V Jornada Cientifica de Gestión de las Ciencias

Data da publicação: 13/11/2019 17:35:27

De 3 a 9 de novembro, o professor Adilson Tadeu Basquerote Silva participou de dois eventos científicos em Cuba: a V Jornada Cientifica de Gestión de las Ciencias e a 1ª Edição do Evento Biodiversidad Caguanes.

No primeiro evento, o professor foi convidado para palestrar pela universidade Central "Marta Abreu" de Las Villas, província de Villa Clara.

No segundo, palestrou pelos seguintes órgãos:  o Parque Nacional Caguanes, pertencente ao Centro de Serviços Ambientais de Sancti Spíritus, Ministério de Ciência, Tecnologia Meio Ambiente (CITMA), Universidade Central "Marta Abreu" de Las Villas, Universidade de Havana, Centro Nacional de Investigações Marinhas, entre outros.

A participação nos dois eventos permitiu a socialização e o intercâmbio entre as pesquisas realizadas nos distintos países, permitindo estabelecer similitudes e dissenções entre os temas apresentados.

Além disso, contribuiu para estreitar os laços acadêmicos entre o professor pesquisador e pesquisadores estrangeiros de Cuba, Estados Unidos, Guatemala, México, entre outros. Ademais, possibilitou conhecer in loco, experiências de desenvolvimento local realizadas por meio do agroturismo e ações de conservação da biodiversidade, geodiversidade e paleontologia no Parque Nacional de Caguanes.

Por fim, evidenciou-se ações docentes realizadas no âmbito das Ciências Sociais e Ambientais promovidas pela Universidade Central "Marta Abreu" de Las Villas e estabeleceram-se contatos para possíveis intercâmbios científicos entre os pesquisadores e instituições.