| Objetivo

Capacitar profissionais para atuarem de forma estratégica na gestão da sustentabilidade e na Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).

| Público Alvo

Profissionais graduados em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Engenharias e outras áreas afins que atuam ou desejam atuar com gestão socioambiental e de sustentabilidade, e que, para isso, precisam se aprimorar nas práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização (ESG).

| Justificativa

As organizações e a sociedade de forma geral necessitam de profissionais capacitados para encontrar soluções para as demandas da sustentabilidade, especialmente diante dos desafios da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Diante de um contexto de escassez de recursos naturais e crescimento populacional, cabe as organizações buscarem alternativas para minimizar os impactos das atividades empresariais, bem como cumprirem com atuação socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável, preconizada na cultura da governança ambiental, social e corporativa (ESG). Nos diversos segmentos e ramos empresariais apresentados pelo mercado, os gestores devem pensar em estratégias sustentáveis que resultem em diferenciais competitivos para as organizações. Assim, torna-se relevante a formação humana de profissionais que possam estabelecer a comunicação entre as práticas empresariais e a sociedade (consumidores, fornecedores, governo etc.), visando atingir os objetivos organizacionais e garantir a permanência no mercado, com posicionamento alinhado em ESG. No entanto, as organizações exigem dos profissionais de gestão estratégica uma formação abrangente e completa, voltada para os objetivos da sustentabilidade e os princípios da ESG. As competências e técnicas desenvolvidas pelos profissionais, são de extrema relevância no processo de decisões, onde são necessários o uso de metodologias e instrumentos eficazes para a evidenciação da sustentabilidade e da gestão em ESG. A utilização de instrumentos eficazes (relatórios, indicadores, controles, evidenciação etc.), certamente consagra a atuação dos profissionais que atuam em cargos de gestão dos negócios. Neste sentido, o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos instrumentos e metodologias eficazes para o processo de gestão da sustentabilidade e da cultura voltada para a ESG, é o foco deste projeto que busca contribuir com a formação de profissionais para atuação no suporte, implementação e gestão da ESG. A especialização visa formar e preparar profissionais para agir de maneira eficaz na cultura ESG e nos processos de gestão da sustentabilidade corporativa, visando minimizar riscos e ampliar o posicionamento das empresas em ações e práticas alinhadas com os ODS e a Agenda 2030. Além de contribuir com a formação de novos profissionais, o curso visa aperfeiçoar e apresentar novas tendências a profissionais já inseridos no mercado de trabalho, que atuem no processo de gestão da sustentabilidade dos negócios.

| Perfil do Formando

As principais habilidades e competências potencializadas para o perfil do egresso são: ¿ Atuação ética e responsável nas relações empresariais voltadas para a sustentabilidade; ¿ Competência para analisar e interpretar aspectos sociais, ambientais e econômico-financeiros, para auxiliar o processo de elaboração de indicadores e relatórios de sustentabilidade; ¿ Habilidade e competência para fazer uso de controles, relatórios e indicadores, visando instituir e fortalecer a cultura voltada para a gestão em ESG; ¿ Habilidade e competência para promover melhorias de práticas e ações socioambientais nas organizações;

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Sustentabilidade e Gestão ESG

Antoninho Luiz Baldissera
Mestre
Camila Luconi Viana
Mestra
Fabricia Silva da Rosa
Doutora
Hans Michael van Bellen
Doutor
Iago França Lopes
Doutor
Jacqueline Vasconcelos Leoni
Mestra
José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra
Doutor
Rodrigo Moreira Casagrande
Mestre
Silvana Dalmutt Kruger
Doutora
Sady Mazzioni
Doutor
Simone Sehnem

Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Sustentabilidade e Gestão ESG

Fundamentos da ESG e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fundamentos do Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Trajetória e evolução do desenvolvimento sustentável. Conceito e compreensão dos aspectos da sustentabilidade. Cultura Environmental, Social and Governance - ESG nas empresas. Agenda 2030. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


30h

Economia Circular

Conceitos e abrangência da Economia Circular. Modelos de negócios sustentáveis e avaliação do ciclo de vida dos produtos. Papel dos fornecedores e responsabilidade social corporativa. Gestão da cadeia de suprimentos sustentável. Conceitos relacionados à Logística Reversa. Mecanismos legais da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).


30h

Governança Corporativa no Contexto ESG

Governança corporativa no contexto ESG. Principais modelos de governança. Arquitetura de governança corporativa no Brasil. Boas práticas de governança corporativa. Ética na gestão dos negócios frente os desafios da ESG.


30h

Relações Internacionais e os Atores Globais

Agenda 2030 da ONU como projeto civilizatório e o papel dos atores globais. Boas práticas de governança nas corporações e as relações internacionais. Transnacionalização das fronteiras e o livre comércio. O papel das instituições públicas e privadas.


15h

Direitos Humanos e Programas de Diversidade e Inclusão

Programas de diversidade e inclusão. Valores culturais e posicionamento da gestão de pessoas. Plano de cargos e salários e políticas de igualdade aos direitos humanos. Políticas de recrutamento e seleção. Programas de capacitação e inserção no ambiente organizacional (gênero, pessoas com deficiência, menor aprendiz, terceira idade, outros). Desafios contemporâneos e princípios éticos empresariais.


30h

Evidenciação da Sustentabilidade (ESG)

Instrumentos de mensuração e divulgação dos resultados das ações de sustentabilidade. Evidenciação das informações e das ações em ESG. Modelos de relatórios corporativos de sustentabilidade. Relato Integrado.


45h

Mudanças Climáticas e Mitigação de Riscos

Aquecimento global. Crise climática. Instrumentos econômicos e financeiros para o combate às mudanças climáticas. Relatórios de riscos. Estratégias de adaptação e mitigação de riscos. Inovação rumo a uma economia de baixo carbono. Planejamento e estratégias empresariais frente aos desafios das operações/segmentos de atuação.


30h

Programas de Compliance e Anticorrupção

Aspectos introdutórios da gestão de riscos e desafios da função Compliance. O Risco como objeto de gestão. Governança corporativa, gestão de riscos e anticorrupção. Controle internos


30h

Indicadores de Sustentabilidade

Indicadores de sustentabilidade: mensuração e evidenciação das dimensões ambiental, social e econômico-financeira. Importância das métricas de avaliação da sustentabilidade organizacional. Medidas e modelos. Comparação do desempenho organizacional a partir dos indicadores de sustentabilidade.


30h

Negócios e Investimentos em ESG

Inovação para sustentabilidade. Perspectivas sobre o papel dos negócios como impulsionador de mudanças. Fatores ambientais no engajamento empresarial em Inovação para sustentabilidade. Metas estratégicas para a gestão da sustentabilidade. Sustentabilidade nas empresas do futuro: onde investir e como prestar contas à sociedade. Indicadores e estratégias competitivas empresariais.


30h

Gestão Estratégica de stakeholders

Engajamento e gestão de stakeholders para a sustentabilidade e ESG. Índices e métricas de sustentabilidade e ESG versus gestão estratégica de stakeholders. Diálogo e comunicação garantindo transparência no engajamento e relacionamento com stakeholders. Estratégicas de comunicação: o que; como e quando comunicar. Transparência e geração de valor. Construindo e destruindo reputação do negócio: aspectos de comunicação e gestão e engajamento com stakeholders.


30h

Cases Empresariais em ESG

Cases empresariais sobre sustentabilidade e gestão da ESG. Experiências de ambientes e empresas de diferentes segmentos que atuam com práticas de sustentabilidade e a cultura ESG, observando as estratégias adotadas.


30h

Investimento

20 parcelas de R$ 825,00

Presencial

Profissionais capacitados são essenciais para enfrentar desafios da sustentabilidade, alinhando organizações com os ODS e a cultura ESG. Isso requer formação abrangente em metodologias eficazes para gestão sustentável, evidenciando a importância da comunicação entre empresas e sociedade.

Matricule-se