| Objetivo

O Curso em Gestão de Plataformas E-commerce visa formar profissionais capazes em atuar na gestão de processos de implantação de boas práticas em comércio eletrônico, marketing digital e distribuição.

| Público Alvo

O curso é voltado para empresários, profissionais das áreas de Gestão, profissionais das Áreas de TI, Publicitários, designers, todos profissionais graduados envolvidos na área de vendas pela Internet e ou áreas afins.

| Justificativa

A proposta de oferecimento de um Curso de Gestão de Plataformas E-commerce oferecido pela UNIDAVI justifica-se, entre outras questões, pela considerável demanda de consumo on-line e implementações de novos negócios digitais alcançada em decorrência da Pandemia do Corona Vírus decretada pele OMS (Oganização Mundial da Saúde) em março de 2020. O volume de vendas pela internet aumentou consideravelmente em decorrência do fechamento dos comércios locais e pelas medidas de proteção decretados pelos decretos estaduais em diversas regiões do Brasil. Esta é uma segunda oferta desta área do conhecimento ofertada pela Unidavi em virtude da região de abrangência desta Instituição e solicitação do empresariado local, para qualificação de mão de obra no atendimento às necessidades do mercado de vendas por plataformas digitais. O COVID-19 chegou obrigando governos a restringir a movimentação de pessoas e fazendo a sociedade mudar hábitos e se adaptar. Segundo previsão da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a incerteza econômica causada pelo Covid-19 deve custar US$ 1 trilhão à economia global em 2020. O maior impacto é esperado em empresas relacionadas a turismo, eventos e comércio físico. A Organização Mundial do Comércio classificou o impacto da doença no varejo como ¿brutal¿.

A mudança de comportamento dos consumidores, no entanto, deve representar um crescimento de 25% nas compras online de mantimentos, segundo um relatório recém-publicado pela McKinsey & Company. Segundo dados exclusivos da Intelipost, empresa focada em tecnologia inteligente para logística, já é visível o aumento nos pedidos online na comparação com o mesmo período do ano passado. Confira a seguir a comparação no número de pedidos entre os períodos de 26 de fevereiro e 17 de março dos anos de 2019 e 2020 e como as empresas estão se preparando para este momento. De acordo com o estudo, houve um aumento de 37% em pedidos em 2020 comparado com o mesmo período de 2019. Os setores com maior destaque são: Alimentos & Bebidas (30,6%), Saúde, Cosméticos e Cuidados (55,4%). São Paulo e Rio de Janeiro puxaram a alta, com incremento de 32% e 52%, respectivamente. A pandemia tem impulsionado o e-commerce, pois as pessoas passaram a comprar pela internet produtos que estavam acostumadas a adquirir em lojas físicas. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico para continuar vendendo e mantendo-se no mercado. A média mensal antes da pandemia era de dez mil lojas por mês.

O Curso em Gestão de Plataforma E-commerce proporcionará ao participante a oportunidade de desenvolver uma visão sistemática, estratégica e integrada de conhecimento em projetos de plataformas digitais, varejo, gestão e técnicas relacionadas da temática de venda on-line de modo a desenvolver práticas Hans-On no desenvolvimento das atividades práticas de cada componente curricular. Neste sentido a implantação do curso em Gestão de Plataformas E-commerce fornecerá extrema qualificação para o aprimoramento dos profissionais como diferencial competitivo tanto em nível local, como em todo território brasileiro. Destaca-se que, na atualidade, as ações e desenvolvimentos de projetos nesta área são atrelados às expertises dos envolvidos, neste caso, todos os participantes estarão aptos no desenvolvimento de seus projetos com propriedade nas fundamentações e técnicas aplicadas no mercado.

| Perfil do Formando

Quanto ao perfil profissional do egresso do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Plataforma E-commerce, ao final do curso este estará apto a:

  • Gerenciar uma loja virtual;
  • Contratar corretamente fornecedores especializados a partir do domínio de conceitos e tecnologias do comércio eletrônico;
  • Planejar e executar campanhas e-mail marketing que permitam um aumento de vendas online;
  • Analisar o desempenho da loja virtual utilizando ferramentas específicas para monitoramento de dados;
  • Planejar corretamente estratégias digitais, a partir do domínio de conceitos da economia digital e estratégia competitiva na Internet;
  • Planejar corretamente a melhor forma de distribuição logística para comércio eletrônico;
  • Atender às demandas legais e tributárias relacionadas ao comércio eletrônico.

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Gestão de Plataformas e-commerce

Ana Paula Tavares Beltrão Baraglio
Especialista
Eduardo Luiz Prange Junior
Especialista
Estevão Rizzo de Aquino da Silva
Especialista
Fabricio Raimondi
Especialista