| Objetivo

Proporcionar conhecimentos específicos nas áreas que envolvem a análise e dimensionamento de Estruturas de Fundação, Estruturas de Concreto Armado, Estruturas de Concreto Protendido, Estruturas Pré-fabricadas de Concreto, Estruturas Metálicas, Estruturas de Madeira e Alvenaria Estrutural abordando novas tecnologias de projeto e execução.

| Público Alvo

Graduados na área de Engenharia Civil, Arquitetura e demais profissionais interessados no assunto.

| Justificativa

Dentro dos propósitos que constituem o ensino de Pós-graduação encontra-se o de atender às necessidades e aos anseios da comunidade do Alto Vale do Itajaí, impulsionando o desenvolvimento cultural, educacional e tecnológico. Neste sentido, dados coletados na Prefeitura Municipal de Rio do Sul vêm chamando a atenção para um aumento significativo do número de alvarás concedidos para realização de construções na cidade. A tendência da construção de edificações e das atividades da construção civil nos tempos atuais e nas próximas décadas é influenciada pelo desenvolvimento do processo de informação, pela globalização, pela tecnologia de automação e, principalmente, pela produção industrializada e avanço tecnológico na área de infraestrutura. Neste sentido, procurando cumprir com sua missão educacional, a Unidavi oferece opções de cursos em Pós-graduações, sempre em consonância com as demandas e necessidades da região. A Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Estruturas se volta para a qualificação profissional em áreas do conhecimento específicas e estratégicas para os atores envolvidos na área da Engenharia Civil de Rio do Sul e de todo o Alto Vale do Itajaí. Diante dos argumentos expostos, é de meridiana evidência que a promoção do curso em questão atende ao compromisso social, não apenas por promover o bem-estar da população e atender ao setor imobiliário, mas também por causar um impacto positivo diretamente na economia da região, ajudando a suprir a demanda por uma infraestrutura industrial maior e mais moderna.

| Perfil do Formando

Profissional capaz de aplicar conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos à resolução de problemas relacionados a estruturas. Capacitado para atuar de forma coordenada com equipes multidisciplinares, assumindo postura ética no planejamento e otimização de processos construtivos, projetando estruturas capazes de oferecer segurança, conforto e economia.

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Engenharia de Estruturas

Anderson Prates
Especialista
Angelo Rubens Migliore Junior
Doutor
Denis Fernandes Weidmann
Mestre
Ernesto Silva Fortes
Doutor
Fernanda de Oliveira Santos
Mestra
Guilherme Corrêa Stamato
Doutor
Luis Fernando de Seixas Neves
Mestre
Natalia Cristina Thiem Bleichvel
Especialista
Pedro Henrique Cerento de Lyra
Mestre
Raphael Mairal
Mestre

Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Engenharia de Estruturas

Introdução, Modelagem e Concepção Estrutural

Conceitos de análise e dimensionamento de estruturas. Estabilidade e estaticidade, vínculos. Cargas atuantes e suas combinações. Ações: tipos, classificação, idealizações. Ação do Vento. Modelagem e concepção estrutural


30h

Concreto

Concreto convencional. Concreto auto-adensável. Concreto Seco.


15h

Estruturas de Concreto Armado

Flexão Simples Normal (cálculo de armadura e verificação). Pavimentos (lajes nervuradas pré-moldadas e moldadas no local, pavimentos com lajes maciças, pavimentos com lajes sem vigas. Deformação considerando fissuração e fluência. Ação de vento e efeito do diagrama rígido. Instabilidade Global. Flexão composta normal e oblíqua. Pilares. Definição de sistema estrutural para edificações usuais. Definição de edificações de múltiplos andares.


45h

Estruturas de Fundação

Investigação do subsolo. Tipos de fundações. Critérios para escolha do tipo de fundação. Verificação da segurança ao colapso. Coeficientes de segurança. Provas de carga em fundações. Dimensionamento e detalhamento de fundações.


30h

Projeto Estrutural em Concreto Armado

Lançamento de elementos construtivos em 2D e 3D. Dimensionamento e análise


30h

Estruturas de Concreto Protendido

Fundamentos do concreto protendido. Métodos de cálculo das deformações por fluência. Efeito da armadura passiva nas deformações do concreto. Cálculo de perdas progressivas de proteção. Determinação de esforços solicitantes. Traçado dos cabos. Ancoragens por aderência.


30h

Estruturas Pré-fabricadas de Concreto

Industrialização da construção. Projeto: forma dos elementos pré-fabricados; análise estrutural; tolerâncias; folgas; situações transitórias; estabilidade global. Ligações. Dimensionamento de elementos estruturais. Produção, transporte e montagem.


45h

Estruturas Metálicas

Ações e combinações. Elementos submetidos a esforços de tração. Elementos submetidos a esforços de compressão. Elementos submetidos a esforços de flexão. Ligações em estruturas de aço. Perfis de aço formados a frio. Instabilidades locais. Ligações em estruturas de aço.


45h

Estruturas Mistas Aço-Concreto

Elementos mistos aço-concreto. Dimensionamento de elementos mistos. Edifício composto por elementos mistos.


30h

Estruturas de Madeiras

Estrutura da madeira. Propriedades físicas e mecânicas da madeira. Ações e segurança nas estruturas de madeira. Dimensionamento de elementos estruturais e segurança nas estruturas de madeira. Dimensionamento de elementos estruturais submetidos à compressão, tração, flexão simples e composta. Ligações.


30h

Alvenaria Estrutural

Introdução à alvenaria estrutural. Materiais e suas propriedades. Modulação. Aspectos de projetos de alvenaria estrutural. Execução de alvenaria estrutural. Princípios básicos do projeto estrutural. Parâmetros de dimensionamento. Projeto estrutural.


30h

Investimento

20 parcelas de R$ 895,00

Presencial

Obtenha conhecimentos específicos nas áreas que envolvem a análise e dimensionamento de Estruturas de Fundação, Estruturas de Concreto Armado, Estruturas de Concreto Protendido, Estruturas Pré Fabricadas de Concreto, Estruturas Metálicas, Estruturas de Madeira e Alvenaria Estrutural.

Matricule-se