Colóquio

02/05/2016

Nos dias 22 e 23 de abril, na Unidavi - Campus Rio do Sul, foi realizado o XI Colóquio sobre Ensino de Artes. Com o tema Ensino de Arte e Perspectivas Atuais, o evento foi promovido pela Associação de Arte Educadores de Santa Catarina – Aaesc em parceria com o curso de Artes Visuais da IES.

Realizado desde 2004 o Colóquio tem como objetivo criar meios de socializar a produção de Arte, estimular a escrita, a produção de registro sobre a prática, a pesquisa e a extensão no âmbito da rede escolar e da academia.

O Colóquio a nível estadual teve discussões sobre temas fundamentais da área, através de mesas redondas e oficinas. Houve também exposição de quadros e lançamento de livro.

A abertura do evento foi marcada pela presença da Curadora Pedagógica, Mônica Hoff e o Professor Luciano Buchmann, com a discussão sobre a relação entre espaços culturais e escola.

Participaram das mesas redondas:

Sidineia Kopp, Técnica de Cultura do SESC de Rio do Sul, e a Professora Maria Cristina Fonseca da Silva - (Udesc), com o tema: Relações com a Arte: Fronteiras com a sala de aula.

Professores Marcelo Seixas - (funcine) e Giovana Hillescheim – (IFSC Xanxerê e Udesc), com o tema: Arte e Política: Diferentes dimensões educativas.

As professoras Flávia Pedrosa Vasconcelos – (Univasf) e Judvânia Rodrigues – (UERJ), apresentaram pesquisas que envolvem o tema: O Desenho e a Fotografia na Formação de Professores de Artes Visuais.

Além das mesas discursivas o evento contou com treze comunicações divididas em duas salas de apresentação. Os relatos de experiências apresentados por acadêmicos e mestrandos de cursos na área de Artes Visuais e Pedagogia, promoveram reflexões que ampliaram olhares para a teoria e a prática educativa da arte.

Na ocasião também houve Assembleia da Aaesc e eleição da nova diretoria, composta por professores representantes das regiões de Santa Catarina.

Os livros Cadernos de Docência, da Editora Aaesc e Designare: Pontes artístico/educativas na formação docente em artes visuais de Flávia Pedrosa Vasconcelos foram lançados no evento.

A programação cultural ficou por conta da participação do teatro de bonecos, com a peça: O Incrível Ladrão de Calcinhas, apresentado no Espaço Cultural Moysés Boni, no Parque Universitário Unidavi. E a exposição, Pintando Filosofia e Moda, com pintura em telas do Professor Dr. Amauri Bitencourt.

A exposição é aberta à visitação até o dia 4 de maio, no Hall de entrada da Unidavi.
Prestigie!

UNIDAVI, há 50 anos o lugar onde você merece estar!