Visualização do Plano de Trabalho Pedagógico 
  
UNIDAVI [Consulta Plano de Ensino]

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
Área de Ciências Human, Linguag e Artes, Educ e Comunicação
CURSO PEDAGOGIA - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRESIDENTE GETÚLIO

PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CÓDIGO: 3144
PROFESSOR(A): EDISON LUIZ BENITES PEDELHES
SEMESTRE/ANO: 12008 FASE:
CRÉDITOS: 4 CARGA HORÁRIA: 68 h/a
PRÉ-REQUISITOS: Sem Pré-Requisitos

Ementa
O brincar e a criança de nascimento aos seis anos. O jogo, o brinquedo e a brincadeira no desenvolvimento da criança. Jogo e educação. O jogo do faz-de-conta. Brinquedo cantado. Sensação, percepção e aprendizagem. Psicomotricidade: história e origem; psicomotricidade relacional e educação psicomotora. A presença do movimento da Educação Infantil.

Objetivo geral da disciplina
Propiciar um enfoque e valorização do movimento corporal através da Educação Psicomotora no processo ensino aprendizagem

Objetivos específicos da disciplina
Propiciar um enfoque e valorização do movimento corporal para alem de sua exteriorixação.
Indicar os objetivos específicos de cada componente básico da psicomotricidade.
Valorizar a atividade física(movimento corporal) como um meio para ajudar a criança na solução de suas possíveis dificuldades de aprendizagem e no seu desenvolvimento global.
Valorizar a atividade física (movimento corporal) como um meio para ajudar a criança na solução de suas possíveis dificuldades de aprendizagem e no seu desenvolvimento global.
Propiciar capacidades para conhecimento de recursos pedagógicos para um programa de educação psicomotora.




Procedimentos metodológicos e avaliativos
LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS
AULA EXPOSITIVA
ATIVIDADES PRÁTICAS
TRABALHO EM GRUPO


AVALIAÇÃO: PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO NAS DISCUSSOES DE TEXTOS ; APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS(INDIVIDUAL E GRUPO); PROVA INDIVIDUAL.

Conteúdo
Histórico e evolução da Psicomotricidade.
Educação Psicomotora e psicomotricidade relacional
Aspectos psicomotores: coordenação, equilíbrio, percepção espaço-temporal, lateralidade, esquema corporal.
Prática: jogos, brinquedos e brincadeiras, sessão, circuito psicomotor, exercícios de manipulação. Expressão corporal.
Brinquedo cantado: ritmo, melodia e expressão.
Brinquedo, Brincadeira e Jogo.
    Desenvolvimento progressivo dos jogos
    Critérios pedagógicos um bom jogo.
    Jogos relacionados a conteúdo de sala de aula.

    Jogo tradicional infantil X Jogo educativo.

    Estafeta X circuito psicomotor

Referências
   Referência Básica

ANTUNES, Celso. - O jogo e a educaçao infantil. falar e dizer/olhar e ver/ escutar e ouvir.Petropolis: vozes,2003.

BARRETO, Sidirley de Jesus.Psicomotricidade:educaçao e reeducaçao.| 2. ed. rev. e ampl. Blumenau: Odorizzi, 2000. 86 p.

BUENO, Jocian Machado ¿/Psicomotricidade - Teoria e prática estimulação, educação e reeducação psicomotora com atividades aquáticas|/. São Paulo: LOVISE,1998.

HONM, Cludia Ines; SILVA, Jaquelini da; PONTHIN, Juliana( organizadoras). Atividades lúdicas para crianças na faixa etaria de o a10 anos: uma proposta de baixo custo. Lajeado: UNIVATES, 2003.

KISHIMOTO, Tizuco, Morchida- O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira:1998.(necessário: 0 exemplares)

LAPIERRE, Andre e Anne Lapierre...[ etal], Tradução de Maria Ermandina G.G. Pereira/ O adulto diante da criança de 0 a 3 anos./ Curitiba: Ed. da UFPR: CIAR, 2002. 2ed

   Referência Complementar

ANTUNES, Celso; Educaçao infantil: prioridade imprescindivel.Petropolis: vozes, 2004.

ARRIBAS,Tereza Lleixa. A educação fisica de 3 a 8 anos,7 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

AWAD, Hani Zendi Amine.Binque,jogue, cante e encante coma recreação: conteúdos de alpicação pedagogica. Jundiaí: editora fontoura, 2004.

FONSECA, Victor. -Manual de observação Psicomotora-Significações psiconeurológias dos fatores psicomotores: Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 183 p.

LE BOULCH, Jean - /O Desenvolvimento Psicomotor/. Porto Alegre: 1986
MELO, José Pereira de /Desenvolvimento da consciência corporal: uma experiência da educação física na idade pré-escolar/ Campinas: UNICAMP,1997

LOPES, Maria da Gloria. jogos na educação: criar,fazer,jogar.3 ed. São Paulo: Cortez,2000.

MELLO, Alexandre Moraes de. Psicomotricidade, educação física e jogos infantis: 3. ed. São Paulo: Ibrasa, 1996. 95 p.

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. 2. ed. Porto Alegre: EDITA, 1998. 171 p.

OlIVEIRA, Vera lucia. - O brincar do nascimento aos seis anos. Petropolis: vozes, 2000.

VELAZQUEZ, Callado Carlos. Educação para a paz:promovendo valores humanos na escola através da educação fisica e dos jogos cooperativos. Santos: Projeto Cooperação, 2004


Gerar Plano em PDF

Futuro Aluno Aluno Ex-aluno Institucional




Direitos de Cópia 1999 - 2014 - UNIDAVI - Todos os Direitos Reservados
Rua Dr. Guilherme Gemballa, 13 - Jardim América - CEP: 89160-932 - Rio do Sul - Santa Catarina