Detalhes do Trabalho

Posicionamento da marca:um estudo na empresa Laticínios Família Schotten em Presidente Getúlio

Trabalho de Conclusão de Curso

Semestre:  2/2020
Autor: Ana Maria Watraz
Orientador: Renato Laurentino
Coordenador: Osmar Niquelatti
Curso: ADP - Administração (Campus Presidente Getúlio)
Resumo: 

O crescente aumento das empresas alimentícias, torna este segmento cada vez mais competitivo, possibilitando aos clientes uma gama maior de preços e produtos nas prateleiras, havendo a possibilidade de optar pelo produto que mais lhe convier as necessidades e as finanças. Para tanto, o estudo da marca se torna fundamental para as organizações, para que se possa traçar estratégias que contribuam para fidelização, gerando um posicionamento diferenciado na mente do consumidor, e dessa forma tornar-se referência no mercado. Com isso o marketing auxilia com várias ferramentas, dentre elas o brand equity, que busca agregar valor, fazendo que a marca se torne forte e de sucesso, conquistando sua liderança, que junto com o branding analisam e buscam compreender a percepção do consumidor, pois o comportamento do cliente diz muito a respeito de como ele visualiza a marca. Outro quesito a ser analisado são os fatores influenciadores na hora da compra, que dizem muito do perfil do consumidor. Nessa constante busca por um diferencial no mercado que estimule o aumento das vendas, encontra-se a qualidade e as embalagens, pois quesitos que fazem a diferença para o sucesso, pois umas embalagens além de proteger ajudam a vender o produto. O método utilizado neste é qualitativo a partir de uma abordagem conclusiva descritiva, sendo a empresa Laticínios Schotten e os clientes do mesmo o universo da pesquisa. O resultado desse estudo baseou-se na coleta e análise de dados, junto aos consumidores de dois mercados da região, e de modo que o produto consegue alcançar resultados satisfatórios, muito embora pudesse abranger um público maior, desde que esteja disposto a quebrar paradigmas.

Palavras-chave: Marca, Posicionamento da marca, Consumidores
Data da Banca: 16/12/2020
Data de Públicação do Trabalho: 23/02/2021