.

-   Proporcionar as Organizações industriais, comerciais e de serviços para que seus Acionistas, Dirigentes, Gerentes e demais colaboradores com formação em cursos de nível de terceiro grau, possam buscar na UNIDAVI o complemento teórico e técnico, necessário ao bom desempenho de suas funções na área mercadadológica.

-   Fornecer aos participantes ferramentas administrativas que permitem encaminhar suas organizações para a modernidade administrativa e lucrativa.

-  Oferecer uma oportunidade de mudança de postura gerencial, voltada ao atendimento dos reclames da  globalização da economia.

-  Estimular a  pesquisa teórico-prática no campo da Administração de marketing.

-  Promover a melhoria do desempenho profissional dos participantes do curso, capacitando-os a adoção de novas tecnologias de Administração de marketing de tomada de decisões para a obtenção de melhores resultados nas organizações.

-  Proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecerem novas abordagens teóricas e metodológicas de ensino.

-  Preparar administradores que elevem a eficiência, eficácia, e a efetividade das organizações nas quais prestam serviços, e nas que venham a ser criadas, através do estudo dos processos como um modelo de gestão global na área de marketing.

-  Desenvolver uma visão integrada, moderna, futurista e abrangente do contexto onde a ciência da administração de marketing pode ser aplicada.

-  Atender aos objetivos da UNIDAVI em promover o desenvolvimento da região do Alto Vale do Itajaí e preparar profissionais competentes para atuarem em organizações nacionais e internacionais, localizadas no pais e no exterior.

4.3  ELEMENTOS CURRICULARES FUNDAMENTAIS

4.3.1 Grade Curricular para a Modalidade ¿Mercado de Trabalho¿

DISCIPLINA

H/A

CRÉD.

Fundamentos de marketing

30

02

Planejamento estratégico

30

02

Planejamento e desenvolvimento de produto

30

02

Jogos de empresas

30

02

Gestão da mudança

15

01

Mercado e comportamento do consumidor

15

01

Apoio à decisão em marketing

30

02

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Marketing

15

01

Marketing de relacionamento

15

01

Gestão de logística e canais de distribuição

30

02

Marketing global

30

02

Marketing de varejo

15

01

Gestão comercial e negociação

30

02

Gestão da comunicação com o mercado

30

02

Marketing eletrônico e em serviços

15

01

                                                                  TOTAL

360

24

4.3.2  Estrutura Complementar para a Modalidade ¿Formação para o Magistério¿ (opcional)

DISCIPLINA

H/A

CRÉD.

Metodologia da Pesquisa

30

02

Seminário Monográfico

30

02

Metodologia do Ensino Superior

30

02

TOTAL

90

06

4.3.3   EMENTA E BIBLIOGRAFIA DAS DISCIPLINAS

Disciplina: Fundamentos de Marketing

Ementa

Fundamentos conceituais do Marketing, Marketing Integrado e foco no cliente, Ambiente de Marketing no Brasil, Decisões estratégicas do Marketing-Mix,  Decisões de produtos/ serviços,  Decisões  de preço,  Decisões de distribuição, Decisões do composto de comunicação,  Propaganda,  Promoção de vendas,  Força de vendas, Relações Públicas

Disciplina: Planejamento estratégico

Ementa

Componentes da estratégia de produtos;O papel do produto na gestão; Ciclo de vida de produtos;Conceito de produto genérico e ampliado; As estratégias de diferenciação e posicionamento de produtos; Comportamento do consumidor. Fatores perceptivos. Classificação dos produtos; Características dos serviços; Mecanismos de compra. Mapa de valor do cliente; Desenvolvimento de novos produtos e serviços; estratégia de produtos intensivos em tecnologia. Estudo do Valor Econômico Agregado aplicado a Produtos e Serviços

Disciplina: Planejamento e desenvolvimento de produto

Ementa

Componentes da estratégia de produtos; Ciclo de vida de produtos; As estratégias de diferenciação e posicionamento de produtos; Classificação dos produtos; Características dos serviços; Desenvolvimento de novos produtos e serviços; estratégia de produtos intensivos em tecnologia.

Disciplina: Jogos de empresas

Ementa

Revisão e integração dos conceitos de contabilidade gerencial (balanço, demonstrativo de resultados), finanças (índices economico-financeiros, orçamentos), custos industriais (custeio direto e custeio por absorção), marketing (estratégia de preços, previsão de demanda), princípios de administração e engenharia econômica.. Aspectos específicos conforme os seminários apresentados pelos participantes.

Disciplina: Jogos de empresas

Ementa

Análise dos reflexos nas empresa dos problemas econômicos, vinculados à integração regional e internacional; A mudança organizacional; Cultura organizacional; Teoria do Caos e administração de empresa; Mudança organizacional e transformação da função recursos humanos.

Disciplina: Mercado e comportamento do consumidor

Ementa

Analisar os fatores que permitem a compreensão do comportamento do consumidor; Formulação de estratégias de abordagem do consumidor; Elaboração de políticas de marketing para abordagem do consumidor; Aspectos sócio-culturais do consumidor; Diferenças individuais; O processo psicológico; As etapas de compras.

Disciplina: Apoio à decisão em marketing

Ementa

O processo de apoio à decisão; Definição do contexto de uma oportunidade; Definição dos decisores; Mapas cognitivos como elementos de apoio ao planejamento de marketing; Critérios de decisão em planejamento marketing; Indicadores de desempenho de ações em marketing; Função de Valor e peso dos critérios em marketing; Matriz de impacto de ações em marketing; Análise de sensibilidade gráfica.

Disciplina: Métodos e técnicas de Pesquisa em Marketing

Ementa

A importância da pesquisa de marketing como ferramenta de auxilio ao processo decisório de marketing; O processo de pesquisa de marketing; O projeto de pesquisa; A coleta de dados e o trabalho de campo; A tabulação, análise dos dados e apresentação dos resultados de uma pesquisa.

Disciplina: Marketing de relacionamento

Ementa

Fatores de sucesso do Marketing nas organizações. Posicionamento de recursos e habilidades para o Marketing. Condições à implementação do Marketing de relacionamento. O processo de comercialização decorrente do Marketing de Relacionamento. Condições de exito e critérios de avaliação ao Marketing de relacionamento

Disciplina: Gestão da logística de distribuição

Ementa

Conceito e Missão da logística; Estratégia e logística; A Logística de Distribuição; Conceitos de Valor; Serviço ao cliente; Marketing focado no cliente; Canais de distribuição; Recursos logísticos; Movimentação de materiais; Estratégia de estoques; Teoria da integração; Processamento de pedidos; Gerenciamento da cadeia logística; Mensuração e tendências em logística.

Disciplina: Marketing Global

Ementa

As operações de comercio exterior no Brasil; Conhecimentos técnico e prático sobre comercio exterior; Gestão administrativa e comercial das operações globais; cambio; transportes; desembaraços portuários; classificação de mercadorias; formas de pagamento; documentação.

Disciplina: Marketing de Varejo

Ementa

O Papel do varejo na estrutura de distribuição; A função do varejo; Principais tipos de varejo; Formas de organização; Conceitos de localização; Decisões de marketing no varejo; Definição de público-alvo; Variedade.

Disciplina: Gestão comercial e negociação

Ementa

Conceitos, Metodologia e processos fundamentais de negociação; As fases de negociação; Estilos e variáveis da negociação; Habilidades dos negociadores; O ambiente de negociação; Comportamento na negociação.

Disciplina: Gestão da comunicação com o mercado

Ementa

Conceitos e fundamentação; Principais decisões em propaganda; Objetivos e orçamentos; Processo de criação da propaganda; Seleção da mídia; processo de geração  de mensagens; Veículos e tecnologia da propaganda; cronologia e avaliação; Propósitos e crescimento da publicidade e relações públicas; promoção de vendas; A comunicação com o mercado.

Disciplina: Marketing eletrônico e em serviços

Ementa:

O processo de implementação do marketing eletrônico; A organização das atividades de marketing; A implementação das atividades de marketing; O controle das atividades de marketing; O métodos de avaliação de desempenho; O marketing na Internet; Características básicas do marketing eletrônico; Estratégias de e-marketing; Questões éticas e legais associadas ao e-marketing.

Segunda Modalidade: MAGISTÉRIO SUPERIOR Complementar e opcional

METODOLOGIA DA PESQUISA ¿ 30 H/A

Ementa

A Universidade, produção do conhecimento no ensino, na pesquisa e na extensão. Natureza do conhecimento e seus níveis, Ciência, metodologia e tecnologia; A pesquisa; tipos de pesquisa; projeto de pesquisa ¿ estrutura; estrutura e apresentação da monografia.

SEMINÁRIO MONOGRÁFICO- 15 H/A

Ementa

Escolha e delimitação do tema/objeto de pesquisa. Projeto. Socialização do esboço do projeto pessoal de pesquisa. Elaboração de monografia.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR ¿ 45 H/A

Ementa

Universidade; a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão- questões teóricas e respostas práticas. Os processos pedagógicos básicos: ensino e aprendizagem- sua caracterização. Os sujeitos do processo ensino aprendizagem; professor e alunos. Os elementos técnicos do processo ensino aprendizagem; objetivos, conteúdos, procedimentos instrumentos de ensino e de avaliação. As relações do espaço da sala de aula: pessoais, afetivas, sociais e cognoscitivas.

4.4        CORPO DOCENTE

4.4.1.DISCIPLINAS E CORPO DOCENTE

DISCIPLINAS

H/A

PROFESSOR

QUAL.

Fundamentos de marketing

30

Jane Iara Pereira da Costa

Drª

Planejamento estratégico

30

Mauro Mitio Yuki

M. Sc.*

Planejamento e desenvolvimento de produto

30

Osmar Possamai

 

Dr..

Jogos de empresas

30

Bruno H. Kopittke

 

Dr.

Gestão da mudança

15

Olga Regina Cardoso

Dr.

Mercado e comportamento do consumidor

15

Erison Janke

 

Esp

Apoio à decisão em marketing

30

Ingobert Piske

Dr.

Métodos e técnicas de Pesquisa em Marketing

15

Paulo de Paula Baptista

 

M. Sc.

Marketing de relacionamento

15

Carlos Wolowski Mussi

 

Dr.

Gestão de logística e canais de distribuição

30

Iglê Santos Pequeno

Dr

Marketing global

30

Pedro Guilherme Kraus

Dr.

Marketing de varejo

15

Max Rosemberg Lacher

MSc

Gestão comercial e negociação

30

Dante Martinelli

Dr.

Gestão da comunicação com o mercado

30

Carlos Eduardo Freitas da Cunha

Dr.

Marketing eletrônico e em serviços

15

 Humberto de Andrade

Esp.

Segunda Modalidade Magistério Superior * Opcional e Complementar

Metodologia da Pesquisa

30

José Ernesto de Fáveri

M. Sc*.

Seminário Monográfico

30

Francisco Fronza

M. Sc.

Metodologia do Ensino Superior

30

Francisco Fronza

M. Sc.

*Cursando Doutorado

4.5.   SISTEMA DE AVALIAÇÃO E METODOLOGIA

Da verificação do aproveitamento e das condições de Aprovação :

a)      O aproveitamento do rendimento do aluno será avaliado por meio de verificações, em cada disciplina, sendo a nota final expressa em conceitos, com as seguintes equivalências:

                               A ¿ Excelente.......= 9,0 a 10 .....- com direito a crédito

                               B -  Bom..............= 7,0 a 8,9......- com direito a crédito

                               C ¿ Regular........= 5,0 a 6,9.......- com direito a crédito

                               D ¿ Deficiente....= 3,0 a 4,9.......- sem direito a crédito

                               E ¿ Insuficiente..= 0,0 a 2,9.......- sem direito a crédito

                                I   - Incompleto...= ....0,0...........- sem direito a crédito

A Obtenção de, no mínimo, média global ¿B¿, acrescido de freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas ministradas, em cada disciplina, confere o direito à aprovação ao número de créditos cursados.

Será consignado conceito ¿I¿ ao aluno que obtiver na disciplina aproveitamento regular, mas deixar de completar os trabalhos exigidos pelo professor.

Para cada conceito ¿C¿ obtido na realização de uma disciplina, o discente deverá compensar com um conceito ¿A¿  em outra disciplina para a manutenção da média igual ou superior a ¿B¿.

b)     Apuração da assiduidade, cujo registro será feito pelo professor da disciplina  em instrumento específico.

4.5.1 DA APROVAÇÃO

a) Será considerado aprovado e com direito ao competente Certificado na modalidade ¿Mercado de Trabalho¿, o aluno que obtiver, conceito superior a C e freqüência igual ou superior a 75% (setenta  e cinco por cento) em cada uma das disciplinas previstas para essa modalidade.

c)      Será considerado aprovado e com direito ao competente Certificado na modalidade ¿Formação para  o Magistério¿, o aluno que obtiver, conceito igual ou superior a C e freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada uma das disciplinas previstas para essa modalidade, ou seja, todas as disciplinas da modalidade mercado de trabalho, mais as disciplinas do Núcleo Didático-Metodológico descritas neste projeto, e que tiver a monografia considerada apta.

Será considerado aprovado o aluno que satisfazer os seguintes requisitos:

I- Obtenção do número mínimo de horas e créditos definidos No Projeto

II- Freqüência mínima de  75% em cada disciplina

III- Obter média global igual ou superior a ¿B¿

IV- Aproveitamento a monografia, quando for o caso, com conceito não inferior a ¿B¿.    

4.5.2  DOS CERTIFICADOS E ATESTADOS

Serão emitidos pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, através do Setor de Registro Acadêmico , sendo responsável pelo dados a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão:  

·    Certificado de Especialista em Marketing, Modalidade ¿Mercado do Trabalho¿, para os alunos aprovados na forma do item ¿a¿ antes mencionado;

·    Certificado de Especialista em Marketing, Modalidade ¿Formação para o Magistério¿, para os alunos aprovados na forma do item  ¿b¿ antes mencionado;

·    Atestado de Freqüência, para alunos matriculados e aprovados em  disciplinas específicas e para aqueles que  não conseguiram aproveitamento mínimo em uma ou mais disciplinas do curso.

4.6      ESPECIFICAÇÃO DA CLIENTELA

4.6.1   CLIENTELA

Bacharéis em Administração, Comércio Exterior, Economia, Ciências Contábeis, Engenharia, Informática e cursos afins.

O curso destina-se a profissionais de empresas industriais e de serviços que atuam em funções de chefia, supervisão, supervisão, gerência ou administração superior, ou pretendem-se preparar para desempenhar tais funções.

O curso pretende tanto atingir o pessoal que integra a Administração operacional das organizações quanto o pessoal da Alta Administração.

O curso destina-se ainda e, principalmente para o pessoal que tenha como atuação na área de marketing como meta.

Pretende-se atingir organizações industriais, comerciais, serviços e educacionais.

4.6.2 Número de vagas

Mínimo 25 (vinte e cinco) alunos

Máximo 35 (trinta) alunos

5     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ALUNOS

5.1    INSCRIÇÕES

a) Período: até 19 de setembro de 2003

b) Requisitos:

-   Formulário de inscrição devidamente preenchido;

-   Fotocópia do Histórico escolar do curso de graduação; 

-   Diploma de Graduação (fotocópia autenticada);

-   Curriculum Vitae resumido;

-   Carteira de Identidade e CPF (cópia);

-    Obs: Após o início terão que trazer os documentos originais para serem scanneados.

 5.2 SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO E MATRÍCULA

A seleção será realizada nos dias 22 e 23 de setembro através da análise do Curriculum Vitae e, se necessário, entrevista.

A matrícula será realizada no período 24 a 26 de setembro de 2003

5.3 - ESPECIFICAÇÕES PARA LINHAS DE PESQUISAS PARA DESENVOLVIMENTO DA MONOGRAFIA:  

Ao término dos créditos, o aluno deverá ter o seu projeto individual de monografia aprovado.

A elaboração da monografia e sua conseqüente aprovação compõe o requisito indispensável para a obtenção do Certificado de Especialista em Marketing, na modalidade Formação para o Magistério.

A monografia deverá versar sobre tema da área de concentração do curso, abrangendo as seguintes duas linhas de pesquisa:

a)     Modelos de Gestão de Marketing

b)     Estruturação de Modelos de Apoio à Decisão em Marketing

c)     Simulação Organizacional.

Para a elaboração da monografia de final de curso deverão ser observadas as seguintes orientações:

¿        O orientador deve fazer parte do corpo docente do curso e possuir formação na área do tema da monografia;

¿        Excepcionalmente, e com a aprovação do coordenador do curso o orientador pode ser de fora do quadro docente do curso, desde que devidamente justificado, possua  titulação de mestre e/ou doutor na área do tema da monografia e não implique qualquer ônus para a UNIDAVI;

¿        A avaliação da monografia é de responsabilidade do orientador.

¿        A entrega da monografia deverá ocorrer no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias após a data de conclusão oficial dos créditos do curso;

¿        A monografia entregue no prazo determinado e que não tenha sido considerada apta  na forma prevista, pode ser refeita e submetida a nova avaliação no prazo de 30 (trinta dias);

¿        Após ter sido avaliada e considerada apta, o aluno deve entregar ao coordenador do curso um exemplar da monografia para ficar se acervo na  Biblioteca da UNIDAVI.         

¿        Poderá ser  exigida a apresentação pública da monografia.

III ¿ VOTO DO RELATOR

Considerados os termos da análise, sou de parecer favorável à oferta do curso de Pós- Graduação ¿Lato Sensu¿ em Marketing, no campus de Rio do Sul. Sendo que as aulas serão oferecidas às sextas-feiras à noite e sábados de manhã e à tarde quinzenalmente. Também fica definida a oferta de no mínimo 25 (vinte e cinco) vagas  com início das atividades previstas para outubro de 2003, com valores já estabelecidos conforme mencionados na planilha orçamentária anexa ao projeto.

IV ¿ DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, reunido em Sessão Plena, no dia 30 de outubro de 2003, deliberou, por maioria, aprovar o voto do Relator.

Prof. JAIME JOÃO PASQUALINI
Presidente do CONSEPE


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