Cool Hunting: Conceituação e aplicação
Trabalho de Conclusão de Curso
As organizações se encontram em constantes mudanças e para satisfazer as atuais necessidades do mercado consumidor, é necessária essa adaptação e conhecimento. Isso se dá ao atual perfil desses consumidores, à redução do ciclo de vida dos produtos e às constantes mudanças culturais e sociais. Para isso, se desenvolveu a pesquisa de cool hunting, que recorre a processos diferentes dos utilizados pela pesquisa tradicional de tendências e foca suas análises do público jovem. Atualmente, para que uma tendência possa ser definida é necessário que uma pesquisa fundamentada no comportamento sociocultural seja feita e sugestivamente analisada através de um viés de cool hunter. Este trabalho tem como objetivo identificar, pontuar e analisar a metodologia usada pelos especialistas da área, a fim de entender como uma tendência é observada e aplicada nas coleções de moda. Além disso, será analisada a problemática da indústria da moda ser a segunda mais poluente e de que forma o cool hunting pode vir a ser um mecanismo estratégico para frear esse ritmo preocupante e alarmante.