ROTATIVIDADE E ABSENTEÍSMO DE PESSOAL E SUA RELAÇÃO COM A SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO EM UM SUPERMERCADO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE GETÚLIO
Trabalho de Conclusão de Curso
Observando os desafios enfrentados com relação a atração e retenção de pessoas nas organizações, entende-se que a motivação e a satisfação no trabalho interferem da rotatividade e no absenteísmo de pessoal. Esses fenômenos ocorrem por vários motivos e geram custos financeiros para as empresas, bem como diversas consequências negativas. Quando saem da empresa, as pessoas levam consigo todo o investimento que receberam e geram gastos com desligamento, contratação, treinamento e diminuição da produtividade. Vários podem ser os motivos que levam os colaboradores de uma organização a faltarem ao trabalho e ainda se desligarem da empresa. Possuir colaboradores engajados e que se sentem parte da equipe, é o grande diferencial e faz com que esses indivíduos permaneçam na empresa, faltem menos ao trabalho e consequentemente sejam mais produtivos. Tendo em vista que a motivação e satisfação no trabalho contribuem para a ocorrência desses fenômenos, optou-se pela realização de um estudo que teve como objetivo analisar os índices de rotatividade e absenteísmo e sua relação com a satisfação dos colaboradores em um supermercado no município de Presidente Getúlio. O estudo se caracterizou como uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, sendo que o resultado da pesquisa identificou aspectos relacionados a remuneração, insegurança em expor ideias, poucas oportunidades de treinamento e clima organizacional instável. Com base na análise dos dados da pesquisa, foram propostas ações de melhoria, principalmente em relação a remuneração, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.