Unidades Curriculares

Conheça as Unidades Curriculares do curso de Ciências Econômicas


Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Ciências Econômicas

1 ª fase

A língua portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos diferentes níveis de linguagem. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, ensino, pesquisa e extensão. Ciência e método. Ética aplicada a pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

Revisão de conceitos básicos de matemática: frações, razão, proporção, regra de três, potenciação e radiciação. Funções de 1º e 2º grau, exponenciais e logarítmicas. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Progressão aritmética e geométrica. Derivadas e suas aplicações.

Noções de Informática: hardware e software Editor de textos: formatação, gráficos, tabelas; planilhas eletrônicas: fórmulas, gráficos, tabela dinâmica, macro; software de apresentação. Tecnologias em nuvem: armazenamento, aplicativos para textos, planilhas e vídeos. Noções de Business Intelligence: conceitos e aplicações.

Introdução à economia. Evolução do pensamento econômico. Estudo da microeconomia: demanda, oferta e equilíbrio de mercado, produção e custos, estruturas de mercado. Inflação: inflação de demanda, de custos e inercial. História e importância da moeda. Estudo da macroeconomia: políticas fiscal, monetária, cambial, comercial e de rendas. Contabilidade social. O setor público. O setor externo e os organismos internacionais. Crescimento e desenvolvimento econômico.

A Economia Pré-Capitalista. A Transição para o Capitalismo e a Economia Mercantilista. O Liberalismo Clássico. A Revolução Industrial. Crítica a economia política clássica. As doutrinas Socialistas. A formação do Capitalismo Corporativo. Os marginalistas e a fundamentação teórica neoclássica. A Grande Depressão. A revolução keynesiana. Economia contemporânea. Problemáticas sociais contemporâneas.

2 ª fase

Fundamentos da contabilidade. Estrutura das demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Demonstração do Fluxo de Caixa. Análise das Demonstrações Contábeis: Análise vertical e horizontal, índices de liquidez, estrutura de capital, indicadores de atividade, endividamento e margem de contribuição.

Os povos originários. Colonização e imigração. O capital industrial catarinense. Conflitos pela ocupação do território. Reestruturação produtiva pós-1990. Planejamento político em Santa Catarina. Integração econômica catarinense.

Filosofia: origem e escopo. Filosofia, lógica e argumentação. Metafísica e ontologia. Epistemologia: conceito de conhecimento, casos Gettier, ceticismo, teorias do conhecimento. Ética: metaética, ética normativa, ética aplicada. Estética e Filosofia da Arte.

Os conceitos de matemática financeira; Juros; Taxa de Juros; Porcentagem, fator de correção; Juros simples; Desconto simples; Desconto por dentro e por fora; Juros compostos; Utilização de calculadora financeira ou planilha eletrônica; Taxas proporcionais, equivalentes, nominais, efetivas e reais; Séries de pagamentos; Carência; Sistemas de amortização de empréstimos; Conceito de fluxo de caixa e introdução à análise de investimentos.

Integrais indefinidas: imediatas e por substituição. Integrais definidas. Aplicações de integrais. Funções de Várias Variáveis. Derivadas Parciais. Equações Diferenciais Ordinais.

Organização: arquitetura, estrutura, desenho e configuração. Departamentalização organizacional: delegação, descentralização e centralização. Distribuição e processos de trabalho, layout e fluxogramas. Organogramas e hierarquia organizacional. Normatização: regulamentos, manuais e formulários.

3 ª fase

Introdução à Contabilidade Nacional. Agregados macroeconômicos e identidades contábeis. Cálculo do Produto Interno Bruto: óticas do Produto, da Renda e do Dispêndio. O sistema de contas nacionais do Brasil: as contas econômicas integradas e as tabelas de recursos e usos. O Balanço de pagamentos. O modelo insumo-produto. Indicadores econômicos e sociais.

Conceitos básicos: população, amostra, variáveis, dados, noções de amostragem. Apresentação de dados: séries estatísticas e gráficos. Estatística descritiva: medidas de tendência central, de dispersão, coeficientes de variabilidade, assimetria e curtose. Regressão linear e correlação. Probabilidades: regras de probabilidade, distribuições de probabilidade discretas e contínuas. Números índices.

Povos originários. Fundamentos da colonização: formação e expansão econômica no período colonial. Expansão capitalista e origens da formação industrial. Os complexos regionais. Economia cafeeira e transição da mão de obra escrava para trabalho assalariado. A imigração e formação do mercado de trabalho. A industrialização brasileira anterior à Segunda Guerra. A Crise do Café e a Grande Depressão. Diversidade étnico racial e formação brasileira.

Contexto histórico, sócio-político e Filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

O estudo microeconômico. Análise da demanda, da oferta e o equilíbrio de mercado. Elasticidade. Teoria do comportamento do consumidor. Teoria da produção e Custos.

4 ª fase

Gestão estratégica de custos nas empresas modernas; Custos na indústria, comércio e serviço; Conceitos: terminologia dos gastos e classificação dos gastos; Componentes de custos: Material direto (custo aquisição e valorização dos estoques), Mão de obra direta (composição), gastos gerais de fabricação e despesas indiretas (Centros de custos, rateios e mapa de localização dos custos); Composição do custo direto dos produtos, serviços e mercadoria: cálculo do custo e análise de redução dos custos; Formação e definição do preço indicativo de vendas: método margem de contribuição; Análise custo, volume e lucro.

A reação brasileira a Grande Depressão. A implantação do regime de substituição das importações. O modelo desenvolvimentista brasileiro. A reforma financeira e os planos desenvolvimentistas militares. Êxodo rural e impactos sobre as minorias. A crise dos anos 80 e a abertura econômica dos anos 90. Planos econômicos e reflexos sociais. O debate sobre o desenvolvimento da economia brasileira a partir do programa de estabilização econômica. Tópicos emergentes.

As Políticas macroeconômicas. A teoria macroeconômica clássica. O princípio da demanda efetiva e o modelo Keynesiano simples de determinação da renda: a funções consumo, a função poupança e a eficiência marginal do capital. O modelo IS-LM. Demanda e oferta agregadas no modelo Keynesiano.

A moeda e o dinheiro. Intermediação financeira. Políticas econômicas e a inflação. Sistema Financeiro Nacional. Mercado financeiro. Mercado de capitais. Abertura de capital. Mercado de renda variável. Mercado de renda fixa. Títulos Públicos. Títulos privados. Risco/retorno. Análise de investimentos em ações. Derivativos.

Estruturas de mercado: concorrência perfeita. concorrência monopolística, monopólio e oligopólio. Mercado de fatores e de produção: monopsônio e oligopsônio. Informações assimétricas. Externalidades. Bens Públicos.

5 ª fase

Espaço, região e território. Teorias da localização e desenvolvimento econômico. Teorias do desenvolvimento regional. Política pública de desenvolvimento regional. Modelos e técnicas de análise em desenvolvimento regional. Os setores primário, secundário e terciário.

A Quarta Revolução Industrial: contexto histórico, mudanças sistemáticas e profundas. Princípios norteadores da Economia Criativa: diversidade cultural, sustentabilidade, inovação e inclusão social. Conceitos fundamentais sobre a criatividade. O pensamento criativo. Processos e etapas da criação. Os principais setores criativos. Economia Criativa e Desenvolvimento Local.

A Unidavi compreende como unidades curriculares eletivas um conjunto de unidades definidas pelo NDE, a cada semestre, considerando os cursos de graduação da Unidavi de todas as áreas do conhecimento. No momento dessa definição, a coordenação do curso, traz para a discussão do NDE, as possibilidade de oferta previamente discutidas com a coordenação dos demais cursos da IES. 

Teoria Monetarista e os novos clássicos. Teoria dos ciclos reais de negócios. A teoria Novo-Keynesiana. O crescimento econômico de médio e longo prazo. A curva de Phillips: inflação e desemprego. As políticas monetária e fiscal em economias abertas: modelo Mundell-Fleming (o modelo IS-LM/BP).

Sistema Financeiro Nacional, Subsistema Normativo e de Intermediação. Modalidades de Bancos: Múltiplos, Comerciais Públicos e Privados, de desenvolvimento comerciais. Cooperativas de crédito: origem e características. Intermediários financeiros bancários e não bancários. Regulação, fiscalização e demais participantes do mercado. Produtos e serviços, contratos e operações. Compliance, ética e regulamentação do mercado.

6 ª fase

A natureza da análise de regressão. Regressão Linear Simples. Estimativa de intervalo. Teste de hipótese. Regressão Linear Múltipla. Multicolinearidade. Heterocedasticidade. Autocorrelação. Variáveis dummies. Modelos de equações simultâneas.

Princípios norteadores da Economia Criativa: diversidade cultural, sustentabilidade, inovação e inclusão social. Conceitos fundamentais sobre a criatividade. O pensamento criativo. Motivação para a criatividade. A experiência como impulsionadora do ato criativo. Processos e etapas da criação. Indústria criativa. Economia Criativa e Desenvolvimento Local. Cidades criativas e o planejamento integrado para concertação e formação de resiliência.

A Unidavi compreende como unidades curriculares optativas um conjunto de unidades definidas pelo NDE, semestralmente, considerando a área do curso.

Orçamento familiar; Planejamento orçamentário: conceitos, estrutura do orçamento, ciclo orçamentário, métodos orçamentários; Condições para implementação orçamento: etapas, premissas e metas; orçamento empresarial: lançamento produto, vendas, variáveis de venda, custos produção, despesas, contratações, investimentos, justificativas; Demonstrativo resultado econômico e de caixa orçado e realizado; Processos de análise e revisão das variações orçamentárias.

Origens e funções da moeda. Demanda e oferta de moeda. Teoria monetária. Política monetária (IS-LM). Inflação. Estrutura e funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

7 ª fase

Orçamento de Capital. Construção do Fluxo de Caixa. Taxa Mínima de Atratividade-TMA. Métodos de Avaliação: Valor Presente Líquido-VPL, Valor Anual Uniforme Equivalente-VAUE, Índice de Lucratividade-IL, Taxa Interna de Retorno-TIR, Taxa Interna de Retorno Modificada-TIR-M, Períodos de Pay-back Simples e Descontado. Intersecção de Fisher. Análise de Risco de um Projeto: Análise de Sensibilidade e de Cenários. Avaliação de Empresas (Valuation). Métodos de Avaliação: Contábil/Patrimonial, Liquidação, Fluxo de caixa descontado, Múltiplos, Valor de Mercado Adicionado-MVA.

Crescimento, desenvolvimento e subdesenvolvimento. Indicadores Socioeconômicos. As teorias do desenvolvimento: Pensamentos neoclássico, marxista, keynesiano e Schumpeteriano. Tópicos sobre desenvolvimento do capitalismo no pós 2ª Guerra. A visão centro-periferia. A teoria do desenvolvimento sustentável. O Contexto Nacional: disparidades regionais. Globalização. Planejamento e políticas públicas.

Bens econômicos e falhas de mercado. Atribuições econômicas do Estado na sociedade capitalista. Interpretações sobre a inserção do Estado na Economia: privatizações, incentivos, políticas de desenvolvimento regional. O orçamento público. Noções de finanças públicas. Sistema tributário. A dívida e déficit públicos.

Elaboração do Trabalho de curso (TC). Elementos pré-textuais. Introdução do TC. Contextualização do Tema e Problema de Pesquisa. Objetivo Geral e Específicos. Justificativa. Estrutura do Documento. Caracterização do Local de Estudo. Revisão Teórica. Procedimentos Metodológicos. Descrição e Análise dos Dados.

Principais conceitos sobre administração e projetos. Estrutura do projeto empresarial. Caracterização do empreendimento. Plano Estratégico. Plano mercadológico. Plano operacional. Plano financeiro. Análise de investimentos. Análise de sensibilidade aplicada a projetos de investimentos.

8 ª fase

O papel do consultor. Tipos de consultoria. Relacionamento e ética. Os problemas empresariais. Avaliação e diagnóstico empresarial. Elaboração de relatório. Ambiente superavitário. Ambiente deficitário. Orientação financeira. Análise de viabilidade econômica.

As teorias de comércio internacional. A teoria da política comercial. Estrutura e análise do balanço de pagamento. Movimentação internacional de capitais. Taxas de câmbio. Organismos Internacionais e Blocos Econômicos. Globalização: Investimento direto e interdependência financeira.

Introdução a Ciência de Dados. Ferramentas para análise de dados: Power Bi, Phyton, Linguagem R. Big Data. Bancos de Dados relacionais e não relacionais. Elaboração de projetos em ciência de dados. Apresentação de projetos. Apresentação de dados por meio de dashboards. Tomada de decisão através da ciência de dados.

Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.

Notícias do Curso
Veja mais

Galeria de Vídeos