Detalhes do Trabalho

Estudo de clima organizacional em duas filias na rede varejista: Lojas Quero Quero SA

Trabalho de Conclusão de Curso

Semestre:  2/2021
Autor: Miguel Felipe Marthendal
Orientador: Susana Gauche
Coordenador: Osmar Niquelatti
Curso: ADM - Administração
Resumo: 

Em função das constantes mudanças que o mundo vem passando e as transformações em todas as áreas que envolvem as empresas, acaba se entendendo que a cada dia mais existe uma necessidade de dar atenção para o ambiente interno empresarial e com as pessoas que ali desenvolvem suas funções. O presente trabalho será realizado dentro de duas filiais das Lojas Quero Quero SA, tendo como objetivo realizar uma pesquisa de clima organizacional dentro da empresa. A pesquisa de clima é uma ferramenta para entender os níveis de satisfação dos colaboradores na empresa, entender seus objetivos e ver se suas ideologias e pensamentos estão alinhados com os da empresa para entender o seu grau de motivação. Além disso, ela serve como base de dados para tomadas de decisão mais assertivas e ajustes na gestão de pessoas. Os resultados trazem informações importantes para que seja atendida as necessidades dos colaboradores, a fim de se conseguir uma melhoria em suas atividades atingindo os objetivos tantos de caráter profissional como os pessoais. Os principais resultados foram: quanto satisfação na unidade de Ituporanga: o orgulho de trabalhar na loja Quero Quero (100%),o orgulho de desempenhas atividades na empresa (100%), e o crescimento profissional (100%), já na unidade de Rio do Sul destacamos o orgulho dos colaboradores em desempenhar suas atividades na empresa, com 100% de satisfação, a questão referente os resultados dependerem somente dos próprios funcionários (85,7%), além do relacionamento com colegas( 85,7%). Quanto a insatisfação em Ituporanga teve-se: somente um apontamento na segurança do emprego (10%), e fatores que também tiveram apontamentos com o discordo parcialmente: a remuneração (20%), cursos e treinamentos (10%), liberdade de expor suas ideias (10%). Na filial de Rio do Sul a remuneração (42,9%) e a comunicação interna (28,6%) é o que gera determinado índice de insatisfação.

Palavras-chave: Satisfação, Motivação, Clima Organizacional
Data da Banca: 11/12/2021
Data de Públicação do Trabalho: 20/12/2021