Unidades Curriculares

Curso de Design de Interiores

1 ª fase

  • Computação Gráfica

    Presencial    80h

    Softwares aplicados ao Design de Interiores. Conceitos, ferramentas e aplicabilidade do AutoCAD e SketchUp.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    80h

    Contexto histórico, sócio-político e Filosófico do surgimento da Nova Ciência; Indivíduo e Sociedade; As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores; Cultura, identidade e diversidade cultural; Direitos Humanos; Relações étnico- raciais e de gênero; Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Princípios do Design

    Disciplina Digital    80h

    História da Arte e correntes artísticas a partir do século XX. Conceitos de estética e elementos da comunicação visual. História do design. Design digital: histórico e tendências. Noções básicas de Semiótica. Princípios da Gestalt. Teoria e psicologia das cores.

  • Projeto de Interiores I

    Presencial    120h

    Elaboração de projeto de interiores (desenho a mão), a partir de temas/clientes pré-definidos; Briefing; Painel Semântico; Estudo do Layout; Escala, proporção e ergonomia; Desenvolvimento de maquete física; Introdução ao Design de Interiores.

  • Desenho Técnico

    Presencial    80h

    Normas para desenho técnico; Planta Baixa, cortes, vistas; escala, simbologia; Estudo das Perspectivas; Desenhos artísticos; Geometria Espacial.

2 ª fase

  • Arquitetura de Interiores

    Disciplina Digital    80h

    Conforto Térmico: Conceitos básicos, materiais adequados, analise do sol. Conforto Acústico: Conceitos básicos de acústica, materiais adequados, estudo do som. Noções de Arquitetura: Viga, Pilar, aberturas, elétrica, hidráulica, sapata, fundação.

  • Iluminação

    Disciplina Digital    80h

    História e conceitos da iluminação. Aspectos físicos e perceptivos da luz e suas aplicações em projetos de iluminação interno e externos para ambientes residenciais, comerciais e institucionais. Tipos de lâmpadas e aplicabilidade. Projeto de iluminação. Desenvolvimento de protótipo de luminária. Normas Brasileiras sobre iluminação artificial.

  • Materiais e Revestimentos

    Presencial    80h

    Tipos de revestimentos utilizados em projetos de interiores para áreas internas e externas. Compreensão dos diversos materiais de revestimentos e novos lançamentos de mercado que englobam piso e parede e teto; Projeto básico de paginação de piso e de gesso.

  • Mobiliário Residencial

    Presencial    80h

    Ergonomia do mobiliário residencial, estilos e aplicações. Materiais utilizados em móveis residenciais. Representação gráfica eletrônica de projeto de mobiliário e maquete de mobiliário.

  • Projeto de Interiores II

    Presencial    120h

    Elaboração de projeto de interiores (residencial), a partir de temas/clientes pré-definidos, envolvendo processos de layout, piso, parede, mobiliário e decoração, conforto térmico e acústico. Representação gráfica de projetos.

3 ª fase

  • Apresentação de Projetos Digitais

    Presencial    80h

    Softwares aplicados a representação no Design de Interiores. Ferramentas digitais para a representação gráfica de projetos e apresentações de imagens realísticas, maquetes digitais e passeios virtuais.

  • Decoração de Interiores

    Presencial    80h

    Refinamento e finalização de projeto: Objetos de decoração, composições, materiais, cores, tintas, estilos de decoração, cortinas, papel de parede, revestimentos, tendências, mobiliário solto, iluminação, Visitas técnicas e palestras com empresas, fabricantes e representantes da área.

  • Laboratório de Criação

    Presencial    120h

    Métodos, técnicas e ferramentas projetuais aplicadas à produção multimídia. Processo criativo. Técnicas de criatividade.

  • Mobiliário Comercial

    Disciplina Digital    80h

    Materiais aplicados em móveis comerciais. Análise e desenvolvimento de projeto de móveis para ambientes comerciais e institucionais. O uso da efemeridade e sustentabilidade no mobiliário comercial.

  • Projeto de Interiores III

    Disciplina Digital    120h

    Elaboração de projeto de interiores (comercial), a partir de temas/clientes pré-definidos, envolvendo os processos criação e conceituação de projeto. Definição de fluxos, composição de materiais, aplicação do desenho universal, utilização de materiais sustentáveis, tendo como resultado final projeto técnico executivo e representação volumétrica digital com software 3D para o projeto de Interiores.

4 ª fase

  • Eletiva

    Disciplina Digital    80h

    Disciplina eletiva a definir.

  • Empreendedorismo e Inovação

    Disciplina Digital    80h

    Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidade e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios Inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro.

  • Gerenciamento de Projetos e Obras

    Presencial    120h

    Gerenciamento, programação e controle de obras, desde a concepção do projeto até sua materialização. Relações com o cliente, propostas comerciais e contratos, honorários de projeto, construção de cartela de clientes, legislação aplicada ao projeto de interiores.

  • Paisagismo

    Presencial    80h

    Temáticas e aplicabilidade das técnicas paisagísticas. Projetos embasados no uso e funcionalidade dos grupos vegetais, dos elementos arquitetônicos e de composição e estética para a ornamentação de interiores e ambientes integrados a espaços construídos.

  • Projeto de Interiores IV

    Presencial    120h

    Elaboração de projeto de interiores (institucional), a partir de temas/clientes pré-definidos, envolvendo processos de piso, parede, mobiliário, decoração, iluminação, forro e paisagismo. Representação volumétrica digital em software 3D.

Acompanhe as nossas
Notícias

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION