Detalhes do Trabalho

RELACIONAMENTO DE QUALIDADE: UM ESTUDO APLICADO NA EMPRESA CERUMAR PROPRIEDADE INTELECTUAL

Trabalho de Conclusão de Curso

Semestre:  2/2020
Autor: Ketlyn da Fonseca Rodrigues
Orientador: Renato Laurentino
Coordenador: Osmar Niquelatti
Curso: ADM - Administração
Resumo: 

É fato que estamos vivendo uma era voltada ao cliente, onde o foco agora já não é mais produzir produtos de forma uniforme e em grandes quantidades para introduzir no mercado. As empresas estão sempre buscando formas inovadoras para que seu produto agregue valor ao consumidor e este se torne um "aliado" da organização. Este trabalho teve como objetivo geral analisar o Marketing de Relacionamento entre a empresa Cerumar Serviços em Propriedade Intelectual e seus clientes do ponto de vista a ser uma opção estratégica para a competitividade da organização e, para tanto, guiou-se na execução dos seguintes objetivos específicos: Mapear os processos internos de prestação de serviços com foco no relacionamento com os clientes; Reconhecer a visão que o público alvo da empresa possui em relação aos serviços. Identificar os fatores que geram satisfação do ponto de vista dos clientes; Desenvolver ações de marketing de relacionamento para melhorias. O trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem mista, apresentando aspectos qualitativos, com abordagem exploratória, realizando um levantamento de dados secundários em relação ao tema, e quantitativo, com abordagem conclusiva descritiva, com uma pesquisa survey, permitindo assim que o objetivo geral possa ser atendido. Os resultados obtidos no final da pesquisa deixam claro o pensamento dos clientes em relação ao desempenho do serviço, e pode contribuir para a empresa conhecer mais sob seu público atual, tendo em vista que muitos dos dados apresentados a organização não tinha conhecimento até então. Por fim, foi apresentado propostas de melhoria que a empresa poderá aderir que irá contribuir no desenvolvimento de um relacionamento mais concreto e duradouro entre as partes.

Palavras-chave: Marketing, Relacionamento, Satisfação
Data da Banca: 14/12/2020
Data de Públicação do Trabalho: 18/03/2021