Unidades Curriculares

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Disciplinas do Curso

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1 ª fase

Fatores representativos do desenho: luz/sombra, volume, perspectiva, composição. Desenho Manual: Técnicas de proporção da figura humana. Transformação da figura humana para a figura de moda. Croqui. Detalhamento da figura humana: face, olhos, boca, mãos e pés, cabelos. Desenvolver e interpretar peças de moda e acessórios do vestuário destinados ao público masculino e feminino - adulto e infantil.

Contexto histórico, sócio-político e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

Arte: conceituação e períodos históricos. Processos evolutivos da representação artística ao longo do desenvolvimento da cultura ocidental. Moda: conceituação. Sistema simbólico e perspectiva histórica. Localização temporal dos diversos estilos. Consumo da moda ocidental a partir do século XIV. Transformações do sistema de moda no século XIX até a atualidade. História do jeanswear.

Princípios da criatividade: Conceitos e ferramentas do processo criativo. Processo criativo através da pesquisa. Técnicas de ferramenta de criatividade. A moda como representação material e simbólica. Estudo de técnicas artesanais. Utilização de materiais tradicionais, inovadores e alternativos na criação de produtos de moda. Cor: classificação e propriedades das cores. Harmonia e combinação das cores. Aplicação de estampas, bordados, aviamentos, entre outros.

Sustentabilidade: princípios da sustentabilidade. Conceito, objetivos e metas. Agenda 21. Agenda 2030. Sistema de moda sustentável: conceitos, objetivos, mudanças de comportamento, evolução do processo e conscientização profissional. Impacto da indústria da moda nos ecossistemas. Responsabilidade social. Moda circular. Slow Fashion.

2 ª fase

A Língua Portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos seus diferentes níveis. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão. Ciência e método. Ética aplicada à Pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

Princípios da linguagem visual: desenvolver a comunicação e percepção visual por meio da linguagem de conceitos, formas, estética e imagens para a criação de produtos de moda. Elementos da Semiótica aplicados ao design de moda: busca da compreensão do conceito e os fundamentos da Semiótica: signos, símbolos e seus significados. Aplicação dos conceitos da Semiótica na leitura de imagens e concepção de produtos de moda.

Fundamentos da Tecnologia Têxtil: compreender tipos de fibras, os processos de fiação, construção de tecidos, tecelagem e malharia, beneficiamento têxtil. Construção do glossário têxtil. Identificar a aplicabilidade dos materiais na construção de artigos da moda. Sustentabilidade nos materiais e processos têxteis.

Princípios da Matemática: Geometria. Trigonometria. Escala e unidades de medidas. Fundamentos da Modelagem: conceitos básicos da Modelagem do Vestuário. Estudo da Antropometria. Medidas Referenciais do Corpo Humano. Estudo Anatômico do Corpo Humano Planificado. Tabela de Medidas do Corpo Humano. Ferramentas e materiais para Modelagem. Modelagem plana manual. Estudo de Bases Industriais do Vestuário Feminino e Masculino. Identificação dos Moldes. Interpretação de Modelos do Vestuário.

Macrotendência. Microtendência. Pesquisa e interpretação de tendências de moda. Pesquisa histórica, social, cultural e tecnológica. Análise da moda na atualidade. Pesquisa de comportamento do consumidor: métodos e ferramentas.

3 ª fase

Desenho técnico: desenho digital das figuras planas (feminino, masculino e infantil) para representação do desenho técnico de peças de vestuário em software específico. Ficha técnica: elaborar fichas técnicas de produto de moda.

Fundamentos do design de superfície: conceito e campo de ação do design têxtil. Fontes de criatividade para criação têxtil. Métodos de criação de padrões e construção de padronagens têxteis. Composição e harmonia de cores.

Conceito da técnica tridimensional: origem, aspectos e o uso no processo industrial. Relação entre técnica, corpo e criatividade. Execução da técnica com o uso dos bustos de costura. Interpretação de modelos do vestuário. Refilamento. Moldes.

Tecnologia da confecção: história, Revolução Industrial, tipos de maquinários, componentes das máquinas, aparelhos de costura, agulhas e linhas. Fundamentos técnicos para a confecção de peças do vestuário. Confeccionar peças do vestuário selecionando as máquinas de costura adequadas para cada modelo.

Definição de conceitos: denim, jeans e índigo. Compreender as características dos tecidos denim. Bases de corantes. Processo produtivo. Beneficiamento em lavanderia. Desenvolvimento de aviamentos específicos para o jeanswear. Alternativas para o desenvolvimento de jeanswear de forma sustentável.

4 ª fase

Formação e desenvolvimento de coleções com ênfase em sustentabilidade em todas as etapas: conceito, pesquisa de tendências, pesquisa de comportamento, pesquisa de mercado, painel inspiracional, briefing, identificação do público-alvo, definição de persona, processo criativo, escolha de tema, cartela cores, mix de produtos, desenhar o mix de produto.

Desenvolver a modelagem básica, graduação e encaixe de produtos do vestuário utilizando softwares específicos.

Confeccionar peças do vestuário selecionando as máquinas de costura adequadas para cada modelo. Qualidade no processo de confecção.

Estudo e análise de produção de moda: catálogos, feiras, desfiles, convenções, concursos e vitrines. Análise e interpretação de editoriais de moda: produção geral, fotografia, iluminação, looks, locação, objetos de cena, casting, conceito, formato, beleza, perfil da publicação e identificação de público-alvo.

Gestão estratégica de custos nas empresas modernas. Custos na indústria, comércio e serviço. Conceitos: terminologia dos gastos e classificação dos gastos. Componentes de custos: material direto (custo aquisição e valorização dos estoques), Mão de obra direta (composição), gastos gerais de fabricação e despesas indiretas (Centros de custos, rateios e mapa de localização dos custos). Composição do custo direto dos produtos, serviços e mercadoria: cálculo do custo e análise de redução dos custos. Formação e definição do preço indicativo de vendas: método margem de contribuição. Análise custo, volume e lucro.

5 ª fase

Definição de cartela de aviamentos. Desenhar aviamentos. Planejamento e etapas do processo de produção. Seleção de matéria-prima. Avaliação de custos e elaboração da ficha técnica do produto.

História da fotografia. Fotografia artística. Noções teóricas e práticas sobre aspectos técnicos da câmera e objetivas. Recursos e formatos de arquivos. Técnica fotográfica ¿ enquadramentos, luz, forma, contraste, profundidade de campo. Planejamento e construção da imagem fotográfica. Tratamento e manipulação de imagens. Exposição fotográfica.

Posicionamento competitivo da indústria têxtil e confecção catarinense e brasileira. Cadeia de valor global e local do negócio da moda. Análise econômica da viabilidade do produto. Sustentabilidade: responsabilidade e transparência dentro de suas cadeias de suprimentos. Impacto social positivo. Transparência. Produção responsável. Sistemas produtivos do vestuário e estratégias competitivas com foco sustentável. Planejamento e Controle da Produção (PCP). Gestão da qualidade total. Economia circular.

A Unidavi compreende como unidades curriculares optativas um conjunto de unidades previamente definidas semestralmente pelo NDE, considerando a área do curso. No momento dessa definição, o NDE discute a possibilidade de oferta com a coordenação dos demais cursos da área.

6 ª fase

Desenvolver uma coleção de moda sustentável. Definir tema; revisão bibliográfica; fundamentação teórica; estado da arte; metodologia projetual. Pesquisa de campo para aplicação do projeto. Geração de alternativas para o projeto de TCC. Seleção e execução de dois itens do projeto. Elaboração de um plano de economia circular das peças criadas. Apresentação do projeto e considerações finais.

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