Detalhes do Trabalho

O SISTEMA PRISIONAL E O CURSO DE MEDICINA COMO AMBIENTE DE INTEGRAÇÃO ENTRE SABERES

Artigo

Semestre:  1/2021
Autor: Lais Ferreira Farias
Orientador: José Eduardo Lobato D'Agostini
Coordenador: Augusto Fey
Curso: MED - Medicina
Resumo: 

Introdução: Sob o eixo de ensino, pesquisa e extensão, a universidade, produtora também de conhecimento, tem a responsabilidade não somente de repassar informações, mas congregar os saberes sociais nos mais diversos cenários, tornando os acadêmicos críticos e reflexivos. Objetivo: Avaliar o interesse de discentes do curso de medicina do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) em Rio do Sul-SC, em ter ou não uma disciplina optativa de caráter teórico-prática integrativa, entre o curso de medicina e o sistema prisional possibilitando a expansão entre ensino, pesquisa e extensão. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada de forma censitária entre acadêmicos do curso de medicina, da primeira à oitava fase com idade a partir de 18 anos. Foram convidados a responder um questionário de forma presencial, impresso, sobre interesse dos acadêmicos em ter uma disciplina optativa de forma teórico-prática ou não, que integre os estudantes da UNIDAVI ao sistema prisional da cidade de Rio do Sul-SC. Resultado: Das 8 fases da graduação com os 227 acadêmicos em que o questionário foi aplicado, 63,4% responderam que possuem interesse em realizar uma disciplina durante a graduação em medicina na UNIDAVI, de caráter optativo teórico-prático que possibilite sua vivência e aprendizado com pessoas privadas de liberdade do sistema prisional da cidade de Rio do Sul-SC e 36,6% responderam que não têm interesse. Sendo que àqueles interessados, 22,8% gostariam de participar de tal disciplina, caso ela exista, no ciclo básico. Por outro lado, 60% no ciclo clínico e 17,2% no internato. Conclusão: Apesar do desafio na implementação de novas disciplinas que englobe o curso de medicina e pessoas vulneráveis, como as privadas de liberdade, observa-se que isso se faz necessário e o reflexo está no grande interesse dos acadêmicos da primeira à oitava fase do curso de medicina da UNIDAVI em participarem de forma ativa neste ambiente. Reforçando assim que esses graduandos que utilizam a metodologia ativa como base fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal percebem a necessidade e relevância das diversas realidades no se fazer médico é essencial.

Palavras-chave: Instituições Penais, Assistência à Saúde, Educação Médica
Data de Públicação do Trabalho: 11/03/2022