Unidades Curriculares

Curso de Ciências Contábeis

1 ª fase

  • Economia

    Presencial    60h

    Introdução à economia. Evolução do pensamento econômico. Estudo da microeconomia: demanda, oferta e equilíbrio de mercado, produção e custos, estruturas de mercado. Inflação: inflação de demanda, de custos e inercial. História e importância da moeda. Estudo da macroeconomia: políticas fiscal, monetária, cambial, comercial e de rendas. Contabilidade social. O setor público. O setor externo e os organismos internacionais. Crescimento e desenvolvimento econômico.

  • História da Contabilidade e a Profissão do Contador

    Presencial    60h

    Evolução da contabilidade: escola europeia e americana. Ensino da contabilidade no Brasil. Perspectivas da profissão. Campo de atuação do profissional da contabilidade. Usuários e as finalidades da informação contábil. Estrutura conceitual básica da contabilidade: princípios, características qualitativas das informações contábeis. Componentes patrimoniais: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Metodologia dos balanços sucessivos. Sistema normativo contábil. O uso da tecnologia na Contabilidade. Escrita digital. Sped contábil.

  • Linguagem e Métodos

    Disciplina Digital    60h

    A língua portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos diferentes níveis de linguagem. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, ensino, pesquisa e extensão. Ciência e método. Ética aplicada a pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

  • Matemática

    Disciplina Digital    60h

    Revisão de conceitos básicos de matemática: frações, razão, proporção, regra de três, potenciação e radiciação. Funções de 1º e 2º grau, exponenciais e logarítmicas. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Progressão aritmética e geométrica. Derivadas e suas aplicações.

  • Tecnologia da Informação

    Presencial    60h

    Noções de Informática: hardware e software Editor de textos: formatação, gráficos, tabelas; planilhas eletrônicas: fórmulas, gráficos, tabela dinâmica, macro; software de apresentação. Tecnologias em nuvem: armazenamento, aplicativos para textos, planilhas e vídeos. Noções de Business Intelligence: conceitos e aplicações

2 ª fase

  • Contabilidade I

    Presencial    60h

    Noções básicas de Contabilidade: finalidades e objetivos. Variações do patrimônio líquido. Lançamentos gerais de contabilidade: constituição de empresa, compra e venda. Encerramento das contas de resultados, Relatórios contábeis: razonetes, livro diário, livro razão, razão auxiliar. Demonstrativos contábeis: Balanço patrimonial e Demonstração de Resultado.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sociopolítico e Filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico-raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Legislação Social e Trabalhista

    Disciplina Digital    60h

    Noções Gerais de Legislação Social e Trabalhista: história, princípios e fontes do Direito do Trabalho. Relação de Trabalho x Relação de Emprego: conceitos e diferenças. Diferentes espécies de Contratos de Trabalho nas diferentes formas de sociedade. Direitos Individuais e Coletivos de Trabalho. Segurança e Medicina do trabalho.

  • Matemática Financeira

    Presencial    60h

    Os conceitos de matemática financeira; Juros; Taxa de Juros; Porcentagem, fator de correção; Juros simples; Desconto simples; Desconto por dentro e por fora; Juros compostos; Utilização de calculadora financeira ou planilha eletrônica; Taxas proporcionais, equivalentes, nominais, efetivas e reais; Séries de pagamentos; Carência; Sistemas de amortização de empréstimos; Conceito de fluxo de caixa e introdução à análise de investimentos.

  • Organização e Métodos

    Presencial    60h

    Administrador frente às transformações: Formação do conhecimento administrativo, papéis, níveis e habilidades gerenciais. Bases históricas da Administração: clássica, humanista, estruturalista, sistêmica, contingencial e contemporâneas. Processos, desempenho e estratégias organizacionais. Relações organizacionais no ambiente. Modelos de gestão. Planejamento: conceitos, tipos e metodologias, implantação, acompanhamento e avaliação. Organização: conceitos, desenho organizacional, alocação e aplicação de recursos. Direção: conceitos, liderança, tomada de decisão, poder e autoridade. Controle: conceitos, sistemas de controle gerencial e organizacional. (Método do PDCA)

3 ª fase

  • Direito Empresarial

    Disciplina Digital    60h

    Introdução: histórico do Direito Empresarial como ramo do Direito Privado. Direito de empresa. Teoria de empresa: o empresário individual e as sociedades empresariais. Estabelecimento empresarial. Contrato social, estatuto e atas. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Propriedade Industrial. Sociedades não empresariais. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Títulos de crédito e as garantias que emprestam às negociações. Dissolução, preservação e recuperação de empresas. Noções de Direito do consumidor, enquanto ramo do Direito Público.

  • Estatística

    Disciplina Digital    90h

    Conceitos básicos: população, amostra, variáveis, dados, noções de amostragem. Apresentação de dados: séries estatísticas e gráficos. Estatística descritiva: medidas de tendência central, de dispersão, coeficientes de variabilidade, assimetria e curtose. Regressão linear e correlação. Probabilidades: regras de probabilidade, distribuições de probabilidade discretas e contínuas. Números índices.

  • Prática Trabalhista e Previdenciária

    Presencial    60h

    Procedimentos e documentos necessários ao cumprimento da legislação social e trabalhista. Cálculos dos direitos trabalhistas e encargos incidentes sobre a folha de pagamento, férias, 13.º salário e rescisão contratual, estes observados diante dos diferentes aspectos econômicos, tributário e fiscal da legislação social, trabalhista e previdenciária. Contribuição previdenciária: Contribuição Individual, Facultativa, Patronal e de Terceiros.

  • Contabilidade e Legislação Tributária

    Presencial    60h

    Legislação tributária: fontes, interpretação e integração da lei. Noções sobre o sistema constitucional tributário: limitações constitucionais ao poder de tributar e competência tributária. Receitas Tributárias: conceitos e espécies. Tributos incidentes na atividade empresarial. Estudo sobre as normas gerais de legislação tributária: obrigação tributária e crédito tributário. Noções sobre administração tributária e contabilidade tributária.

  • Contabilidade II

    Presencial    60h

    Classificação do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado. Lançamentos contábeis progressivos: da integralização de capital à formação dos lucros. Lançamentos específicos: consórcio e contas redutoras.

4 ª fase

  • Contabilidade III

    Presencial    60h

    Classificação das sociedades comerciais. Lançamentos gerais de operações comerciais: custo das mercadorias vendidas, métodos de avaliação de estoque, tributos incidentes sobre as vendas - base de cálculo, incidência, formas de tributação. Escrituração de folha de pagamento, descontos de duplicatas, despesas antecipadas.

  • Contabilidade Tributária

    Presencial    90h

    Estudo sobre o tratamento tributário das pessoas jurídicas em nível federal, estadual e municipal. Estudo sobre as formas de tributação: Lucro Real e suas implicações sobre o PIS e a COFINS IRPJ e CSLL; Lucro Presumido e suas implicações sobre o PIS e a COFINS, IRPJ e CSLL; Lucro Arbitrado Presumido e suas implicações sobre o PIS e a COFINS, IRPJ e CSLL. Simples Nacional, seus vários modelos de aplicação. ICMS: base de cálculo, benefícios fiscais, o direito ao crédito do imposto. ISSQN e suas várias formas de cálculo.

  • Custos

    Disciplina Digital    90h

    Gestão estratégica de custos nas empresas modernas. Custos na indústria, comércio e serviço. Conceitos: terminologia dos gastos e classificação dos gastos. Componentes de custos: material direto (custo aquisição e valorização dos estoques), mão de obra direta (composição), gastos gerais de fabricação e despesas indiretas (centros de custos, rateios e mapa de localização dos custos). Composição do custo direto dos produtos, serviços e mercadoria: cálculo do custo e análise de redução dos custos. Formação e definição do preço indicativo de vendas: método margem de contribuição. Análise custo, volume e lucro.

  • Mercado de Capitais

    Disciplina Digital    60h

    Sistema Financeiro Nacional. Mercado financeiro. Mercado de capitais. Abertura de capital. Mercado de renda variável. Mercado de renda fixa. Títulos Públicos. Títulos privados. Risco/retorno. Análise de investimentos em ações. Derivativos.

  • Práticas Contábeis I

    Presencial    60h

    Desenvolver atividades da área contábil em sistema de contabilidade. Instrumento de constituição da empresa. Plano de contas. Históricos padrões. Registros de fatos contábeis: abertura da empresa. Operações com mercadorias. Gastos trabalhistas previdenciários, fiscais e tributários. Demonstração de Resultado. Balanço Patrimonial.

5 ª fase

  • Contabilidade de Custos

    Presencial    60h

    Natureza da contabilidade de custos: abordagem societária e gerencial. Custos para controle: custo padrão. Sistemas de Custos: por processo, por encomenda. Controle e registro dos estoques de materiais e dos produtos. Esquema básico da Contabilidade de Custos. Departamentalização e centros de custos (plano de seções de uma empresa). Modelos de custeio: Absorção; Variável; ABC; UEP e TDABC. Custos para decisão: margem de contribuição. Custo Volume Lucro: Ponto de Equilíbrio.

  • Contabilidade Pública

    Presencial    120h

    Administração Pública: Administração Direta e Indireta, serviços públicos e gestão da fazenda pública. Introdução a contabilidade aplicada ao setor público: conceito, campo de aplicação, gestão do exercício financeiro, regime contábil, sistemas de informação e legislação aplicada. Normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público. Orçamento: Princípios Orçamentários, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentária e Lei Orçamentária Anual, Créditos adicionais. Receita: Conceito, classificação, estágios, destinação de recursos, enfoque orçamentário e patrimonial. Despesas: Conceito, classificação funcional, programática e econômica, estágios, enfoque orçamentário e patrimonial, licitação e limites constitucionais da despesa. Registros das operações: execução orçamentária e patrimonial e encerramento do exercício. Plano de contas: conceito e aspectos gerais do Plano de contas aplicado ao setor público. Demonstrações contábeis e balanços: Relatório Resumido de Execução Orçamentária- RREO, Relatório de Gestão Fiscal- RGF, Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial, Demonstrativo das Variações Patrimoniais, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstrativo das Mutações do Patrimônio Líquido, Notas Explicativas e Consolidação das Demonstrações Contábeis.

  • Eletiva

    Presencial    60h

    .

  • Estrutura das Demonstrações Contábeis

    Disciplina Digital    60h

    Requisitos para a apresentação das demonstrações contábeis. Diretrizes para a sua estrutura e os requisitos de seu conteúdo. Classificação dos elementos das demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado e Notas Explicativas.

  • Gestão Tributária

    Presencial    30h

    Planejamento tributário: conceito, objetivo, importância e necessidade. Análise crítica das formas de tributação: lucro real, presumido, simples nacional. Gestão dos créditos tributários: PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISSQN.

  • Práticas Contábeis II

    Presencial    30h

    Desenvolver atividades da área contábil em sistema de contabilidade. Registros de fatos contábeis: abertura da empresa, operações com produtos e serviços. Gastos trabalhistas, previdenciários, fiscais e tributários. Demonstração de Resultado. Balanço Patrimonial. Continuidade e aprofundamento da disciplina Práticas Contábeis I.

6 ª fase

  • Análise das Demonstrações Contábeis

    Disciplina Digital    60h

    Objetivos da análise e interpretação das demonstrações contábeis, fundamentos, metodologia da análise. Usos e usuários da análise, estrutura das demonstrações contábeis, padronização e principais características da padronização das demonstrações. Análise do desempenho empresarial, análise vertical e horizontal, análise da gestão de caixa, análise de índices, análise do capital de giro e retorno s/investimento e alavancagem financeira.

  • Contabilidade Gerencial

    Presencial    60h

    Contabilidade gerencial no processo de planejamento e controle. Terminologia, conceitos e classificação de custos. Métodos de custeio: custeio por absorção, custeio variável, custeio baseado em atividades-ABC e custo padrão. Análise custo/volume/lucro: ponto de equilíbrio, margem de contribuição, alavancagem operacional e margem de segurança. Custos relevantes para tomada de decisão: decisões de descontinuação, fazer ou comprar, aceitar contratos especiais por um preço especial, margem de contribuição no fator limitante. Relatórios por segmentos e descentralização. Preço de transferência. Indicadores financeiros e não financeiros: Balanced Scorecard.

  • Contabilidade Rural e Entidades Sem Fins Lucrativos

    Presencial    90h

    Contabilidade rural: Conceitos, Objetivos, campo de aplicação. Depreciação: Bens de produção e Cultura Permanente. Estoques: Ajustes a valor presente e ajuste a valor justo. Formação dos custos de produção: Cultura Temporária, Cultura Permanente e Pecuária. Comercialização. Aspectos tributários: Lucro real, Presumido, CSLL, PIS, COFINS e ICMS. Demonstrações contábeis: Demonstração de Resultado DR e Balanço Patrimonial BP. Características legais e contábeis próprias das entidades sem fins lucrativos.

  • Optativa

    Presencial    60h

    .

  • Orçamento

    Presencial    90h

    O orçamento empresarial, cenários, premissas, planos de marketing, planos de suprimentos, estocagem e produção. Planos de investimentos, plano de recursos humanos. Plano financeiro: DR. Controle orçamentário: orçado X realizado. Modelos orçamentários: Tradicional, Contínuo, base zero, Flexível. Orçamento Pessoal.

7 ª fase

  • Administração Financeira

    Disciplina Digital    60h

    Conceitos financeiros básicos: objetivo, dinâmica, função. Análise de desempenho e medidas de criação de valor: rentabilidade e lucratividade. Outros Indicadores: Valor Econômico Adicionado - EVA, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização - EBITDA ou LAJIDA, Lucro antes dos juros e impostos - EBIT ou LAJIR, Lucro operacional líquido depois dos impostos - NOPAT. Decisões financeiras de curto prazo: administração do capital de giro, administração do caixa, administração de recebíveis, crédito e cobrança, administração financeira do estoque, fontes de financiamento de curto prazo. Decisões financeiras de longo prazo: fontes de financiamento de longo prazo, custo de capital, estrutura de capitais e alavancagem financeira, políticas de distribuição e retenção de lucros/dividendos. 

  • Contabilidade Avançada

    Presencial    90h

    Técnicas de elaboração das demonstrações contábeis em moeda estrangeira. Remuneração do capital próprio: destinação dos lucros. Consolidação das demonstrações contábeis. Aplicações de recursos em Títulos de Valores Mobiliários. Avaliação de investimento em participações societárias. Investimento em empreendimento controlado em conjunto. Investimento em coligadas e controladas no exterior. Transações entre partes relacionadas. Reestruturação societária. Investidor anjo. Balanço de abertura.

  • Ética e Sustentabilidade

    Presencial    60h

    Conceitos: ética, moral e cidadania. O Código de Ética Profissional. Regras básicas e atitude profissional do Contador. Conceitos: contabilidade ambiental, responsabilidade social e socioambiental nas organizações. Conceito: Balanço Social e Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Sustentabilidade empresarial. Gestão estratégica, socioambiental. Instrumentos de gestão e políticas de desenvolvimento integrado.

  • Perícia Contábil

    Presencial    60h

    Enfoque prático do exercício da profissão: Técnicas de trabalho e fundamentação da prova. Elaboração do laudo pericial contábil e do parecer técnico. Perícia como prova judicial, extrajudicial e arbitral. O perito como auxiliar da justiça. O perito contador e o assistente técnico e seus campos de atividade. A inserção da perícia: no código de processo civil, na legislação pertinente e normas brasileiras de contabilidade. Formulação de quesitos, prazos e documentação para suporte das perícias. Honorários do perito.

  • Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso

    Disciplina Digital    60h

    A Universidade e a produção do conhecimento na pesquisa. Métodos e técnicas de Pesquisa. A pesquisa e sua tipologia. Pesquisa Científica. Estrutura, elaboração e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Normas ABNT para elaboração de projetos. Normas para apresentação em bancas.

  • Teoria da Contabilidade

    Presencial    30h

    Estrutura conceitual básica: princípios, características qualitativas de informações financeiras, objetivos dos relatórios financeiros, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Reconhecimento, evidenciação e mensuração. Bases de mensuração: custo histórico, valor justo, valor em uso e custo corrente. Recuperabilidade de ativos. Provisões, passivos e ativos contingentes. Métodos de depreciação.

8 ª fase

  • Auditoria

    Disciplina Digital    60h

    A organização da profissão do auditor. Normas de auditoria geralmente aceitas - com relação à pessoa do auditor e à execução dos trabalhos. Formas de auditoria: planejamentos dos trabalhos, riscos em auditoria. Enfoque: auditoria de gestão, operacional e contábil. Auditoria das demonstrações contábeis: ativos, exigibilidades, patrimônio líquido, receitas e despesas. Avaliar os principais controles internos, utilizar os procedimentos de auditoria e elaborar relatórios de auditoria independente ou interna, sobre as demonstrações contábeis.

  • Controladoria

    Presencial    90h

    Estudo sobre a Organização: Visão sistêmica, missão, subsistemas empresariais modelo de gestão. Controladoria: origem, definição, missão, funções e objetivos. Controladoria e o seu papel na gestão das empresas: geração de informações para o processo decisório de curtos e longos prazos; planejamento e gestão de sistemas de controle; avaliação de desempenho; governança corporativa; avaliação de ativos intangíveis; contabilidade internacional. As Funções do Controller e sua posição na estrutura organizacional. Autoridade e responsabilidade da Controladoria como um órgão. Controle: conceitos e instrumentos de controle gerencial.

  • Gestão Empresarial

    Presencial    60h

    Integração de conceitos de da Contabilidade. Aplicação prática de processos gerenciais: diagnóstico, planejamento, processo decisório e avaliação de resultados de empresas. Simulação Empresarial.

  • Tópicos Contemporâneos em Contabilidade

    Presencial    30h

    Atualizações provenientes do International Accouting Standars Board (IASB), Comitê de Pronunciamento Contábeis, Conselho Federal de Contabilidade, Comissão de Valores Mobiliários e outros órgãos competentes. Tópicos emergentes na área da pesquisa em Contabilidade.

  • Trabalho de Conclusão de Curso

    Presencial    270h

    Desenvolvimento de trabalho de campo orientado, com a elaboração de relatório final e apresentação em banca.

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION