Data da publicação: 26/11/2019 18:24:45

Na tarde de ontem(25), os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, acompanhados dos professores Sueli Krug Giehl (Matemática); Mariane Gomes Ribeiro Grigolo (Química); Silvio Laércio Prim (Física); e Sandra Aparecida dos Santos (Biologia), participaram do projeto Summaê.

O nome significa soma com chapéu e no dia do evento, todos os participantes usam o acessório. O projeto consiste na produção de vídeos criativos desenvolvidos pelos próprios alunos utilizando a participação de personalidades, famosos ou cenas de filmes ou séries, com perguntas sobre a matéria estudada.

O objetivo do projeto é auxiliar os alunos no processo de ensino, desmistificando a Matemática. Usando os conceitos da sala de aula invertida e aprendizagem colaborativa, os alunos atuam elaborando as atividades e posteriormente as utilizam durante a realização dos jogos, o aluno se sente responsável pelo processo e sucesso da atividade, uma vez que acaba atuando diretamente em todas as fases do projeto: elaboração, execução e obtenção de resultados.

O idealizador do projeto é o professor Ricardo Fragelli da Universidade de Brasília (UnB) que, em palestras pelo país, incentiva discentes a utilizarem seus métodos para auxiliar na inserção de atividades diferenciadas e motivadoras no contexto de suas salas de aula.

A proposta principal é mudar a visão de que determinadas disciplinas podem ser ensinadas e aprendidas de uma forma que façam com que o aluno perca o medo agregado a elas.