A relação entre motivação e satisfação no trabalho: estudo com funcionários de uma empresa de serviços
Trabalho de Conclusão de Curso
As organizações têm se mostrado cada vez mais dispostas a implementar melhorias na estruturação de gestão de pessoas, e para cumprir com essa tarefa têm apostado na Psicologia Organizacional e do Trabalho, sendo essa uma área que abrange os conhecimentos provenientes da gestão de pessoas, psicologia do trabalho e psicologia organizacional. Esse embasamento científico que o profissional de Psicologia Organizacional e do Trabalho carrega, possibilita que ele atue dentro da organização ofertando melhorias que vão desde o recrutamento e seleção, que é a porta de entrada de um novo colaborador à empresa, até o fim da carreira de um funcionário, auxiliando na transição para a aposentadoria. Essas melhorias oportunizam um trabalho mais digno, além de possibilitar a redução das despesas com gastos provenientes de altas taxas de rotatividades, absenteísmo e problemas de saúde. E uma das atuações que possibilitam a melhoria de resultados entre os dois extremos comentados, são estratégias que melhorem a motivação e a satisfação dos funcionários, oportunizando melhores condições de trabalho e diminuindo o estresse relacionado a suas funções. A pesquisa analisou a relação existente entre motivação e satisfação no trabalho, a fim de proporcionar uma ideia mais clara que os dois fenômenos podem causar em uma organização. O objetivo dessa pesquisa foi correlacionar os fenômenos de motivação e satisfação no trabalho em uma empresa de serviços. O método utilizado para a pesquisa foi de pesquisa de campo descritiva quantitativa, a fim de mostrar com mais clareza os conceitos trazidos de livros, artigos, teses e dissertações. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário elaborado pelo aluno para medir satisfação no trabalho e no mesmo instrumento foi introduzido o questionário para medir motivação no trabalho (MAWS). A análise dos dados foi realizada de forma estatística descritiva. Ao termino obteve-se como considerações finais uma forte relação entre motivação e satisfação no trabalho.