Unidades Curriculares

Conheça as Unidades Curriculares do curso de Educação Física - Licenciatura


Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Educação Física - Licenciatura

1 ª fase

Abordagem geral sobre citologia e histologia humana. Aspectos básicos do Sistema nervoso e órgãos dos sentidos. Glândulas e hormônios. Sistema de movimento: esquelético, articular e muscular. Sistema cardiovascular, respiratório e sangue. Sistema digestório. Sistema urogenital e reprodutor.

Introdução aos estudos da Educação Física ao longo da história; A Educação Física no Brasil; A Educação Física na Escola; Concepções epistemológicas da cultura do movimento; Prática discente orientada.

História e evolução da ginástica. Terminologia básica. Capacidades físicas. Corporeidade. Tipos de ginástica. Prática discente orientada.

Estudo da teoria da comunicação. Orientação sobre estratégias de leitura, compreensão, interpretação e produção de gêneros textuais. Exame de questões gramaticais e ortográficas. Introdução aos princípios da apresentação pública (oratória).

Metodologia de Trabalhos Acadêmicos. Atividades teóricas e práticas relacionadas aos conteúdos programáticos das disciplinas do semestre, com ênfase em Educação Infantil. Seminário de socialização das práticas.

2 ª fase

Generalidades sobre anatomia humana: definição, nomenclatura, posição de estudo, estratificação, divisão da anatomia, divisão corpo humano, osteologia, sindesmologia, miologia, introdução a angiologia. Anatomia do sistema respiratório, digestório, urinário, genitais masculino e feminino, endócrino, nervoso e sensorial. Prática discente orientada.

Conceituação de Aprendizagem: inatismo, ambientalismo, construtivismo e sociointeracionismo. Fundamentos do desenvolvimento e da aprendizagem motora. Fases do crescimento e suas implicações no desenvolvimento motor. Relação teoria e prática em atividades motoras. Prática discente orientada.

Histórico do atletismo. O atletismo nos dias de hoje no Brasil e no mundo. Conceitos básicos. A pista de atletismo. Corridas, Saltos e Arremessos. As regras. Atletismo na escola. Prática discente orientada.

História da Filosofia e da Educação: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea. Ética e Educação. A História da Educação no Estado, região e escola.

Atividades teóricas e práticas relacionadas aos conteúdos programáticos das disciplinas do semestre, com ênfase nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Seminário de socialização das práticas.

3 ª fase

Função da Didática como elemento organizador de fatores que influenciam no processo de ensino e aprendizagem. Planejamento, Avaliação e Currículo. Prática discente orientada.

Conceituação de fisiologia humana, fisiologia celular, mecanismos homeostáticos dos principais sistemas funcionais; transporte através da membrana celular, potencial de membrana; Fisiologia do Aparelho Locomotor; Fisiologia Cardiovascular. Fisiologia dos sistemas respiratório, digestório, urinário, genitais masculino e feminino, endócrino, nervoso e sensorial. Prática discente orientada.

Histórico, evolução e organização do Futebol e do Futsal mundial e brasileiro. Pedagogia e Metodologia do Futebol e do Futsal educacional. Processo de iniciação esportiva. Ensino, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos fundamentos e sistemas. Noções básicas de Treinamento Desportivo aplicado ao contexto escolar. Regras e súmula.

Metodologia de Projetos. Atividades teóricas e práticas relacionadas aos conteúdos programáticos das disciplinas do semestre, com ênfase nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Seminário de socialização das práticas.

O nascimento do pensamento sociológico. As concepções de educação a partir dos clássicos da Sociologia. Teorias sociológicas contemporâneas da educação no século XX. Processos de socialização e práticas sociais; cultura popular e sociologia da educação. A sociologia da educação no Brasil e pensamento social brasileiro. Teoria dos movimentos sociais. Raça, Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

4 ª fase

Os movimentos do corpo humano e estudo de suas ações como um todo e de suas partes isoladas. Aparelho locomotor e as bases da mecânica do movimento humano. Estudo das leis biomecânicas adaptada ao corpo humano.

Histórico. Elementos técnicos individuais e coletivos. Iniciação esportiva. Noções básicas de Treinamento Desportivo aplicado ao contexto escolar. Sistemas táticos. Regras. Súmula.

Metodologias de Ensino da Educação Física. Documentos norteadores da Educação Física Escolar. Prática docente orientada.

Atividades teóricas e práticas relacionadas aos conteúdos programáticos das disciplinas do semestre, com ênfase no Ensino Médio e na Educação Especial. Seminário de socialização das práticas.

Jogos, brinquedos e brincadeiras. O papel do jogo no desenvolvimento da criança. Jogo espontâneo e jogo dirigido. Estafetas. Concepções clássicas do jogo. Classificação geral dos jogos. Jogos da cultura regional. Organização de eventos. Prática discente orientada.

5 ª fase

A inclusão da pessoa com deficiência na Educação Física Escolar. Tipos de deficiências. Aspectos históricos e didáticos da educação especial. Estudo crítico das questões conceituais (filosóficas-ético-políticas) relativas às necessidades educativas especiais no contexto da Educação Inclusiva procedimentos e especificidades.

Estágio de docência na Educação Infantil. Observação e coparticipação das aulas de Educação Física escolar. Elaboração do projeto. Docência orientada e supervisionada. Elaboração do relatório final. Seminário de socialização.

Concepções teóricas do desenvolvimento e da aprendizagem. Fatores que interferem no processo de aprendizagem. Características individuais no processo de Aprendizagem.

Teoria e prática das atividades rítmicas. Dança escolar. Expressão corporal. Noção de tempo, espaço e do próprio corpo. Movimento e percepção. Cultura corporal do movimento humano.

Histórico. Elementos técnicos individuais e coletivos. Iniciação esportiva. Noções básicas de Treinamento Desportivo aplicado ao contexto escolar. Sistemas táticos. Regras. Súmula.

6 ª fase

Histórico. Elementos técnicos individuais e coletivos. Iniciação esportiva. Noções básicas de Treinamento Desportivo aplicado ao contexto escolar. Sistemas táticos. Regras. Súmula

Educação sexual e orientação sexual. Repressão, liberação e patologias sexuais. Temas polêmicos e a atuação do educador. Puberdade e adolescência.

Estágio de docência no Ensino Fundamental. Observação e coparticipação das aulas de Educação Física na unidade escolar. Elaboração do projeto. Docência orientada e supervisionada. Elaboração do relatório final. Seminário de socialização.

Comunidade surda: identidade, cultura, diferença, história, língua e escrita de sinais. Noções básicas da língua de sinais brasileira: o espaço de sinalização, os elementos que constituem os sinais, noções sobre a estrutura da língua, a língua em uso em diferentes contextos de comunicação.

Paradigmas científicos e sua influência na concepção da tecnologia. O uso de recursos tecnológicos como estratégias de intervenção e medição nos processos de ensino de e aprendizagem. Potencialidades e limites do uso das TICs. Análise dos diferentes softwares. O Uso de diferentes espaços online.

7 ª fase

O meio aquático como fator de desenvolvimento do ser humano. Deslocamentos básicos e a segurança. Princípios de deslocamentos diferenciados, lúdico e esportivo. Atividades de ginástica e jogos na água. Estilos.

História, fundamentos técnicos e táticos, regras e características da Bocha, do Bolão, do Boliche, do Tênis e do Tênis de Mesa. Adaptação dos esportes regionais para as práticas escolares. Noções básicas de Treinamento Desportivo aplicado ao contexto escolar. Prática discente orientada.

Estágio de docência no Ensino Médio e/ou Educação Especial. Observação e coparticipação das aulas de Educação Física na unidade escolar. Elaboração do projeto. Docência orientada e supervisionada. Elaboração do relatório final. Seminário de socialização.

Conceitos básicos, população, amostra, variáveis, dados. Noções de amostragem. Apresentação dos dados, séries, estatísticas, gráfico, medidas de tendência central, medidas de posição e medidas de dispersão. Coeficientes de variabilidade, assimetria e curtose. Números índices. Probabilidade: regras de probabilidade, distribuições de probabilidade discreta e contínua.

Técnicas preventivas e de primeiros socorros em diferentes situações do cotidiano do profissional em Educação Física. Procedimento em ocorrência proveniente da prática de jogos, esportes e exercícios físicos. Prevenção de acidentes provocados por condições ambientais externas. Preparo para transporte de feridos. Concepções e princípios do atendimento de urgência e emergência.

8 ª fase

Estilo de vida fisicamente ativo. Hábitos saudáveis. Higiene. Saúde coletiva e atividades físicas. Prevenção de doenças. Educação Física e meio ambiente. Cineantropometria. Prática discente orientada.

Ecologia e legislação ambiental. Conceito, histórico e características das modalidades de esporte de aventura. Esportes de aventura no contexto escolar. Prática discente orientada.

História e evolução das lutas e artes marciais no Brasil. As lutas e artes marciais como cultura corporal do movimento. As lutas e artes marciais no contexto da Educação Física escolar. Prática discente orientada.

O papel do Estado na gestão dos serviços públicos. Relação estado e sociedade no Brasil: análise da ação governamental da implantação das políticas públicas em educação. A organização do ensino brasileiro. A Educação física no contexto da sociedade brasileira. Políticas e legislação educacional.

O TCC deverá ser uma continuidade do projeto desenvolvido na disciplina de Metodologia de Projetos, na modalidade de artigo, obedecerá a norma do regulamento específico do curso.

Notícias do Curso
Veja mais

Galeria de Vídeos
Veja mais