Unidades Curriculares

Conheça as Unidades Curriculares do curso de Educação Física - Bacharelado


Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Educação Física - Bacharelado

1 ª fase

Planos e eixos de movimento. Fundamentos da Anatomia e Fisiologia Humana: circulatório e respiratório, musculoesquelético e articular.

Tipos e técnicas de amostragem. Elaboração de banco de dados. Análise estatística descritiva e inferencial. Discussão de testes estatísticos fundamentais para as ciências da saúde. Entendimento de análise de dados e dos resultados.

Bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células. Material genético: natureza, estrutura, expressão, localização e transmissão. Métodos de diagnóstico molecular de doenças e terapia gênica.

Exercício da Profissão. Código de Ética Profissional. História da Educação Física: ginástica, esporte e condicionamento físico. Prática como componente curricular.

A Língua Portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos seus diferentes níveis. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão. Ciência e método. Ética aplicada à Pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

Princípios básicos de primeiros socorros e biossegurança. Ações imediatas e primeiros socorros em situações de emergência e urgência. Prevenção de acidentes.

2 ª fase

Fundamentos da Anatomia e Fisiologia Humana dos Sistemas: nervoso central, periférico e autônomo, tegumentar, digestório, endócrino, urinário e genital masculino e feminino.

História e evolução do Atletismo. Provas de pista e provas de campo. Outras competições. Metodologia do ensino do Atletismo. Prática como componente curricular.

Química e importância biológica de aminoácidos, proteínas, enzimas, vitaminas, coenzimas, lipídeos e carboidratos. Bioenergética e processos metabólicos. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos e proteínas. Regulação e integração metabólica.

Contexto histórico, sócio-político e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

História e evolução da Ginástica. Terminologia básica. Capacidades físicas. Tipos de Ginástica. Metodologia do ensino de Ginástica. Prática como componente curricular.

3 ª fase

Introdução e conceitos fundamentais para compreensão do crescimento e desenvolvimento motor. Bases teóricas e cronobiológicas do crescimento e desenvolvimento motor. Ambiente, tarefa e indivíduo. Fases do desenvolvimento motor: aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos.

História e evolução da Dança. Atividades rítmicas. Expressão corporal. Metodologia do ensino da Dança. Prática como componente curricular.

Fundamentos da Didática. Tendências pedagógicas. Organização do processo ensino-aprendizagem. Currículo escolar, planejamento e avaliação. Saberes necessários à docência.

Adaptações do exercício: aeróbio, resistido. Mecanismos de fadiga. Ambiente e exercício: temperatura e altitude.

História e evolução do Futebol/Futsal. Elementos técnicos individuais e coletivos. Sistemas táticos. Metodologia do ensino do Futebol. Prática como componente curricular.

História e evolução do Voleibol. Elementos técnicos individuais e coletivos. Sistemas táticos. Metodologia do ensino do Voleibol. Prática como componente curricular.

4 ª fase

Teoria do programa motor e sistemas dinâmicos. Feedback intrínseco e aumentado. Teste de retenção e transferência. Condições de prática. Capacidades. Prática como componente curricular.

História e evolução do Basquetebol. Elementos técnicos individuais e coletivos. Sistemas táticos. Metodologia do ensino do Basquetebol. Prática como componente curricular.

Histórico e conceituação de Cinesiologia e Biomecânica. Planos e eixos. Anatomia e Cinesiologia do movimento humano. Conceitos Mecânicos e Leis de Newton. Aspectos Biomecânicos do Tecido Ósseo. Aspectos Biomecânicos das Articulações. Aspectos Biomecânicos da Função Neuromuscular. Estudo Cinesiológico e Biomecânico dos Segmentos Corporais. Marcha. A importância dos Fluidos. Equilíbrio. Cinesiologia e Biomecânica Aplicada.

História, evolução, aspectos técnicos e táticos das modalidades de caráter da cultura regional: Bocha, Bolão, Boliche, Tiro Esportivo, Ciclismo, Tênis de Mesa, Tênis de Campo. Prática como componente curricular.

História e evolução do Handebol. Elementos técnicos individuais e coletivos. Sistemas táticos. Metodologia do ensino do Handebol. Prática como componente curricular.

História, evolução e aspectos técnicos das diferentes formas de manifestações das Lutas: Judô, Jiu Jitsu, Karatê, Taekwondo, Wrestling, Boxe, Muay Thai, Capoeira. Prática como componente curricular.

5 ª fase

Processo de saúde-doença. Políticas de saúde no Brasil: história e relação com a formação do Sistema Único de Saúde. Sistema Único de Saúde: organização, funcionamento, financiamento e estratégias. Necessidades individuais e coletivas de saúde da população: relação com a atividade física.

Diagnóstico do campo de Estágio na área do Esporte. Observação, coparticipação e intervenção supervisionada. Metodologia de Projetos. Relatório Final. Socialização.

Adaptações do exercício: aeróbio, resistido. Mecanismos de fadiga. Ambiente e exercício: temperatura e altitude. Prática como componente curricular.

A Psicologia enquanto ciência e sua intervenção no processo de desenvolvimento humano. Estudo sobre a relação da Psicologia nos diferentes aspectos relacionados à ciência do esporte, à prática da atividade física e concepção do modelo físico ideal midiático como fontes de motivação. Stress; ansiedade; personalidade; interações pessoais; liderança; agressividade e desempenho esportivo.

6 ª fase

Técnicas em medidas de avaliação física: cardiorrespiratória, neuromuscular, flexibilidade. Medidas e avaliação do crescimento e desenvolvimento motor. Prática como componente curricular.

Diagnóstico do campo de Estágio na área da Saúde. Observação, coparticipação e intervenção supervisionada. Relatório Final. Socialização.

Filosofia: origem e escopo. Filosofia, lógica e argumentação. Metafísica e ontologia. Epistemologia: conceito de conhecimento, casos Gettier, ceticismo, teorias do conhecimento. Ética: metaética, ética normativa, ética aplicada. Estética e Filosofia da Arte.

Conceitos e mecanismos fisiopatológicos das principais comorbidades: doenças cardiovasculares, respiratórias, osteoarticulares, musculares e metabólicas. Alterações fisiológicas na gestação e adolescência. Exercícios físicos específicos para esses grupos especiais. Envelhecimento. Prática como componente curricular.

Avaliação do aparelho locomotor, cardiorrespiratório e demais sistemas funcionais. Anamnese. Palpação. Inspeção. Testes específicos.

Princípios gerais da avaliação e prescrição de exercícios. Métodos e variáveis do treinamento. Execução dos exercícios. Programas de exercícios físicos específicos aos diferentes grupos. Prática como componente curricular.

7 ª fase

Diagnóstico do campo de Estágio na área da Cultura e do Lazer. Observação, coparticipação e intervenção supervisionada. Relatório Final. Socialização.

Políticas no esporte, cultura e lazer. Eventos e programas no campo do esporte, cultura e lazer. Plano de negócios e gestão na Educação Física. Gestão de pessoas. Marketing.

Jogo, brinquedo e brincadeira. Concepções clássicas do jogo. Recreação. Gincana. Prática como componente curricular.

História e evolução das atividades aquáticas. Deslocamentos básicos e segurança. Metodologia do ensino dos deslocamentos diferenciados: Lúdico e Esportivo. Atividades de ginástica e jogos na água. Prática como componente curricular.

Conceitos do Treinamento Funcional e Pilates. Métodos e variáveis do Treinamento Funcional e Pilates. Execução e correção dos exercícios. Prescrição de programas de exercícios funcionais e Pilates aos diferentes grupos e objetivos. Prática como componente curricular.

8 ª fase

Metodologia do ensino das atividades físicas adaptadas: Exercício físico e Paradesporto. Prática como componente curricular.

Ecologia e legislação ambiental. Características das diferentes manifestações das práticas corporais de aventura: Rafting, Trekking, Paintball, Rapel, Escalada, Slackline. Corrida de aventura. Equipamentos e segurança. Prática como componente curricular.

Modalidades de Trabalhos de Conclusão de Curso. Artigo. Apresentação.

Princípios científicos do treinamento esportivo. Meios e métodos. Carga de treinamento. Capacidades físicas. Periodização do treinamento desportivo. Prática como componente curricular.

Notícias do Curso
Veja mais

Galeria de Vídeos