Unidades Curriculares

Curso de Engenharia Civil

1 ª fase

  • Álgebra Linear e Geometria Analítica

    Presencial    60h

    Matrizes. Sistemas lineares. Vetores. Produto escalar, vetorial e misto. Retas e planos. Cônicas e Superfícies Quádricas.

  • Engenharia e Profissão

    Presencial    30h

    Conceituação da Engenharia, o sistema profissional, o mercado de trabalho e as áreas de atuação. Conceitos e ferramentas para a abordagem de problemas. Processo criativo. Análise de Casos. Relatório Técnico.

  • Expressão Gráfica

    Disciplina Digital    60h

    Introdução ao desenho técnico. Noções de desenho à mão livre. Escalas e cotas. Vistas ortográficas principais, auxiliares e seccionais de peças simples. Perspectiva. Normas de representação de desenho técnico. Interpretação de desenho técnico.

  • Física I

    Presencial    60h

    Grandezas físicas. Vetores. Cinemática e dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Momento linear. Cinemática e dinâmica da rotação. Momento angular. Oscilações. Ondas em meios elásticos. Ondas sonoras. Atividades de laboratório.

  • Linguagem e Métodos

    Disciplina Digital    60h

    A língua portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos diferentes níveis de linguagem. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, ensino, pesquisa e extensão. Ciência e método. Ética aplicada a pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

  • Química Geral

    Presencial    30h

    Estrutura atômica. Classificação periódica. Ligações químicas. Introdução às funções químicas e reações. Soluções.

2 ª fase

  • Cálculo I

    Presencial    60h

    Conjuntos numéricos. Funções. Limites e continuidade. Derivadas. Aplicações da Derivada.

  • Estatística

    Disciplina Digital    60h

    Conceitos básicos: população, amostra, variáveis, dados, noções de amostragem. Apresentação de dados: séries estatísticas e gráficos. Estatística descritiva: medidas de tendência central, de dispersão, coeficientes de variabilidade, assimetria e curtose. Regressão linear e correlação. Probabilidades: regras de probabilidade, distribuições de probabilidade discretas e contínuas. Números índices.

  • Física II

    Presencial    60h

    Carga elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Corrente e resistência elétrica. Força eletromotriz e circuitos elétricos. Campo magnético. Lei de Ampére. Lei de Faraday. Indutância. Atividades de laboratório.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sócio-político e Filosófico do surgimento da Nova Ciência; Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores; Cultura, identidade e diversidade cultural; Direitos Humanos; Relações étnico- raciais e de gênero; Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Química Tecnológica

    Presencial    60h

    Oxidação. Redução. Qualidade da água. Corrosão e proteção. Gases. Combustíveis.

3 ª fase

  • Cálculo II

    Presencial    60h

    Integrais indefinidas e definidas. Técnicas de integração. Aplicações da integral definida. Integrais impróprias. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais e suas aplicações.

  • Ciência dos Materiais

    Disciplina Digital    60h

    Processos de extração e síntese dos materiais. Propriedades dos materiais; ligações; cristalinidade e estado amorfo. Ligas metálicas ferrosas e não ferrosas. Transformação de fases em metais e tratamento térmico. Propriedades e Processamento de Polímeros de Engenharia. Propriedades e processamento de cerâmicas. Materiais de alto desempenho. Materiais Compósitos. Degradação de materiais. Atividades práticas.

  • Eletricidade

    Presencial    60h

    Sistema de unidades, corrente elétrica, voltagem, potência, energia; medidores; teoria de erros; amperímetro, voltímetro, ohmímetro; lei de Ohm; circuitos série e paralelo; divisor de tensão; máxima transferência de potência; princípio da superposição; teoremas de Thévenin e de Norton; comandos de lâmpadas; contator; uso do osciloscópio; circuitos RC, RL e RLC em regime permanente senoidal; diodos, circuito estabilizador; transistor bipolar; transistor de efeito de campo; amplificadores; semicondutores opto-eletrônicos.

  • Geologia e Geotecnia

    Disciplina Digital    30h

    Estrutura e características da Terra. Tectônica de placas. Sismos. Minerais. Rochas. Intemperismo. Formação dos solos. Erosão. Geologia do Brasil e de Santa Catarina. Geologia estrutural. Métodos de investigação. Geologia aplicada a construção civil.

  • Mecânica Geral

    Presencial    60h

    Estática dos pontos materiais. Sistemas equivalentes de força. Equilíbrio dos corpos rígidos. Centróides e baricentros. Treliças. Forças em vigas e cabos. Atrito. Momento de inércia. Cinemática das partículas e do corpo rígido. Dinâmica da partícula e do corpo rígido. Trabalho, Energia e Momento linear. Energia, Impulso Linear e Impulso Angular para Corpos Rígidos.

  • Projetos de Edificações

    Disciplina Digital    30h

    Introdução ao software de desenho assistido por computador (CAD). Ferramentas do software de desenho. Aplicação do software CAD para desenhos de projetos: arquitetônico, estrutural, instalações hidrossanitárias e instalações elétricas.

4 ª fase

  • Algoritmos

    Disciplina Digital    60h

    Raciocínio Lógico. Programação: estrutura lógica, codificação, modularização. Linguagem de Programação. Análise da Estrutura e Funcionalidade de Programas. Identificação de erros e do fluxo de execução. Práticas de Programação: comando sequencias, condicionais e repetição.

  • Cálculo III

    Presencial    60h

    Integração múltipla. Equações diferenciais de 1ª e 2ª ordem. Equações lineares de ordem n.

  • Fenômeno dos Transportes

    Presencial    60h

    Conceitos e Definições Fundamentais de Fluidos. Meio contínuo. Propriedades dos Fluidos. Conceitos de Fenômenos de Transportes e Analogia entre os Processos Difusivos Unidimensionais. Fundamentos de Estática dos Fluidos. Manometria. Forças sobre superfícies submersas. Empuxo e estabilidade. Descrição e Classificação dos Escoamentos. Escoamento invíscido e incompressível Equação de Bernoulli. Fundamentos de Transmissão de Calor. Leis básicas da transmissão de calor. Mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Mecanismos combinados de transmissão de calor. Condução Unidimensional em Regime Permanente. 

  • Material de Construção Civil

    Presencial    60h

    Classificação e propriedades dos materiais de construção. Normatização. Pedras naturais. Agregados. Aglomerantes. Argamassas. Concretos. Aditivos e adições minerais para argamassas e concretos. Atividades de laboratório.

  • Resistência dos Materiais I

    Presencial    60h

    Ações em estruturas. Vínculos e reações de apoio. Tensão. Deformação. Propriedades mecânicas dos materiais. Tração e compressão. Cisalhamento. Torção. Flexão simples. Flexão composta.

5 ª fase

  • Cálculo Numérico

    Disciplina Digital    60h

    Sistemas de Numeração: Binário, Octal e Hexadecimal. Noções de erro; Séries de Taylor e Aproximações; Zeros reais de funções reais; Método da Bissecção e Newton-Raphson; Resolução de Sistemas Lineares: Método de Lagrange e Método de Jacobi; Interpolação Polinomial.

  • Material de Revestimento

    Disciplina Digital    60h

    Técnicas construtivas e propriedades: revestimentos de paredes e teto (madeiras, materiais cerâmicos, materiais metálicos, vidros, tintas e vernizes). Esquadrias. Polímeros. Materiais betuminosos.

  • Resistência dos Materiais II

    Presencial    60h

    Flexão Assimétrica e Cargas Combinadas; Transformação de Tensão; Transformação de Deformação; Relações Material-Propriedade e Teorias de Falha; Projetos de Vigas e Eixos; Deflexão de Vigas e Eixos; Flambagem de Colunas; Métodos de Energia.

  • Teoria das Estruturas I

    Presencial    60h

    Conceitos iniciais: morfologia das estruturas, classificação das estruturas, grau de estaticidade. Análise de estruturas isostáticas: análise de vigas simples pelo método das seções e superposição de efeitos, vigas Gerber, vigas inclinadas, pórticos simples, cabos, arcos e grelhas. Cargas móveis em estruturas isostáticas. Linhas de influência. Noções sobre combinações de ações e ações em estruturas em edificações.

  • Topografia I

    Presencial    60h

    Introdução a topografia. Equipamentos topográficos. Sistemas de coordenadas. Medidas de ângulos. Medidas de distâncias. Métodos de levantamentos planimétricos. Cálculos de áreas e volumes. Altimetria. Métodos de nivelamentos. Desenho topográfico. Atividades práticas.

6 ª fase

  • Conforto Térmico, Acústico e Luminotécnico

    Disciplina Digital    30h

    Conforto térmico, acústico e lumínico. Desempenho térmico, acústico e lumínico do ambiente construído. Propriedade térmica dos materiais. Bioclimatologia. Sistemas passivos de condicionamento térmico. Geometria solar. Sistemas de proteção solar. Ventilação e iluminação natural do ambiente construído. Eficiência energética em edificações. Normatização.

  • Estrutura de Concreto I

    Presencial    60h

    Introdução ao concreto armado: histórico, vantagens e desvantagens e, normas. Materiais e suas propriedades. Concreto, aço e resistência dos elementos. Diretrizes e critérios para a durabilidade das estruturas de concreto armado: vida útil, agressividade ambiental, características do concreto, cobrimento das armaduras e altura útil. Segurança das estruturas de concreto armado: estados limites, ações nas estruturas e resistência de cálculo. Dimensionamento a flexão normal simples: armadura longitudinal. Estados limites de utilização: deformação e fissuração. Aderência: aderência entre concreto e aço, ancoragem das barras e barras com gancho. Emendas das barras da armadura. 

  • Hidrologia

    Disciplina Digital    30h

    Ciclo hidrológico. Bacia hidrográfica: características físicas, declividade, ordem dos cursos dágua, tempo de concentração. Balanço hídrico. Precipitação: classificação, formação, medição, chuvas intensas. Evapotranspiração. Infiltração. Águas subterrâneas. Escoamento superficial e vazão de projetos: hidrogramas, métodos SCS-CN, método racional. Medição de vazão. Regularização de vazão. Cheias: controle, propagação.

  • Instalações Elétricas

    Presencial    30h

    Componentes das instalações elétricas prediais. Normas. Simbologia para projetos elétricos. Determinação das cargas de luz e tomadas. Ligações de tomadas e comandos de iluminação. Divisão de circuitos. Diagrama unifilar. Dimensionamento de condutores. Dimensionamento da proteção dos circuitos. Dimensionamento de elétrodutos. Potência instalada e cálculo da demanda. Dimensionamento do alimentador. Projeto de instalações telefônicas, televisores, interfones e redes lógicas. Projetos elétricos.

  • Legislação e Ética Aplicada a Engenharia Civil

    Disciplina Digital    30h

    Sistema profissional. Legislação profissional. Exercício profissional. Atribuições profissionais. Código de ética profissional. Anotação de responsabilidade técnica. Acervo técnico. Registro e carteira profissional. Remuneração profissional. Registro de direito autoral. Código de defesa do consumidor.

  • Teoria das Estruturas II

    Presencial    60h

    Estruturas hiperestáticas. Método dos esforços. Método dos deslocamentos. Noções sobre análise matricial barras: treliça, viga, pórtico plano e grelha. Processo de Cross. Linhas de influência em estruturas hiperestáticas.

  • Topografia II

    Presencial    120h

    Planialtimetria. Topologia. Batimetria. Emprego de planta topográfica. Divisão de terras. Locação de obras. Terraplanagem. Geotecnologias. Noções de aerofotogrametria. Atividades práticas.

7 ª fase

  • Administração

    Disciplina Digital    30h

    Organizações e administração. Princípios da administração. Funções administrativas. Funções empresariais. Noções de administração da produção, financeira e suprimentos. Contabilidade e balanço.

  • Engenharia Econômica

    Disciplina Digital    30h

    Juros. Taxas de juros. Fluxo de caixa. Equivalência de capitais. Sistemas de amortização. Métodos de análise e seleção de alternativas de investimentos. Inflação. Correção monetária. Análises de risco.

  • Estradas I

    Presencial    90h

    Noções de sistemas de transportes. Geotecnia e mecânica dos solos aplicada a projetos rodoviários/ferroviários. Pavimentação. Materiais empregados na pavimentação. Dimensionamento de pavimentos flexíveis e rígidos. Drenagem.

  • Estrutura de Concreto II

    Presencial    60h

    Dimensionamento à flexo-compressão normal e oblíqua. Flambagem das barras. Classificação dos pilares. Disposição construtiva dos pilares: dimensões mínimas das seções, armadura longitudinal e transversal, cobrimento da armadura e emenda das barras. Dimensionamento e detalhamento de pilares. Dimensionamento à torção. Dimensionamento à flexo-tração normal. Dimensionamento e detalhamento de escadas usuais dos edifícios, viga-parede e reservatórios de edifícios. Problemas patológicos: pilares, escadas, viga-parede e reservatório.

  • Hidráulica

    Disciplina Digital    30h

    Introdução a hidráulica. Hidrostática: Lei de Pascal, Lei de Stevin, medição de pressão. Hidrodinâmica: equação da continuidade, teorema de Bernoulli para fluídos ideais. Orifícios. Bocais. Vertedouros. Escoamento em condutos forçados: movimento laminar e turbulento, perdas de carga, transientes hidráulicos. Bombeamento: tipos de bombas, altura manométrica, cavitação e dimensionamento. Escoamento de condutos livres: tipos de movimentos, elementos geométricos dos canais, escoamento permanente uniforme, considerações sobre energia. Ensaios em laboratório.

  • Mecânica dos Solos

    Presencial    60h

    Tipos de solos quanto a origem. Estruturas dos solos. Índices físicos. Granulometria. Plasticidade e estados de consistência. Classificação. Tensões em solos: geostáticas e induzidas. Permeabilidade dos solos. Percolação das águas nos solos. Compressibilidade e adensamento. Compactação dos solos. Exploração do subsolo. Resistência ao cisalhamento dos solos. Empuxos de terra. Estabilidade de taludes: teoria, taludes naturais, barragens e aterros sobre solos móveis. Estruturas de arrimo. Atividades de laboratório.

  • Segurança do Trabalho

    Disciplina Digital    60h

    Gestão da segurança e saúde no trabalho. Acidentes e doenças do trabalho. Análises de riscos. Riscos químicos, físicos e biológicos. Programa de prevenção de riscos NR9. Estatística de Acidentes. Princípios, regras e equipamentos de proteção. Fundamentos da ergonomia. Fisiologia do trabalho. Análise ergonômica dos postos de trabalho. Ergonomia de sistemas de produção.

8 ª fase

  • Estradas II

    Presencial    60h

    Projeto de terraplanem de rodovias/ferrovias. Projeto geométrico de estradas. Estudos de traçado. Características técnicas para projetos. Alinhamento horizontal. Concordância horizontal com arco circular. Concordância horizontal com curvas de transição. Superelevação e super largura. Concordância vertical.

  • Estrutura de Concreto III

    Presencial    90h

    Pré-dimensionamento dos elementos estruturais: laje, viga e pilar. Aspectos de projetos em estrutura de concreto armado: concepção estrutural de edifícios, detalhes construtivos, princípios básicos de projeto, estabilidade global. Projeto estrutural em sistema computacional: fundamentos, lançamento dos elementos, ajustes de projeto, configurações, análise dos elementos, verificação de flechas totais, detalhamento. Elaboração do projeto estrutural de um edifício de pequeno porte em concreto armado em sistema computacional.

  • Fundações I

    Presencial    60h

    Investigação do subsolo. Tipos de fundações. Características técnicas para projetos. Critérios para escolha do tipo de fundação. Verificação da segurança ao colapso. Coeficiente de segurança. Fundações diretas e profundas: capacidade de suporte e expectativa de recalque. Provas de cargas em fundações. Rebaixamento do lençol freático.

  • Gestão de Pessoas

    Disciplina Digital    30h

    Gestão de Empresas na Construção Civil. Qualidade e Otimização dos Sistemas Produtivos. Sistemas de Gestão da Qualidade na Concepção de Empreendimentos. Ferramentas da Qualidade e Controle de Processos. Integração Projeto - Produção.

  • Instalações Hidrossanitárias

    Presencial    30h

    Instalações prediais de água fria. Instalações prediais de água quente. Instalações prediais de esgotos sanitários. Instalações prediais de águas pluviais. Instalações para aproveitamento da água da chuva. Projeto hidrossanitário de edificação.

  • Metodologia de Relatório de Estágio

    Disciplina Digital    30h

    Métodos e técnicas de Pesquisa e a Pesquisa em si. Estrutura básica de projetos. Relatório de estágio.

  • Planejamento e Orçamento

    Presencial    90h

    Gestão de projetos. Planejamento e gestão de obras. Metodologias de planejamento e diagrama de Gantt, PERT/CPM, gráficos de linha de balanço. Cronograma físico. Orçamento na construção civil e quantitativos. Composição de preços e de custos. Cronograma físico-financeiro. Controle e análise de desempenho. Sistemas de informações gerenciais e suas aplicações na administração de obras.

  • Sistema Preventivo de Incêndio

    Presencial    60h

    Triângulo e tetraedro do fogo. Propagação do fogo. Classes de incêndio. Métodos de extinção do fogo. Agentes extintores. Sistemas de combate a incêndio. Normatização. Sistema preventivo por extintores. Sistema hidráulico preventivo. Saídas e iluminação de emergência. Sistemas de abandono do local, alarme e detecção. Instalações prediais de gás combustível (GLP). Projeto preventivo e de combate a incêndio.

9 ª fase

  • Anteprojeto Final de Curso

    Presencial    90h

    Diretrizes para a execução do projeto final de curso. Plano Diretor do município: análise de viabilidade, zoneamento, recuos, gabaritos, índice de aproveitamento, taxa de ocupação. Elaboração de projeto de edificações: estrutural, elétrico, hidrossanitário, preventivo de incêndio e planejamento/orçamento do projeto final do curso.

  • Eletiva

    Presencial    60h

    .

  • Estágio Curricular Supervisionado

    Presencial    135h

    Estágio curricular supervisionado em instituição pública ou privada na área da engenharia civil. Elaboração de um relatório de conclusão de estágio de acordo com as normas técnicas brasileiras.

  • Fundações II

    Presencial    60h

    Dimensionamento e detalhamento de fundações diretas: sapatas simples, associada, corrida e viga de equilíbrio. Dimensionamento e detalhamento de fundações profundas: blocos de 1 a 6 estacas. Elaboração do projeto de fundações de um edifício.

  • Impactos Ambientais e Gestão de Resíduos Sólidos

    Presencial    60h

    Conceito de impacto ambiental. Agenda 21. Protocolo de Kyoto. Impactos ambientais causados pela construção civil. Legislação ambiental. Licenciamento Ambiental. Gestão ambiental de resíduos de construção e demolição. Tratamento de Resíduos sólidos.

  • Saneamento

    Presencial    90h

    Introdução ao saneamento básico. Consumo de água: expectativa populacional; fatores sociais e econômicos; variações horárias e diárias. Captação de água bruta. Adutoras: classificação; traçado; dimensionamento; materiais. Reservatório: finalidades; classificação; dimensionamento; materiais. Redes de distribuição: classificação; dimensionamento; assessórios; materiais; projetos. Sistema de escoamento sanitário: sistema unitário e combinado; sistema separador. Redes coletoras de esgoto sanitário: dimensionamento; assessórios; materiais; projetos. Noções sobre tratamento de água e esgoto.

10 ª fase

  • Concreto Protendido, Pontes e Viadutos

    Presencial    60h

    Conceitos iniciais de pontes: Definições, elementos constituintes (superestrutura, mesoestrutura, infraestrutura), classificação das pontes, processos construtivos, sistemas estruturais, elementos para a elaboração do projeto. Ações nas pontes: permanentes, variáveis, excepcionais e combinações das ações. Concreto protendido: histórico, tipos de protensão, materiais empregados, os processos e equipamentos usados, aços para protensão, perdas de protensão, peças protendidas. Superestrutura de pontes: linhas de influência, distribuição transversal em vigas múltiplas, definição do trem tipo longitudinal.

  • Estruturas de Madeira e Metálica

    Disciplina Digital    60h

    A madeira como material estrutural. Madeira: propriedades físicas e mecânicas, espécies empregadas na construção. Critérios de dimensionamento às solicitações simples e combinadas. Normas técnicas de dimensionamento. Ligações em estruturas de madeira. Aço: propriedades e produtos, ações e segurança. Dimensionamento às solicitações simples e combinadas. Barras e ligações. Concepção e projeto de edifícios em aço e normas técnicas. Sistemas estruturais em estrutura metálica.

  • Estruturas Pré-Fabricadas

    Presencial    60h

    Histórico: Surgimento e Estágio Atual da Pré-Fabricação. A industrialização da construção: Produção (Concreto Armado e Protendido), Manuseio, Armazenamento, Transporte e Montagem. Ligações: Tipos de ligações, Dimensionamento de console, dente gueber e colarinho. Tipos de elementos: Vantagens, desvantagens e possíveis patologias. Tipologia das construções pré-moldadas: galpões, edificações de vários pavimentos e diversas obras civis. Projeto: Elaboração de um projeto pré-fabricado.

  • Optativa

    Presencial    60h

    .

  • Projeto Final de Curso

    Presencial    90h

    Sintetização e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso por meio de um projeto completo de um edifício com no mínimo cinco pavimentos sendo o primeiro, sala comercial, segundo garagens e 3 pavimentos residenciais: projeto de fundações, projeto estrutural, projeto de instalações elétricas e hidrossanitárias, projeto de preventivo e de combate a incêndio, planejamento e orçamento. Os projetos serão realizados em forma individual. Apresentação do projeto final.

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION