Unidavi é destaque regional no lançamento do Programa Multilab/SC - Laboratórios Multiusuários

09/02/2024

Foi lançado em 06 de fevereiro, pelo governador Jorginho Mello, o Programa MultiLab/SC que corresponde a um investimento de mais de R$ 111 milhões em recursos para a estruturação de laboratórios multiusuários, compra de equipamentos de ponta e desenvolvimento de pesquisas avançadas para alavancar a ciência e a inovação em Santa Catarina. O evento aconteceu na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com a presença de várias autoridades, incluindo a Vice-governadora do Estado, Sra. Marilisa Boehm, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. Marcelo Fett, o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Dr. Fábio Wagner Pinto, a Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sra. Valeska Daniela Tratsk e a Presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Dra. Luciane Bisognin Ceretta. Estiveram representando a Unidavi no evento, o Prof. M.e Charles Roberto Hasse, Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, a Prof.a Dra. Lilian Adriana Borges, Assessora de Pesquisa e a coordenadora do laboratório, Prof.a Dra. Cristina Bichels Hebeda.

O ''Unilabor, Laboratório de Pesquisas Avançadas em Toxicologia: Uma abordagem de saúde única à exposição a agrotóxicos'' foi um dos contemplados na Chamada Pública do MultiLab/SC que aconteceu ao final de 2023. O projeto envolve a implementação de um laboratório de pesquisas avançadas em imunotoxicologia e parcerias com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Universidade Regional de Blumenau (Furb), a Universidade de São Paulo e o Hospital Regional Alto Vale (HRAV). Essa infraestrutura permitirá que as coletas e análises clínicas sejam realizadas de forma local (sem deslocamento), transformando a região do Alto Vale do Itajaí em um Centro de Referência em Imunotoxicologia, sobretudo considerando a abordagem da Saúde Única (One Health). Além disso, o laboratório estará disponível para os pesquisadores dos cursos do Núcleo da Saúde, ou seja, Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Agronomia e Educação Física e para a prestação de serviços a organizações e entidades da esfera pública e privada.

Segundo o Professor Charles, ''o compartilhamento de infraestruturas entre os participantes da rede de laboratórios permitirá a colaboração em pesquisas avançadas no Brasil e exterior e contribui para o entendimento da complexidade da integração entre a saúde humana, animal e o meio ambiente''. Ainda, os resultados das pesquisas realizadas pelo laboratório ''podem gerar projetos de intervenção e extensão voltados à educação em saúde, prevenção a doenças pós-pandemia e pós-inundações e desenvolvimento de mecanismos de resiliência para a população do Alto Vale do Itajaí para lidar com as mudanças climáticas e desastres naturais''.

É a Unidavi aportando sua contribuição ao desenvolvimento e progresso de Santa Catarina.

Unidavi, se for pra fazer, que seja pra valer!