| Objetivo

Proporcionar aos participantes conhecimentos específicos nas áreas que envolvem a análise e dimensionamento de Estruturas de Fundação, Estruturas de Concreto Armado, Estruturas de Concreto Protendido, Estruturas Pré Fabricadas de Concreto, Estruturas Metálicas, Estruturas de Madeira e Alvenaria Estrutural, abordando novas tecnologias de projeto e execução.

| Público Alvo

Graduados na área de Engenharia Civil, Arquitetura e profissionais interessados no assunto.

| Justificativa

Dentro dos propósitos que constituem o ensino de pós-graduação encontra-se o de atender às necessidades e aos anseios da comunidade do Alto Vale do Itajaí, impulsionando o desenvolvimento cultural, educacional e tecnológico. Neste sentido, dados coletados junto a Prefeitura Municipal de Rio do Sul vêm chamando a atenção para um aumento significativo do número de alvarás concedidos para realização de construções na cidade. Ao se realizar uma comparação do número de alvarás para realização de construções na cidade (residencial, comercial, residencial/comercial e outros) entre os anos de 1998 e 2012, constata-se que este número passou de 408 para 648. Analisando estes números com critérios percentuais os dados se tornam ainda mais impactantes, mostrando um aumento de mais de 58% no número de alvarás para o mesmo período. A tendência da construção de edificações e das atividades da construção civil nos tempos atuais e nas próximas décadas é influenciada pelo desenvolvimento do processo de informação, pela globalização, pela tecnologia de automação e, principalmente, pela produção industrializada e avanço tecnológico na área de infraestrutura.

Neste sentido, procurando cumprir com sua missão educacional, a UNIDAVI oferece opções de cursos tanto na esfera do terceiro grau, como também em pós-graduações, sempre em consonância com as demandas e necessidades da região do Alto Vale do Itajaí. A pós-graduação lato sensu de Engenharia de Estruturas se volta para a qualificação profissional em áreas do conhecimento específicas e estratégicas para os atores envolvidos na área da Engenharia Civil da cidade de Rio do Sul e de todo o Alto Vale do Itajaí. Diante dos argumentos expostos, é de meridiana evidência que a promoção do Curso em questão atende um compromisso social, não apenas por promover o bem estar da população e auxiliando a atender às demandas do setor imobiliário, mas também por causar um impacto positivo diretamente na economia da região, ajudando a suprir a demanda por uma infraestrutura industrial maior e mais moderna na região.

| Perfil do Formando

Profissional capaz de assimilar e avaliar inovações bem como ter flexibilidade de atualizar-se e capacitar-se em face de novos problemas na área da Engenharia Civil, aplicando conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos à resolução de problemas relacionados à estruturas. Profissional devidamente capacitado para atuar de forma coordenada com equipes multidisciplinares, assumindo postura ética no planejamento e otimização de processos construtivos, projetando estruturas capazes de oferecer segurança, conforto e economia.

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Engenharia de Estruturas

Angelo Rubens Migliore Junior
Doutor
Denis Fernandes Weidmann
Mestre
Ernesto Silva Fortes
Doutor