Acadêmicos de Nutrição têm palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional

10/04/2024

No dia 28 de março, os acadêmicos da turma T4F3 do curso de Nutrição, na disciplina de Saúde Coletiva, ministrada pela Prof.ª Esp. Tainá Brito Jordani, receberam a nutricionista Jaine da Silva, servidora concursada da Prefeitura de Petrolândia.

Jaine foi convidada para compartilhar seus conhecimentos sobre Alimentação Escolar, Segurança Alimentar, Projeto Fome Zero e Nutrição na Saúde Pública. ''Durante sua apresentação, ela ofereceu uma visão abrangente sobre a evolução da alimentação no Brasil ao longo dos anos, destacando as políticas governamentais relacionadas ao tema. Essa troca de experiências foi extremamente enriquecedora para todos os presentes'', destaca a Prof.ª Esp. Tainá.

''Fiquei muito feliz com o convite para conversar sobre estes temas. A turma me recebeu muito bem, os estudantes interagiram e participaram ativamente da discussão dos assuntos. Acredito que a experiência tenha sido muito válida, tanto para mim, quanto para os estudantes. Conhecer e entender o conceito e contexto histórico de Segurança Alimentar e Nutricional, o combate à fome e desigualdades, e seus desafios constantes fazem parte das políticas estruturantes em Saúde Coletiva e, antes de pensar na alimentação enquanto nutriente, no cálculo da dieta, é necessário o exercício de reflexão da alimentação enquanto ato político, voltado para o acesso a este direito. Esta discussão proporcionou um ambiente de aprendizado mútuo, onde pudemos compartilhar perspectivas e experiências, contribuindo para uma visão mais ampla e consciente sobre o papel da alimentação na sociedade e suas implicações para a saúde coletiva'', afirma a Nutricionista Jaine.

''Como acadêmica, vejo nesta palestra com a nutricionista Jaine, uma oportunidade incrível de agregar conhecimentos sobre pontos da história do Brasil relacionados à nutrição, nossa tão sonhada profissão. Assuntos como estes, abordados pela profissional, são de suma importância pois, é possível enxergar com olhos clínicos diversas situações de diferentes pessoas do país inteiro e, muitas vezes, em locais próximos a nós, situações nas quais nós, futuros nutricionistas podemos intervir de forma positiva, para que cada vez mais cresça o número de pessoas com acesso a uma alimentação saudável e com quantidade adequada de nutrientes para manter um bom funcionamento corporal'', ressalta a acadêmica Letícia Marzzani Weiss.

''Compreende-se, então, que a discussão sobre as políticas estruturantes em Saúde Coletiva e o reconhecimento da alimentação como ato político foram pontos-chave que ressoavam em todos os presentes. Agradecemos imensamente à Jaine por compartilhar conosco sua sabedoria. Que esse seja apenas o começo de uma jornada em que colocaremos em prática os ensinamentos recebidos, trabalhando incansavelmente para promover uma alimentação saudável e equitativa para todos'', conclui Prof.ª Tainá