Sistema de Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e sistemático que analisa o processo ensino e aprendizagem do aluno, com o objetivo de coletar elementos que mostrem o progresso e as dificuldades dos mesmos, visando o planejamento e replanejamento do trabalho pedagógico.

A avaliação é:

  • Contínua e sistemática: é constante e planejada;
  • Funcional: acontece em função dos objetivos de ensino propostos, verificando como estes estão sendo atingidos pelos educandos;
  • Orientadora: permite que os estudantes conheçam o que já sabem, auxiliando-os a corrigir as “faltas” (aquilo que ainda não sabem);
  • Integral: incide sobre os elementos cognitivo (saber), o afetivo (ser) e o psicomotor (saber fazer).

No processo de ensino e de aprendizagem escolar, a avaliação apresenta diferentes modalidades e assume funções diversas na prática pedagógica, como mostra o quadro: Modalidades e funções da avaliação.

Modalidade(tipo) Função Propósito Época
Diagnóstica diagnosticar

Verificar a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagens;

Detectar dificuldades específicas de aprendizagem, tentando identificar as causas;

Orientar o trabalho do professor;

Início do ano letivo;

Início de uma unidade de conteúdo ou projeto de trabalho;

Durante o processo ensino-aprendizagem;

Formativa controlar

Constatar se os objetivos estabelecidos foram alcançados pelos alunos;

Fornecer dados para aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem;

Ao longo do processo ensino-aprendizagem.
Somativa classificar Classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos, de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos.

Ao final de uma unidade de conteúdo;

No final do semestre ou ano letivo;

Baseada nos princípios sociointeracionistas, o Colégio UNIDAVI tem como proposta avaliativa do ensino e da aprendizagem, a verificação do rendimento escolar compreendendo uma visão diagnóstica, contínua, sistemática e cumulativa do desempenho do aluno e envolve professores e estudantes numa relação dialética que objetiva observar, analisar, corrigir, planejar e replanejar ações, possibilitando a construção e/ou a reconstrução de conhecimentos, procedimentos, valores e de atitudes. A esse respeito, Fernandes e Freitas (2007, p. 20) entendem que:

A avaliação sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.

Na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento feito semestralmente para a Educação Infantil e trimestralmente para o 1º Ano do Ensino ‘Fundamental, através de parecer descritivo pelos professores que atuam com as turmas e entregue aos pais.

A avaliação do aproveitamento escolar do 2º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio será feita pelo professor por meio de variados instrumentos, abrangendo os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

O conteúdo conceitual pode ser avaliado por meio dos seguintes instrumentos:

  • Relatórios e ensaios;
  • Produção de materiais (produtos finas dos projetos);
  • Produção de textos abordando o tema em estudo;
  • Tarefas orais;
  • Publicações (livros, antologias);
  • Entrevistas individuais;
  • Observação e registros sobre o trabalho realizado em sala de aula, seguido de reflexão e discussão;
  • Elaboração de portfólios;
  • Trabalhos em pequenos grupos (duplas, trios, quartetos);
  • Provas com consulta;
  • Provas individuais.

O conteúdo procedimental poderá ser avaliado por meio dos seguintes instrumentos:

  • Uso do caderno (organização, conclusão das atividades);
  • Observação do trabalho do aluno em sala de aula;
  • Realização de maquetes, experimentos, aulas no laboratório;
  • Registro de informações utilizando desenho e/ou escrita;
  • Apresentação de trabalhos;
  • Aplicação do conteúdo estudado na resolução de problemas;
  • Aplicação dos conteúdos das disciplinas em atividades, em exercícios ou em projetos, trabalho em equipe;
  • Finalização do trabalho no tempo previsto;
  • Qualidade das questões levantadas, propostas ou resolvidas;
  • Autoavaliação do aluno: progressos, dificuldades, as possibilidades do educando.

O conteúdo atitudinal poderá ser avaliado por meio de:

  • Realização de tarefas;
  • Coleta de material bibliográfico, de apoio ou de pesquisa;
  • Responsabilidade na entrega de atividades solicitadas pelos professores no prazo determinado;
  • Assiduidade (não faltar nas aulas e chegar na hora de início das aulas);
  • Participação (mostrar interesse pelo conteúdo, lendo ou trazendo contribuições para o professor);
  • Atenção à explicação em classe do professor e dos colegas;
  • Organização do material de uso individual (trazer o material necessário e não perdê-lo);
  • Cuidados com os materiais da sala ambiente;
  • Uso do uniforme (usar o uniforme todos os dias);
  • Respeito aos professores, funcionários e colegas;
  • Atitudes do aluno nas atividades de cooperação;
  • Atitudes favoráveis em relação à área do conhecimento envolvida: interesse, determinação, perseverança ;
  • Atitudes científicas: investigação, curiosidade, racionalidade, pensamento crítico, objetividade, coerência;
  • Autoavaliação do aluno.

Os resultados das avaliações serão registrados em valores numéricos de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) em planilha, que contempla conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais.

As médias trimestrais ou finais são registradas no boletim escolar, em valores numéricos de 1,0 (um) a 10,0 (dez), permitindo-se a quebra em 0,5 (meio) ponto.

Média Trimestral – MT para o Ensino Fundamental

  • 1º Trimestre – peso 1;
  • 2º Trimestre – peso 1;
  • 3º Trimestre – peso 1;

MFT= 1ºT+2ºT+3ºT / 3

MFT= Média Final dos Trimestres

Fórmula para calcular a nota necessária no exame = (50 – (Média Anual x 7)) / 3

Média Nota
6,900,57
6,800,80
6,701,03
6,601,27
6,501,50
6,401,73
6,301,97
6,202,20
6,102,43
6,002,67
5,902,90
5,803,13
5,703,37
5,603,60
5,503,83
5,404,07
5,304,30
5,204,53
5,104,77
5,005,00
4,905,23
4,805,47
4,705,70
4,605,93
4,506,17
4,406,40
4,306,63
4,206,87
4,107,10
4,007,33
3,907,57
3,807,80
3,708,03
3,608,27
3,508,50
3,408,73
3,308,97
3,209,20
3,109,43
3,009,67
2,909,90