Detalhes do Trabalho

Habilidades sociais de acadêmicos de Psicologia: uma análise de estudos brasileiros

Trabalho de Conclusão de Curso

Semestre:  2/2020
Autor: Livia Magdala Nasatto
Orientador: Simone Helena Schelder Marzzani
Coordenador: Michela Da Rocha Iop
Curso: PSN - Psicologia
Resumo: 

A área das habilidades sociais desperta, há décadas, o interesse de diversos estudiosos da psicologia. Comumente, sua origem é atribuída a Salter, em 1949, que citou seis técnicas que poderiam favorecer a expressividade, as quais não tiveram muita repercussão na época. Wolpe, em 1958, resgatou essas ideias e foi o primeiro a empregar o termo 'comportamento assertivo', que costuma ser utilizado com o mesmo significado de 'Habilidades Sociais'. Pode-se considerar habilidades sociais como classes de comportamentos desempenhados para o alcance de êxito em tarefas sociais, sendo essenciais para todas as pessoas que possuem contato social, tanto na esfera pessoal como na profissional. Porém, no que se refere ao campo profissional, algumas áreas exigem maior interação social de qualidade, como no caso da psicologia, em que sua prática, em qualquer contexto de atuação, é eminentemente permeada por relações sociais. Sendo assim, as habilidades sociais deveriam ser desenvolvidas durante a graduação de psicologia, juntamente com a aquisição dos conhecimentos técnicos na área. Dessa forma, essa pesquisa tem o objetivo de analisar os estudos realizados no Brasil acerca das habilidades sociais apresentadas por estudantes universitários de cursos de psicologia. Para alcançar o objetivo proposto, será realizada a busca de estudos nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES), Microsoft Academic, Alpha - Repositório Digital da FACIMED, Relações Interpessoais e Habilidades Sociais - UFSCar (RIHS) e Biblioteca Digital de Periódicos - UFPR, considerando os conceitos referentes ao tema da pesquisa. A análise dos resultados será feita de forma qualitativa, considerando o repertório geral de habilidades sociais de acadêmicos de psicologia, o repertório em relação às fases do curso em que os acadêmicos se encontram, o repertório em comparação a outros cursos, bem como antes e depois de treinamentos de habilidades sociais. Espera-se, ao final da pesquisa, conhecer mais profundamente o repertório de habilidades sociais de acadêmicos de psicologia, de forma a compreender se esse repertório é satisfatório ou deficitário, bem como se a graduação de psicologia, de modo geral, proporciona um ambiente favorável para o desenvolvimento dessas habilidades.

Palavras-chave: habilidades sociais, psicologia, acadêmicos
Data da Banca: 23/11/2020
Data de Públicação do Trabalho: 24/03/2023