Unidades Curriculares

Curso de Administração

1 ª fase

  • Economia

    Presencial    60h

    Introdução à Economia. Evolução do pensamento econômico. Estudo da Microeconomia: demanda, oferta e equilíbrio de mercado, produção e custos, estruturas de mercado. Inflação: inflação de demanda, de custos e inercial. História e importância da moeda. Estudo da macroeconomia: políticas fiscal, monetária, cambial, comercial e de rendas. Contabilidade social. O setor público. O setor externo e os organismos internacionais. Crescimento e desenvolvimento econômico.

  • Empreendedorismo e Inovação

    Disciplina Digital    60h

    Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidade e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e

  • Matemática

    Disciplina Digital    60h

    Revisão de conceitos básicos de Matemática: frações, razão, proporção, regra de três, potenciação e radiciação. Funções de 1º e 2º grau, exponenciais e logarítmicas. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Progressão aritmética e geométrica. Derivadas e suas aplicações.

  • Tecnologia da Informação

    Presencial    60h

    Noções de Informática: hardware e software. Editor de textos: formatação, gráficos, tabelas; planilhas eletrônicas: fórmulas, gráficos, tabela dinâmica, macro; software de apresentação. Tecnologias em nuvem: armazenamento, aplicativos para textos, planilhas e vídeos. Noções de Business Intelligence: conceitos e aplicações.

  • Teoria Geral da Administração

    Presencial    60h

    Administrador frente às transformações: formação do conhecimento administrativo, papéis, níveis e habilidades gerenciais. Bases históricas da Administração: clássica, humanista, estruturalista, sistêmica, contingencial e contemporâneas. Processos, desempenho e estratégias organizacionais. Relações organizacionais no ambiente. Modelos de gestão. Planejamento: conceitos, tipos e metodologias, implantação, acompanhamento e avaliação. Organização: conceitos, desenho organizacional, alocação e aplicação de recursos. Direção: conceitos, liderança, tomada de decisão, poder e autoridade. Controle: conceitos, sistemas de controle gerencial e organizacional. (Método do PDCA).

2 ª fase

  • Contabilidade

    Presencial    60h

    Fundamentos da Contabilidade. Estrutura das demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Demonstração do Fluxo de Caixa. Análise das Demonstrações Contábeis: análise vertical e horizontal, índices de liquidez, estrutura de capital, indicadores de atividade, endividamento e margem de contribuição.

  • Ética Profissional

    Disciplina Digital    30h

    Ética Geral: conceito de Ética e Moral. Ética profissional: privacidade de dados e boas práticas de segurança; Código de Ética do Administrador. Sustentabilidade: ambiental, social e financeira. Compliance: conceito e aplicação.

  • Filosofia

    Disciplina Digital    30h

    Filosofia: origem e escopo. Filosofia, lógica e argumentação. Metafísica e ontologia. Epistemologia: conceito de conhecimento, casos Gettier, ceticismo, teorias do conhecimento. Ética: metaética, ética normativa, ética aplicada. Estética e Filosofia da Arte.

  • Linguagem e Métodos

    Disciplina Digital    60h

    A Língua Portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos seus diferentes níveis. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão. Ciência e método. Ética aplicada à Pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

  • Matemática Financeira

    Presencial    60h

    Os conceitos de matemática financeira; Juros; Taxa de Juros; Porcentagem, fator de correção; Juros simples; Desconto simples; Desconto por dentro e por fora; Juros compostos; Utilização de calculadora financeira ou planilha eletrônica; Taxas proporcionais, equivalentes, nominais, efetivas e reais; Séries de pagamentos; Carência; Sistemas de amortização de empréstimos; Conceito de fluxo de caixa e introdução à análise de investimentos.

  • Sistemas Organizacionais

    Presencial    60h

    Organização: arquitetura, estrutura, desenho e configuração. Estruturas organizacionais: departamentalização, delegação, autoridade, descentralização, centralização e modelos de estruturas. Distribuição e processos de trabalho: layout, fluxogramas, organogramas e hierarquia organizacional. Normatização: regulamentos, manuais e formulários. Gestão de sistemas organizacionais: empresa como sistema e sistemas administrativos. Sistemas gerenciais: ferramentas de Tecnologia da Informação.

3 ª fase

  • Comunicação Organizacional

    Presencial    90h

    Comunicação organizacional como instrumento estratégico de gestão. O sistema de comunicação nas organizações: elementos, processos, barreiras, fluxos e redes (formais e informais). Política de comunicação interna e externa, considerando os diferentes públicos. Características e linguagens das principais mídias internas e externas: textos corporativos orais e escritos.

  • Contabilidade e Legislação Tributária

    Presencial    60h

    Legislação Tributária: fontes, interpretação e integração da lei. Noções sobre o Sistema Constitucional Tributário: limitações constitucionais ao poder de tributar e competência tributária. Receitas Tributárias: conceitos e espécies. Tributos incidentes na atividade empresarial. Estudo sobre as normas gerais de Legislação Tributária: obrigação tributária e crédito tributário. Noções sobre administração tributária e contabilidade tributária.

  • Estatística

    Disciplina Digital    90h

    Conceitos básicos: população, amostra, variáveis, dados, noções de amostragem. Apresentação de dados: séries estatísticas e gráficos. Estatística descritiva: medidas de tendência central, de dispersão, coeficientes de variabilidade, assimetria e curtose. Regressão linear e correlação. Probabilidades: regras de probabilidade, distribuições de probabilidade discretas e contínuas. Números índices.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sócio-político e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Marketing I

    Presencial    60h

    Significado de Marketing. Análise de ambiente de Marketing: análise do macroambiente e microambiente. Composto de Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Segmentação de mercado: posicionamento. Responsabilidade social e ética em Marketing.

4 ª fase

  • Administração de Materiais

    Presencial    60h

    Administração de materiais: conceitos, evolução e integração com a logística. Estoques: fundamentos, tipos, organização, controle, inventário e giro. Compras: importância, estratégia, procedimentos e negociação. Gestão de Estoques: Classificação ABC, Estoque de Segurança, Previsão de Demanda, Lote Econômico de Compras. Intralogística: armazenagem, manuseio de materiais (handling), embalagem de produtos e de transporte, picking.

  • Gestão de Custos

    Disciplina Digital    90h

    Gestão estratégica de custos nas empresas modernas. Custos na indústria, comércio e serviço. Conceitos: terminologia dos gastos e classificação dos gastos. Componentes de custos: Material direto (custo aquisição e valorização dos estoques). Mão de obra direta (composição), gastos gerais de fabricação e despesas indiretas (Centros de custos, rateios e mapa de localização dos custos). Composição do custo direto dos produtos, serviços e mercadoria: cálculo do custo e análise de redução dos custos. Formação e definição do preço indicativo de vendas: método margem de contribuição. Análise custo, volume e lucro.

  • Gestão de Pessoas I

    Presencial    90h

    Evolução do RH: operacional e estratégico. Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas. Recrutamento e Seleção. Socialização Organizacional. Comportamento Organizacional: Liderança, Desenvolvimento de Equipes, Relações no Trabalho e Inteligência Emocional. Gestão de Conflitos. Cultura Organizacional e Gestão de Clima Organizacional.

  • Legislação Social e Trabalhista

    Disciplina Digital    60h

    Noções Gerais de Legislação Trabalhista. Fontes do Direito do Trabalho. Relação de Trabalho x Relação de Emprego. Contratos de Trabalho. Direitos Individuais e Coletivos de Trabalho. Segurança e Medicina do Trabalho. Noções gerais dos tributos incidentes sobre a folha de pagamento: encargos sociais, cálculos e incidências.

  • Marketing II

    Presencial    60h

    Comportamento do consumidor: percepção, necessidades e desejos do consumidor. Comunicação estratégica. Plano de Marketing: diagnóstico/cenário, estratégias, ação, indicadores, controle. Marketing de serviço: Cocriação de valor e Lógica dominante de serviço. Marketing de Relacionamento e CRM. Marketing Interno (Endomarketing). E-commerce.

5 ª fase

  • Marketing III

    Disciplina Digital    90h

    Fundamentos de pesquisa mercadológica. Sistema de informação de Marketing. Tipologias de pesquisa: técnicas e métodos. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Pesquisa de opinião, mídias sociais e big data. Planejamento e execução de projetos de pesquisa. Processamento e interpretação de dados. Pesquisa sobre desenvolvimento de novos produtos.

  • Administração Financeira

    Disciplina Digital    60h

    Conceitos financeiros básicos: objetivo, dinâmica, função. Análise de Desempenho e Medidas de Criação de Valor: Rentabilidade e Lucratividade. Outros indicadores: Valor Econômico Adicionado (EVA); Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA ou LAJIDA); Lucro antes dos juros e impostos (EBIT ou LAJIR); Lucro operacional líquido depois dos impostos (NOPAT). Decisões financeiras de curto prazo: administração do capital de giro, administração do caixa, administração de recebíveis, crédito e cobrança, administração financeira do estoque, fontes de financiamento de curto prazo, ciclo operacional - econômico e financeiro. 

  • Contabilidade Gerencial

    Presencial    60h

    Contabilidade gerencial no processo de planejamento e controle. Análise das demonstrações financeiras: liquidez, endividamento, atividade e rentabilidade. Métodos de custeio: absorção, variável, ABC e custo padrão. Análise custo/volume/lucro: ponto de equilíbrio, margem de contribuição, alavancagem operacional e margem de segurança. Custos relevantes para tomada de decisão: decisões de descontinuação, fazer ou comprar, aceitar contratos especiais por um preço especial, margem de contribuição no fator limitante. Relatórios por Segmentos e Descentralização. Preço de Transferência.

  • Gestão de Pessoas II

    Presencial    60h

    Modelagem de Cargos: descrição e análise de cargos, avaliação de cargos, plano de cargos e salários. Sistema de Remuneração: salários, meritocracia, benefícios e incentivos. Planejamento e Desenvolvimento Individual. Avaliação de Desempenho. Treinamento e Desenvolvimento. Qualidade de Vida no Trabalho. Segurança e Higiene no Trabalho. Práticas e atualidades da Gestão de Pessoas.

  • Logística e Cadeia Suprimentos

    Presencial    90h

    Evolução histórica: das operações até a Cadeia de Suprimentos. Gestor logístico: tendências, mindset e a nova organização empresarial. Processamento de pedidos e informações: ciclo do pedido, lead time, serviço ao cliente e tecnologias aplicadas à Logística e Cadeia de Suprimentos. Redes de Instalações: forças direcionadoras de localização, arranjos empresariais, métodos de localização de instalação. Transportes: estratégia, desafios, custos, modais, roteirização, unitização e seguros de cargas. Logística Internacional: transporte multimodal, Incoterms, documentos e processos de exportação e importação, análise da infraestrutura de transporte brasileira e mundial. Tópicos especiais: Logística Reversa e Avaliação do Desempenho Logístico.

6 ª fase

  • Administração da Produção I

    Presencial    60h

    Administração da Produção e Operações: evolução histórica. Visão geral manufatura e serviço, fábrica do futuro, produtividade. Produto: competitividade, projeto de produto, novos produtos, documentação de produto. Manufatura: projeto por computador, integração por computador, sistemas flexíveis, robótica. Qualidade: definições, tipos de certificação, qualidade ambiental. Tempos de produção: finalidade, tempos cronometrados, processos e operações, projeto posto de trabalho. Indústria 4.0: Inteligência artificial, robótica, Internet das Coisas.

  • Gestão Estratégica

    Presencial    90h

    O conceito de Planejamento. O conceito de Estratégia. Caracterização do Planejamento Estratégico. A operacionalização do Planejamento Estratégico. Negócio, Missão e Visão Estratégica. Diagnóstico Estratégico. Posicionamento Estratégico. Objetivos e Metas Estratégicas. Planejamento Tático e Operacional (conceitos). Balanced Scorecard: conceitos e aplicações.

  • Pesquisa Operacional

    Disciplina Digital    60h

    Introdução à Pesquisa Operacional: definição, origem, natureza, fases de estudo e técnicas de PO. Programação linear: formulação de modelos de otimização e solução pelo método gráfico. O Método Simplex: modelos lineares de maximização e minimização, o método do M grande e o método da função objetivo auxiliar. Utilização do Excel para resolução de modelos de programação linear (Solver). Problemas de transporte: sistemas equilibrados, sistemas não equilibrados, método do canto noroeste e método de Vogel.

  • Planejamento Orçamentário

    Presencial    60h

    Orçamento familiar. Planejamento orçamentário: conceitos, estrutura do orçamento, ciclo orçamentário, métodos orçamentários. Condições para implementação do orçamento: etapas, premissas e metas. Orçamento empresarial: lançamento produto, vendas, variáveis de venda, custos produção, despesas, contratações, investimentos, justificativas. Demonstrativo resultado econômico e de caixa orçado e realizado. Processos de análise e revisão das variações orçamentárias.

  • Tecnologia e Mercado

    Disciplina Digital    90h

    Sistema de Informação: conceito, componentes e uso nas organizações. Tipos de Sistemas de Informação. Sistemas de apoio à decisão. Ética na segurança em Tecnologia da Informação. Sistemas e métodos de gestão empresariais: ERP, BA, BI, KPI, BSC, B2B e B2C. Comércio eletrônico. Informação como vantagem competitiva. Tendências e desafios no mercado global.

7 ª fase

  • Administração da Produção II

    Presencial    60h

    Planejamento Agregado: Demanda, Programação mestre, estratégias, plano agregado. Layout: tipos layout, tipos processos, elaboração de layout. Técnicas Japonesa: produção enxuta, Kaizen, Poka Yoke, Kanban, manutenção produtiva total. Qualidade: ferramentas da qualidade, planejamento e controle da qualidade. PPCP, MRPI, MRPII, ERP, sequenciamento. Melhoramento da produção: técnicas de melhoramento, abordagens de melhoramento, medida de melhoramento. Tecnologia de Processo: tecnologia no processo nos materiais; na informação; no consumidor; tecnologias integradoras. 

  • Análise de Investimentos

    Presencial    90h

    Orçamento de Capital. Construção do Fluxo de Caixa. Taxa Mínima de Atratividade-TMA. Métodos de Avaliação: Valor Presente Líquido-VPL, Valor Anual Uniforme Equivalente-VAUE, Índice de Lucratividade-IL, Taxa Interna de Retorno-TIR, Taxa Interna de Retorno Modificada-TIR-M, Períodos de Pay-back Simples e Descontado. Intersecção de Fisher. Análise de Risco de um Projeto: Análise de Sensibilidade e de Cenários. Avaliação de Empresas (Valuation). Métodos de Avaliação: Contábil/Patrimonial, Liquidação, Fluxo de Caixa Descontado, Múltiplos, Valor de Mercado Adicionado-MVA.

  • Projeto Trabalho de Conclusão de Curso

    Presencial    60h

    Projeto de Pesquisa: definição, modelos e elementos. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Planejamento, organização e desenvolvimento do Projeto de Conclusão de Curso segundo as normas da ABNT.

  • Projetos Empresariais

    Presencial    90h

    Principais conceitos sobre administração e projetos. Estrutura do projeto empresarial. Caracterização do empreendimento. Plano Estratégico. Plano Mercadológico. Plano Operacional. Plano Financeiro. Análise de Investimentos. Análise de sensibilidade aplicada a projetos de investimentos.

8 ª fase

  • Gestão Empresarial

    Presencial    60h

    Integração de conceitos de Administração. Prática de Administração: diagnóstico, planejamento, processo decisório e avaliação de resultados de empresas. Simulação Empresarial.

  • Sistema de Informação Gerencial

    Presencial    60h

    Fundamentos e classificação de Sistemas de Informação. Conceitos de Sistema. Componentes e Relacionamentos de Sistema. Custo/valor e qualidade da informação. Vantagem competitiva e informação. Software de Aplicação versus software de Sistema. Soluções de pacote de software. Características, funções e arquitetura de banco de dados. Sistemas e aplicações de telecomunicação e redes. Visão de problemas e ferramentas usadas no processo decisório do departamento de O&M das organizações. Visão sistêmica das organizações. Noções de Marketing: histórico, conceito, definição e papel na sociedade.

  • Trabalho de Conclusão de Curso

    Presencial    300h

    Desenvolvimento de trabalho de campo - incluindo Metodologia Científica, fundamentação teórica e prática - nas empresas públicas e privadas da região ou no Núcleo de Práticas de Gestão. Terá orientação de um professor especializado na área de realização do Trabalho e elaboração de Relatório Final para apresentação perante uma Banca Examinadora.

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION