Detalhes do Trabalho

MELHORIA NO PROCESSO PRODUTIVO: ANÁLISE E APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA OFICINA DE RADIADORES ALTO VALE.

Trabalho de Conclusão de Curso

Semestre:  2/2020
Autor: Daniele Mondini
Orientador: Olandir Eising
Coordenador: Osmar Niquelatti
Curso: ADM - Administração
Resumo: 

As experiências de compra e consumo estão em constate adaptação ao mundo globalizado. Para tanto, as organizações possuem a necessidade de se adaptar aos novos hábitos exigidos pelos consumidores, seja na produção de bens ou na prestação de serviços. Desta forma, a análise dos processos produtivos e a utilização de ferramentas que aumentem a qualidade dos produtos e a eficiência nos métodos utilizados é de extrema importância para o bom funcionamento do negócio e a entrega de valor ao cliente, proporcionando satisfação quanto ao atendimento das suas necessidades e desejos. Diante disso, torna-se conveniente o estudo das ferramentas da qualidade, bem como suas principais características e o planejamento e controle da produção, para conseguir acompanhar os processos produtivos buscando a melhor adaptação, que vem de encontro com os costumes e crenças das empresas, visando a eficiência e eficácia. Como objetivo geral do presente trabalho, pretende-se identificar as falhas existentes nos processos produtivos, afim de melhorar a prestação de serviços, na Oficina de Radiadores Alto Vale, localizada em Rio do Sul/SC. Para a realização do trabalho foram utilizados os métodos de pesquisa aplicada de modo exploratória, com estudo de campo, utilizando-se de abordagens qualitativas e quantitativas. A coleta de dados foi realizada através de observação estruturada não participante e entrevista com roteiro semiestruturado, com os gestores e colaboradores da oficina. A partir do estudo, pode-se identificar que há uma desordem visível no agendamento dos serviços, entretanto, é possível uma correção. Após o estudo e análise de oito ferramentas da qualidade, identificou-se 3 (três) ferramentas essenciais para aplicação na oficina, sendo elas: Diagrama de Ishikawa, 5W2H e Matriz de Polivalência. Além disso, apresentou-se algumas sugestões buscando a melhor organização e acompanhamento dos processos produtivos, como a aplicação de um pós-venda, da folha de verificação e da alteração do layout do quadro de agendamentos, que podem contribuir para o desempenho geral da empresa.

Palavras-chave: Ferramentas da Qualidade, Serviços, Processos Produtivos
Data da Banca: 14/12/2020
Data de Públicação do Trabalho: 10/02/2021