EMPLOYER BRANDING: A ATRATIVIDADE ORGANIZACIONAL APLICADA À EMPRESA EFFECTI
Trabalho de Conclusão de Curso
O employer branding é o termo em inglês utilizado para a marca empregadora que surgiu no final do século XX e que atualmente vem se tornado algo bem notório nas tendências da área de Recursos Humanos. O termo conceitua como a marca se mostra em relação às questões laborais, qual a imagem que a empresa apresenta para os seus empregados e a sociedade como um todo. Ao analisar o employer branding encontram-se quatro grandes áreas: Identidade Organizacional, Imagem Organizacional, Lealdade à Marca e Atratividade Organizacional. Neste caso, este trabalho evidencia a questão da atratividade organizacional, área a qual busca entender como a empresa irá atrair o candidato e como irá lhe passar a melhor experiência possível. Sendo que o trabalho tem como objetivo analisar a atratividade da Empresa Effecti através de um instrumento validado: Employer Attractiveness Scale (Berthon, Ewing & Hah, 2005). Já na questão da metodologia do trabalho a pesquisa é de abordagem quantitativa e alcance descritivo, com método de coleta por survey. Ao verificar o universo de pesquisa, a população utilizada foram todos os colaboradores da empresa Effecti em uma amostra censitária, ou seja um total de 109 colaboradores. Utilizou-se para esse meio, um instrumento validado chamado Employer Attractiveness Scale ou Escala de Atratividade do empregador de Berthon, Ewing & Hah (2005) que mensura cinco grandes áreas da atratividade: o interesse, a questão social, a questão econômica, o desenvolvimento e a aplicação. Os principais resultados foram: dimensão social com média 6,72, dimensão interesse com média 6,66, dimensão desenvolvimento com média 6,63, dimensão aplicação com média 6,59 e dimensão econômica com média 6,57. Sendo que dentro de uma escala com notas de 1 a 7, essas médias foram excelentes. Ainda, os resultados obtidos mostraram também que as dimensões econômica e de aplicação foram as dimensões com menor índice de atratividade. Isto mostra à empresa, dois focos principais para os próximos anos, no que tange a atratividade. Diante dos resultados obtidos pode-se sugerir principais estratégias de employer branding para melhorar a atratividade da Effecti.