Química Forense: Estudo das Impressões Digitais

Data da publicação: 15/03/2022 14:28:38

Somos seres únicos neste planeta. Nos diferenciamos pelo modo de pensar, agir, andar, pelas características físicas...
Observamos nas pessoas a cor dos olhos, dos cabelos, a estatura... mas será que a outra maneira de identificarmos o ser humano como diferente dos demais?
A resposta a esse questionamento foi motivo de discussão entre os estudantes do Integral matutino, por isso, entre os diálogos realizados, o grupo direcionou o tema ao estudo das impressões digitais. Entre conversas, pesquisas e estudo de caso, a aprendizagem foi sendo elaborada pelos alunos, mas precisavam comprovar algumas informações. Partindo desse pressuposto a professora orientadora da turma Paula Tomazoni em parceria com o professor de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Alex Rodrigues, elaboraram um experimento no Laboratório de Química, que permitisse esclarecer as inquietações dos estudantes e foi através da Química Forense que ocorreu esta comprovação.
Esse momento proporcionou aos alunos resolverem problemas, recorrendo às Ciências da Natureza de maneira reflexiva e significativa.