| Objetivo

Desenvolver o conhecimento e a compreensão dos fenômenos religiosos no contexto social de diferentes culturas, e oportunizar a construção de estratégias e metodologias didático-pedagógicas para o ensino religioso.

| Público Alvo

Professores, pesquisadores e graduados de qualquer área interessados em conhecer, compreender e valorizar os fenômenos religiosos e culturais em perspectiva dialógica, histórica e social.

| Justificativa

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Ciências da Religião e Ensino Religioso ofertado pela UNIDAVI vem ao encontro, entre outras questões, da demanda de formação continuada de professores que vêm sendo desafiados pelas diretrizes da BNCC e a complexidade e relevância das experiências religiosas cotidianas e diversificadas.

Além disso, deve-se também considerar a necessidade que transcende o ambiente escolar de pensar o fenômeno religioso como discurso e linguagem fundantes e relevantes no processo de compreensão das vivências sociais, culturais e de construção das relações humanas, que devem ser marcadas pelo conhecimento que produz tolerância e respeito à diversidade. Complexidade e relevância relacionadas às experiências religiosas conferem às primeiras justificativas o tom adequado para se pensar a necessidade de uma Pós-Graduação em Ciências da Religião e Ensino Religioso. O multifacetado campo das experiências e discursos religiosos em constante tensão na sociedade e o maior acesso ao conhecimento de tradições distintas tornam urgente a construção de caminhos dialógicos que objetivem a compreensão da alteridade, seu valor, e, consequentemente, o aprofundamento e redimensionamento das identidades religiosas.

É função do ensino religioso tratar os conhecimentos religiosos a partir de pressupostos éticos e científicos, sem privilégio de nenhuma crença ou convicção. Isso implica abordar esses conhecimentos com base nas diversas culturas e tradições religiosas, sem desconsiderar a existência de filosofias seculares de vida. Diante do desafio proposto, justificada se torna a necessidade de compreender o fenômeno religioso do ponto de vista das Ciências da Religião e de conhecer e construir metodologias de ensino que sigam as orientações da BNCC e estejam destinadas à formação de cidadãos conscientes da importância de desenvolver a ética da alteridade.

| Perfil do Formando

O egresso do curso de Pós-graduação em Ciências da Religião e Educação Religiosa obterá os recursos teóricos, metodológicos e o conhecimento necessários para compreender a religiosidade enquanto fenômeno humano, social e político. Ademais, os conteúdos e recursos ministrados capacitarão professores e interessados a desenvolverem em si e em seus alunos a reflexão crítica sobre o tema e a ética da alteridade.

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Ciências da Religião e Ensino Religioso

Ana Paula Moutinho Ferraz
Mestra
Andre Augusto Bousfield
Doutor
André Jorge Catalan Casagrande
Doutor
Arthur Felipe Moreira
Doutor