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CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
Área de Ciências Human, Linguag e Artes, Educ e Comunicação
CURSO PSICOLOGIA - BACHARELADO E FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
RIO DO SUL

PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II CÓDIGO: 2557
PROFESSOR(A): EVERLEY ROSANE GOETZ
SEMESTRE/ANO: 12009 FASE:
CRÉDITOS: 4 CARGA HORÁRIA: 68 h/a
PRÉ-REQUISITOS: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA I(2549)

Ementa
Avaliação Psicológica na empresa, na escola, para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. O parecer, o Laudo e a avaliação Psicológica Jurídicas. O Atestado Psicológico. O Psicodiagnóstico.

Objetivo geral da disciplina
Identificar as principais diferenças entre atestado, parecer, laudo e avaliação psicológicos, reconhecendo passos, procedimentos e instrumentos de psicodiagnóstico nos contextos escolar, empresarial, do trânsito e jurídico.

Objetivos específicos da disciplina
O aluno deverá ser capaz de:
- Reconhecer as principais diferenças entre atestado, laudo, parecer e avaliação psicológicos.
- Identificar os principais testes utilizados para avaliação psicológica na escola, na empresa, na cateira de habilitação e na prática jurídica.
- Traçar passos, procedimentos e definir instrumentos para uma avaliação psicológica.
- Realizar um procedimento completo de avaliação, fornecendo um laudo psicológico para o paciente avaliado.

Procedimentos metodológicos e avaliativos
Procedimentos Metodológicos
Aulas expositivas e dialógicas, leituras orientadas por elaboração de resenha crítica e seminários, demonstração e aplicação de testes psicométricos e projetivos gráficos, avaliação prática de uma criança ou adulto, elaboração de um laudo psicológico e orientação para devolução de resultados.
Procedimentos Avaliativos
Seminário (valor 10, peso 2 na nota).
Resenha crítica (valor 10, peso 1 na nota).
Participação em sala de aula e auto-avaliação (valor 10, peso 1 na nota).
Avaliação psicológica: entrevista, aplicação e correção de testes, elaboração de laudo psicológico e devolução de resultados (valor 10, 6 na nota).

Conteúdo
UNIDADE I: Estratégias de Avaliação.
    Perspectivas na clínica e na escola.
        Perspectivas para avaliação do condutor e na prática jurídica.
            Diferenças entre atestado, parecer, laudo e avaliação psicológicos.
UNIDADE II: Passos e Procedimentos.
    O contato com o paciente e o problema.
        A entrevista e a anamnese.
            O exame do estado mental do paciente.
UNIDADE III: Testes Psicológicos para Avaliação.
    WISC - Teste psicométrico para avaliação da Inteligência.
        HTP - Teste projetivo gráfico para avaliação da personalidade. DFH - Inteligência.
            Bender - Teste de avaliação da maturação percepto-motora e de indicadores de perturbação emocional.
                Avaliação inter e transgeracional da família: Teste do Desenho da Família e Teste da Família de Bonecos.
UNIDADE IV: Avaliação Psicológica Prática.
    Avaliação de uma criança ou adulto: contato, entrevista e testagem psicológica.
        Elaboração de relatório (laudo) referente à avaliação.
            Devolução de resultados.

Referências
   Referência Básica

BUCK, John N. H-T-P: casa-árvore-pessoa, técnica projetiva de desenho: manual e guia da interpretação (Trad. Renato Cury Tardivo). São Paulo: Vetor, 2003.

CUNHA, Jurema Alcides e cols. Psicodiagnóstico - V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FIGUEIREDO, Vera L. M. WISC III. In CUNHA, J. A. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SISTO, Fermino F.; NORONHA, Ana Paula P.; SANTOS, Acácia A. A. dos. Teste Gestáltico Visomotor de Bender: Sistema de pontuação gradual (B-SPG). 2ª ed. São Paulo: Vetor Editora.

WECHSLER, Solange M. (2003). DFH III: O desenho da figura humana: Avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças brasileiras. Campinas, SP: Editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Original publicado em 1996)

WEISS, Maria Lúcia L. Psicopedagogia clínica: Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

   Referência Complementar

ANASTASI, Anne. Testes psicológicos: Teoria e aplicação (Trad. Leite, D. M.). São Paulo: EDUSP, 1975.

CAMPOS, Dinah M. de S. O teste do desenho como instrumento de diagnóstico da personalidade. 39. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

ERTHAL, Tereza Cristina. Manual de Psicometria. 7. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

OCAMPO, Maria Luiza S. de; ARZENO, Maria Esther G.; PICCOLO, Elza G. & cols. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ROVINSKI, Sonia. Perícia psicológica na área forense. In CUNHA, J. A. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Observações
O conteúdo programado para o semestre poderá sofrer algumas alterações durante o curso letivo, que serão comunicados aos alunos com antecedência.

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