Unidades Curriculares

Curso de Ciências Econômicas

1 ª fase

  • Economia

    Presencial    60h

    Introdução à economia. Evolução do pensamento econômico. Estudo da microeconomia: demanda, oferta e equilíbrio de mercado, produção e custos, estruturas de mercado. Inflação: inflação de demanda, de custos e inercial. História e importância da moeda. Estudo da macroeconomia: políticas fiscal, monetária, cambial, comercial e de rendas. Contabilidade social. O setor público. O setor externo e os organismos internacionais. Crescimento e desenvolvimento econômico.

  • História do Pensamento Econômico

    Presencial    60h

    A Economia Pré-Capitalista. A Transição para o Capitalismo e a Economia Mercantilista. O Liberalismo Clássico. A Revolução Industrial. Crítica a economia política clássica. As doutrinas Socialistas. A formação do Capitalismo Corporativo. Os marginalistas e a fundamentação teórica neoclássica. A Grande Depressão. A revolução keynesiana. Economia contemporânea. Problemáticas sociais contemporâneas.

  • Linguagem e Métodos

    Disciplina Digital    60h

    A língua portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos diferentes níveis de linguagem. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, ensino, pesquisa e extensão. Ciência e método. Ética aplicada a pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

  • Matemática I

    Disciplina Digital    60h

    Revisão de conceitos básicos de matemática: frações, razão, proporção, regra de três, potenciação e radiciação. Funções de 1º e 2º grau, exponenciais e logarítmicas. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Progressão aritmética e geométrica. Derivadas e suas aplicações.

  • Tecnologia da Informação

    Presencial    60h

    Noções de Informática: hardware e software Editor de textos: formatação, gráficos, tabelas; planilhas eletrônicas: fórmulas, gráficos, tabela dinâmica, macro; software de apresentação. Tecnologias em nuvem: armazenamento, aplicativos para textos, planilhas e vídeos. Noções de Business Intelligence: conceitos e aplicações.

2 ª fase

  • Contabilidade

    Presencial    60h

    Fundamentos da contabilidade. Estrutura das demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Demonstração do Fluxo de Caixa. Análise das Demonstrações Contábeis: Análise vertical e horizontal, índices de liquidez, estrutura de capital, indicadores de atividade, endividamento e margem de contribuição.

  • Economia Catarinense

    Disciplina Digital    30h

    Os povos originários. Colonização e imigração. O capital industrial catarinense. Conflitos pela ocupação do território. Reestruturação produtiva pós-1990. Planejamento político em Santa Catarina. Integração econômica catarinense.

  • Filosofia

    Disciplina Digital    30h

    Filosofia: origem e escopo. Filosofia, lógica e argumentação. Metafísica e ontologia. Epistemologia: conceito de conhecimento, casos Gettier, ceticismo, teorias do conhecimento. Ética: metaética, ética normativa, ética aplicada. Estética e Filosofia da Arte.

  • Matemática Financeira

    Presencial    60h

    Os conceitos de matemática financeira; Juros; Taxa de Juros; Porcentagem, fator de correção; Juros simples; Desconto simples; Desconto por dentro e por fora; Juros compostos; Utilização de calculadora financeira ou planilha eletrônica; Taxas proporcionais, equivalentes, nominais, efetivas e reais; Séries de pagamentos; Carência; Sistemas de amortização de empréstimos; Conceito de fluxo de caixa e introdução à análise de investimentos.

  • Matemática II

    Disciplina Digital    60h

    Integrais indefinidas: imediatas e por substituição. Integrais definidas. Aplicações de integrais. Funções de Várias Variáveis. Derivadas Parciais. Equações Diferenciais Ordinais.

  • Organização, Sitemas e Métodos

    Presencial    60h

    Organização: arquitetura, estrutura, desenho e configuração. Departamentalização organizacional: delegação, descentralização e centralização. Distribuição e processos de trabalho, layout e fluxogramas. Organogramas e hierarquia organizacional. Normatização: regulamentos, manuais e formulários.

3 ª fase

  • Contas Nacionais

    Presencial    60h

    Introdução à Contabilidade Nacional. Agregados macroeconômicos e identidades contábeis. Cálculo do Produto Interno Bruto: óticas do Produto, da Renda e do Dispêndio. O sistema de contas nacionais do Brasil: as contas econômicas integradas e as tabelas de recursos e usos. O Balanço de pagamentos. O modelo insumo-produto. Indicadores econômicos e sociais.

  • Estatística

    Disciplina Digital    90h

    Conceitos básicos: população, amostra, variáveis, dados, noções de amostragem. Apresentação de dados: séries estatísticas e gráficos. Estatística descritiva: medidas de tendência central, de dispersão, coeficientes de variabilidade, assimetria e curtose. Regressão linear e correlação. Probabilidades: regras de probabilidade, distribuições de probabilidade discretas e contínuas. Números índices.

  • Formação Econômica do Brasil

    Presencial    60h

    Povos originários. Fundamentos da colonização: formação e expansão econômica no período colonial. Expansão capitalista e origens da formação industrial. Os complexos regionais. Economia cafeeira e transição da mão de obra escrava para trabalho assalariado. A imigração e formação do mercado de trabalho. A industrialização brasileira anterior à Segunda Guerra. A Crise do Café e a Grande Depressão. Diversidade étnico racial e formação brasileira.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sócio-político e Filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Microeconomia I

    Presencial    90h

    O estudo microeconômico. Análise da demanda, da oferta e o equilíbrio de mercado. Elasticidade. Teoria do comportamento do consumidor. Teoria da produção e Custos.

4 ª fase

  • Mercado de Capitais e Produtos Financeiros

    Disciplina Digital    60h

    A moeda e o dinheiro. Intermediação financeira. Políticas econômicas e a inflação. Sistema Financeiro Nacional. Mercado financeiro. Mercado de capitais. Abertura de capital. Mercado de renda variável. Mercado de renda fixa. Títulos Públicos. Títulos privados. Risco/retorno. Análise de investimentos em ações. Derivativos.

  • Custos

    Disciplina Digital    90h

    Gestão estratégica de custos nas empresas modernas; Custos na indústria, comércio e serviço; Conceitos: terminologia dos gastos e classificação dos gastos; Componentes de custos: Material direto (custo aquisição e valorização dos estoques), Mão de obra direta (composição), gastos gerais de fabricação e despesas indiretas (Centros de custos, rateios e mapa de localização dos custos); Composição do custo direto dos produtos, serviços e mercadoria: cálculo do custo e análise de redução dos custos; Formação e definição do preço indicativo de vendas: método margem de contribuição; Análise custo, volume e lucro.

  • Economia Brasileira Contemporânea

    Presencial    60h

    A reação brasileira a Grande Depressão. A implantação do regime de substituição das importações. O modelo desenvolvimentista brasileiro. A reforma financeira e os planos desenvolvimentistas militares. Êxodo rural e impactos sobre as minorias. A crise dos anos 80 e a abertura econômica dos anos 90. Planos econômicos e reflexos sociais. O debate sobre o desenvolvimento da economia brasileira a partir do programa de estabilização econômica. Tópicos emergentes.

  • Macroeconomia I

    Presencial    60h

    As Políticas macroeconômicas. A teoria macroeconômica clássica. O princípio da demanda efetiva e o modelo Keynesiano simples de determinação da renda: a funções consumo, a função poupança e a eficiência marginal do capital. O modelo IS-LM. Demanda e oferta agregadas no modelo Keynesiano.

  • Microeconomia II

    Presencial    60h

    Estruturas de mercado: concorrência perfeita. concorrência monopolística, monopólio e oligopólio. Mercado de fatores e de produção: monopsônio e oligopsônio. Informações assimétricas. Externalidades. Bens Públicos.

5 ª fase

  • Economia Criativa

    Disciplina Digital    90h

    A Quarta Revolução Industrial: contexto histórico, mudanças sistemáticas e profundas. Princípios norteadores da Economia Criativa: diversidade cultural, sustentabilidade, inovação e inclusão social. Conceitos fundamentais sobre a criatividade. O pensamento criativo. Processos e etapas da criação. Os principais setores criativos. Economia Criativa e Desenvolvimento Local.

  • Eletiva

    Presencial    60h

    .

  • Macroeconomia II

    Presencial    60h

    Teoria Monetarista e os novos clássicos. Teoria dos ciclos reais de negócios. A teoria Novo-Keynesiana. O crescimento econômico de médio e longo prazo. A curva de Phillips: inflação e desemprego. As políticas monetária e fiscal em economias abertas: modelo Mundell-Fleming (o modelo IS-LM/BP).

  • Práticas Bancárias e Cooperativistas

    Presencial    60h

    Sistema Financeiro Nacional, Subsistema Normativo e de Intermediação. Modalidades de Bancos: Múltiplos, Comerciais Públicos e Privados, de desenvolvimento comerciais. Cooperativas de crédito: origem e características. Intermediários financeiros bancários e não bancários. Regulação, fiscalização e demais participantes do mercado. Produtos e serviços, contratos e operações. Compliance, ética e regulamentação do mercado.

  • Desenvolvimento Regional

    Presencial    90h

    Espaço, região e território. Teorias da localização e desenvolvimento econômico. Teorias do desenvolvimento regional. Política pública de desenvolvimento regional. Modelos e técnicas de análise em desenvolvimento regional. Os setores primário, secundário e terciário.

6 ª fase

  • Econometria

    Presencial    60h

    A natureza da análise de regressão. Regressão Linear Simples. Estimativa de intervalo. Teste de hipótese. Regressão Linear Múltipla. Multicolinearidade. Heterocedasticidade. Autocorrelação. Variáveis dummies. Modelos de equações simultâneas.

  • Economia Monetária

    Presencial    60h

    Origens e funções da moeda. Demanda e oferta de moeda. Teoria monetária. Política monetária (IS-LM). Inflação. Estrutura e funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

  • Economia Rural

    Disciplina Digital    90h

    Princípios norteadores da Economia Criativa: diversidade cultural, sustentabilidade, inovação e inclusão social. Conceitos fundamentais sobre a criatividade. O pensamento criativo. Motivação para a criatividade. A experiência como impulsionadora do ato criativo. Processos e etapas da criação. Indústria criativa. Economia Criativa e Desenvolvimento Local. Cidades criativas e o planejamento integrado para concertação e formação de resiliência.

  • Optativa

    Presencial    60h

    .

  • Orçamento

    Presencial    90h

    Orçamento familiar; Planejamento orçamentário: conceitos, estrutura do orçamento, ciclo orçamentário, métodos orçamentários; Condições para implementação orçamento: etapas, premissas e metas; orçamento empresarial: lançamento produto, vendas, variáveis de venda, custos produção, despesas, contratações, investimentos, justificativas; Demonstrativo resultado econômico e de caixa orçado e realizado; Processos de análise e revisão das variações orçamentárias.

7 ª fase

  • Análise de Investimentos

    Presencial    90h

    Orçamento de Capital. Construção do Fluxo de Caixa. Taxa Mínima de Atratividade-TMA. Métodos de Avaliação: Valor Presente Líquido-VPL, Valor Anual Uniforme Equivalente-VAUE, Índice de Lucratividade-IL, Taxa Interna de Retorno-TIR, Taxa Interna de Retorno Modificada-TIR-M, Períodos de Pay-back Simples e Descontado. Intersecção de Fisher. Análise de Risco de um Projeto: Análise de Sensibilidade e de Cenários. Avaliação de Empresas (Valuation). Métodos de Avaliação: Contábil/Patrimonial, Liquidação, Fluxo de caixa descontado, Múltiplos, Valor de Mercado Adicionado-MVA.

  • Desenvolvimento Socioeconômico

    Disciplina Digital    60h

    Crescimento, desenvolvimento e subdesenvolvimento. Indicadores Socioeconômicos. As teorias do desenvolvimento: Pensamentos neoclássico, marxista, keynesiano e Schumpeteriano. Tópicos sobre desenvolvimento do capitalismo no pós 2ª Guerra. A visão centro-periferia. A teoria do desenvolvimento sustentável. O Contexto Nacional: disparidades regionais. Globalização. Planejamento e políticas públicas.

  • Economia do Setor Público

    Presencial    60h

    Bens econômicos e falhas de mercado. Atribuições econômicas do Estado na sociedade capitalista. Interpretações sobre a inserção do Estado na Economia: privatizações, incentivos, políticas de desenvolvimento regional. O orçamento público. Noções de finanças públicas. Sistema tributário. A dívida e déficit públicos.

  • Projeto de Trabalho de Curso

    Disciplina Digital    60h

    Elaboração do Trabalho de curso (TC). Elementos pré-textuais. Introdução do TC. Contextualização do Tema e Problema de Pesquisa. Objetivo Geral e Específicos. Justificativa. Estrutura do Documento. Caracterização do Local de Estudo. Revisão Teórica. Procedimentos Metodológicos. Descrição e Análise dos Dados.

  • Projetos Empresariais

    Presencial    90h

    Principais conceitos sobre administração e projetos. Estrutura do projeto empresarial. Caracterização do empreendimento. Plano Estratégico. Plano mercadológico. Plano operacional. Plano financeiro. Análise de investimentos. Análise de sensibilidade aplicada a projetos de investimentos.

8 ª fase

  • Consultoria Econômico Financeira

    Disciplina Digital    90h

    O papel do consultor. Tipos de consultoria. Relacionamento e ética. Os problemas empresariais. Avaliação e diagnóstico empresarial. Elaboração de relatório. Ambiente superavitário. Ambiente deficitário. Orientação financeira. Análise de viabilidade econômica.

  • Economia Internacional

    Presencial    60h

    As teorias de comércio internacional. A teoria da política comercial. Estrutura e análise do balanço de pagamento. Movimentação internacional de capitais. Taxas de câmbio. Organismos Internacionais e Blocos Econômicos. Globalização: Investimento direto e interdependência financeira.

  • Inteligência Analítica

    Presencial    60h

    Introdução a Ciência de Dados. Ferramentas para análise de dados: Power Bi, Phyton, Linguagem R. Big Data. Bancos de Dados relacionais e não relacionais. Elaboração de projetos em ciência de dados. Apresentação de projetos. Apresentação de dados por meio de dashboards. Tomada de decisão através da ciência de dados.

  • Trabalho de Conclusão de Curso

    Presencial    270h

    Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION