Unidades Curriculares

Curso de Fisioterapia

1 ª fase

  • Anatomofisiologia Musculoesquelética

    Presencial    60h

    Introdução à anatomia humana, termos de direção, orientação e planos de observação. Unidades estruturais da célula e morfologia geral. Sistema esquelético, estrutura e funções. Crescimento e formação do osso. Classificação óssea com base na forma e divisões do esqueleto axial e apendicular. Sistema articular, estrutura e funções, localização das principais do sistema ósseo. Classificação das articulações sinoviais. Movimentos das articulações. Sistema Muscular, estrutura e funções. Tipos de músculo. Anatomia do músculo estriado esquelético. Tipos de contração muscular. Principais músculos efetores de movimentos. Localização de músculos esqueléticos.

  • Bioestatística

    Presencial    60h

    Sistema de informação em saúde; coeficientes, índices, proporções e arredondamento de dados; descrição e exploração dos dados; escalas de mensuração; medidas de posição, medidas de dispersão, correlação e regressão lineares simples; software computacional.

  • Biologia Celular e Genética

    Presencial    60h

    Bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células. Material genético: natureza, estrutura, expressão, localização e transmissão. Métodos de diagnóstico molecular de doenças e terapia gênica.

  • História da Fisioterapia / Ética Profissional e Deontologia

    Presencial    60h

    História da utilização dos recursos físicos na saúde, do processo de criação e regulamentação da profissão e da organização das entidades de classe no Brasil. Processo evolutivo da Fisioterapia, importância da atuação para a sociedade, princípios da ética profissional, das principais áreas de atuação e de recursos utilizados pelo fisioterapeuta.

  • Linguagem e Métodos

    Disciplina Digital    60h

    A língua portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos diferentes níveis de linguagem. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, ensino, pesquisa e extensão. Ciência e método. Ética aplicada a pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

  • Unidade Integradora I

    Presencial    45h

    Interação dialógica e de transformação social; ações temáticas de saúde, educação, cultura, trabalho, meio ambiente, comunicação, direitos humanos e justiça e tecnologia. Habilidades de reflexão, investigação, diálogo, criatividade, criticidade, cursos de aprimoramento, projeto de pesquisa, confecção artigos científicos.

2 ª fase

  • Anatomofisiologia dos Sistemas

    Presencial    60h

    Sistema nervoso: medula espinhal e nervos espinhais. Sistema nervoso: cérebro, nervos cranianos, sistema nervoso autônomo e sentidos especiais. Sistema tegumentar, estrutura e principais funções. Sistema endócrino, funções hormonais e principais glândulas do corpo. Funções do sangue, anatomia e formação das células sanguíneas. Anatomia e funcionamento do sistema cardiovascular, anatomia do coração, fluxo sanguíneo no coração e vias circulatórias. Anatomia, estruturas e funções do sistema respiratório. Mecanismos fisiológicos da hematose. Capacidade pulmonar. Sistema urogenital, anatomia do sistema urinário e fisiologia dos néfrons. Noções anatomofuncionais do sistema reprodutor. 

  • Bioquímica e Farmacologia

    Presencial    60h

    Importância química e biológica dos carboidratos, lipídios, proteínas, enzimas, vitaminas e coenzimas. Metabolismo dos carboidratos, enzimas e proteínas. Inter-relações e regulação metabólica do organismo. Energética bioquímica do metabolismo. Propriedade dos ácidos nucléicos e síntese das proteínas. Aspectos bioquímicos da coagulação sanguínea, da composição do sangue e transporte de nutrientes. Conceitos e princípios básicos em farmacologia. Formas farmacêuticas. Vias de administração de fármacos. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Neurotransmissão autonômica. Fármacos que agem na transmissão adrenérgica. Fármacos que agem na transmissão colinérgica.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico-raciais e de gênero. Etnia e história da cultura afro-brasileira e indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Histologia e Embriologia

    Presencial    60h

    Técnicas histológicas básicas. Tipos de tecidos fundamentais. Funções dos tecidos epiteliais, conjuntivo, ósseo, cartilaginoso, sanguíneo, muscular e nervoso. Processo de ossificação. Elementos sanguíneos. Histofisiologia dos sistemas circulatório, linfático, digestório, urinário, respiratório, endócrino, genital masculino e feminino. Embriologia do ser humano. Formação do tubo neural. Teratogênese.

  • Microbiologia e Imunologia

    Presencial    60h

    Características gerais de bactérias e vírus, morfologia e citologia bacteriana, fisiologia e genética bacteriana, métodos de controle de crescimento de microorganismos, características gerais dos antimicrobianos. Mecanismos de virulência bacteriana, microbiota normal do corpo humano e o estudo das principais bactérias patogênicas para o homem. Estudo das características gerais do vírus e relevância nas enfermidades humanas, cultivo de bactérias, isolamento e identificação de bactérias, coleta e transporte de material clínico humano e infecções hospitalares. Doenças relacionadas com fungos, protozoários e micro-organismos patogênicos. Respostas imunes específicas. Antígenos. Anticorpos. Reações antígeno anticorpos. 

  • Unidade Integradora II

    Presencial    45h

    Interação dialógica e de transformação social. Ações temáticas de saúde, educação, cultura, trabalho, meio ambiente, omunicação, direitos humanos, justiça e tecnologia. Habilidades de reflexão, investigação, diálogo, criatividade, criticidade, cursos de aprimoramento, projeto de pesquisa, confecção artigos científicos.

3 ª fase

  • Cinesiologia

    Presencial    60h

    Conceitos, definições, aplicações noções de análise qualitativa e quantitativa. Os movimentos do corpo humano; estudo de suas ações como um todo e de suas partes isoladas. Aparelho locomotor e as bases da mecânica de efetuar o movimento humano. Prática discente orientada.

  • Fisiologia do Exercício

    Presencial    60h

    Bioenergética do exercício e do esporte: bases fisiológicas da contração muscular; efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sob os aspectos cardiovascular, hematológico, neural, muscular, endócrino e metabólico; miotipologia das unidades motoras. Discussão de trabalhos científicos pertinentes a Fisiologia do Exercício. Prática discente orientada.

  • Neurociência

    Presencial    60h

    Sistema nervoso central (embriologia, histologia e neuroanatomia) e sistema nervoso periférico. Sistema nervoso autônomo e seus controles viscerais. Localização e identificação das estruturas relacionadas ao sistema nervoso e ao controle neuromotor. Neurofisiologia do sistema nervoso, as lesões e disfunções cerebrais e suas implicações. Sinais e sintomas neurológicos e correlações patológicas. Neuroplasticidade. Base neurofisiológica das avaliações em Fisioterapia.

  • Psicologia e Saúde

    Presencial    60h

    Diferentes fases do desenvolvimento humano desde a vida intrauterina, nascimento até a morte passando pelos princípios básicos da psicologia. Comportamento humano possibilitando a identificação dos aspectos psicológicos nas várias etapas do ciclo da vida.

  • Saúde Coletiva

    Presencial    60h

    Processo de saúde-doença. Necessidades individuais e coletivas de saúde da população: fatores condicionantes e determinantes. Políticas de saúde no Brasil: história e relação com a formação do Sistema Único de Saúde. Sistema Único de Saúde: organização, funcionamento, financiamento e estratégias.

  • Unidade Integradora III

    Presencial    60h

    Interação dialógica e de transformação social. Ações temáticas de saúde, educação, cultura, trabalho, meio ambiente, comunicação, direitos humanos e justiça e tecnologia. Habilidades de reflexão, investigação, diálogo, criatividade, criticidade, cursos de aprimoramento, projeto de pesquisa, confecção artigos científicos.

4 ª fase

  • Biomecânica

    Presencial    60h

    História da Biomecânica. Áreas de estudos. Modelos de investigação e análise. Bases fundamentais da mecânica para análise do movimento humano. Biomecânica do corpo humano. Estudo das forças externas ao corpo humano. Métodos de medição em Biomecânica. Biomecânica do esporte. Prática discente orientada.

  • Cinesioterapia I

    Presencial    60h

    Fundamentos da cinesioterapia. Promover o estudo teórico-prático da aplicação do movimento sob forma terapêutica. Tipos de exercícios físicos. Prescrição de exercícios. Treino sensório motor, treino de marcha, coordenação motora, equilíbrio e psicomotricidade.

  • Epidemiologia

    Presencial    30h

    Noções de epidemiologia descritiva e analítica e sua importância para o planejamento em saúde. Os dados e a informação em saúde. Indicadores de saúde. Os sistemas de informação em saúde. Vigilância Epidemiológica (Controle de Doenças e Imunização).

  • Imagenologia

    Presencial    60h

    Fundamentos físicos dos principais métodos de diagnóstico por imagem. Radiologia Convencional. Ressonância Magnética (RM). Ultrassonografia, tomografia computadorizada, densitometria e cintilografia ósseas: interpretação de imagens de interesse fisioterapêutico. Aspectos normais e patológicos.

  • Métodos, Técnicas, Avaliação e Monitorização em Fisioterapia

    Presencial    30h

    Anatomia palpatória. Anamnese, inspeção, palpação, ausculta, provas de função muscular/articular, goniometria, antropometria, testes específicos.

  • Recursos Terapêuticos I (Manuais)

    Presencial    60h

    Técnicas de terapias manuais: resposta fisiológica e biomecânica do sistema musculoesquelético. Métodos e técnicas (Massoterapia; Manipulação; Mobilização; Tração; Pompage). Indicações e contraindicações das técnicas. Métodos usados em terapias manuais.

  • Unidade Integradora IV

    Presencial    60h

    Interação dialógica e de transformação social. Ações temáticas de saúde, educação, cultura, trabalho, meio ambiente, comunicação, direitos humanos, justiça e tecnologia. Habilidades de reflexão, investigação, diálogo, criatividade, criticidade, cursos de aprimoramento, projeto de pesquisa, confecção artigos científicos.

5 ª fase

  • Cinesioterapia II

    Presencial    60h

    Métodos e técnicas cinesioterapêuticas específicas nas diversas áreas de atuação da fisioterapia. Cinesioterapia funcional e laboral com ênfase em ergonomia.

  • Fisioterapia Preventiva e Ambulatorial

    Presencial    60h

    Atuação fisioterapêutica na comunidade. Planejamento de ações preventivas e de promoção da saúde nos ciclos da vida. Ergonomia e saúde do trabalhador. Noções de primeiros socorros e RCP (Reanimação Cardiopulmonar). Desenvolvimento de atitudes e habilidades básicas para assistência fisioterápica a indivíduos em tratamento ambulatorial e/ou domiciliar.

  • Patologia

    Presencial    60h

    Etiologia e patogenia geral das lesões. Adaptação, lesão e morte celular. Estudo dos processos inflamatórios, reparação e cicatrização. Estudo das doenças hereditárias, congênitas e distúrbios vasculares. Calcificações Orgânicas e Pigmentações. Distúrbios do crescimento e da diferenciação celular. Neoplásicas. Distribuição geográfica das enfermidades utilizando critérios morfológicos, funcionais e dados estatísticos. Estudo de exames patológicos relacionados à prática clínica. Correlação clínica das doenças que afetam os principais órgãos e sistemas em pacientes-alvo dos profissionais de reabilitação.

  • Recursos Terapêuticos II (Eletrofototermoterapia)

    Presencial    60h

    Conceitos biofísicos de ondas sonoras, luz e eletricidade. Estudo e Aplicação das modalidades em eletroterapia, fototerapia e termoterapia. Manuseio das fontes de calor e frio, e o uso de equipamentos: efeitos fisiológicos, indicações, contraindicações, dosagem e técnicas de aplicação como recursos terapêuticos em fisioterapia. Observações clínicas hospitalar e ambulatorial. Avaliação e aplicação.

  • Saúde Coletiva Aplicada a Fisioterapia

    Presencial    60h

    Conhecimentos teóricos sobre a atuação do fisioterapeuta no campo da Saúde Coletiva e de suas grandes áreas: Saúde Pública, Epidemiologia e Prevenção, correlações da Fisioterapia com atenção primária. Estudo e planejamento do trabalho fisioterapêutico junto à população-alvo nos programas da Unidade Básica, intra e extramurais, Habilidades para atuação interdisciplinar na Equipe de Saúde, projetos de pesquisa eextensão. Inter-relacionamento e interdependência entre fenômenos biológicos, físicos, sociais e culturais, análise conceitos epidemiológicos na operacionalização da prática de saúde pública.

  • Unidade Integradora V

    Presencial    60h

    Interação dialógica e de transformação social. Ações temáticas de saúde, educação, cultura, trabalho, meio ambiente, comunicação, direitos humanos e justiça e tecnologia. Habilidades de reflexão, investigação, diálogo, criatividade, criticidade, cursos de aprimoramento, projeto de pesquisa, confecção artigos, oficinas aprimoramento e atividades científicas.

6 ª fase

  • Recursos Terapêuticos III (Práticas Complementares)

    Presencial    60h

    Práticas Integrativas e Complementares no SUS e a Atenção Primária em Saúde:legitimação e a institucionalização dessas abordagens de atenção à saúde. Introdução ao estudo das PIC: Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia e Medicina Antroposófica:histórico, introdução, objetivos, procedimentos e metodologias relacionadas à prevenção agravos e de doenças, promoção e recuperação da saúde utilizando estas terapias. Equipe multidisciplinar e as PIC: profissionais médicos e não médicos. Projetos de PICS no Brasil e no mundo: exemplos de projetos já implementados.

  • Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória I

    Presencial    60h

    Avaliação e diagnóstico fisioterapêutico nas disfunções cardiopulmonares crônicas e agudas. Estudo, avaliação e tratamento fisioterapêutico das principais patologias do sistema cardiocirculatório. Técnicas e recursos fisioterapêuticos empregados no tratamento. Tratamento pré e pós-cirúrgico ambulatorial. Prevenção nas doenças cardíacas.

  • Fisioterapia do Trabalho

    Presencial    60h

    Conceitos de prevenção em Fisioterapia e promoção da saúde. Introdução à ergonomia e à antropometria no ambiente de trabalho. Introdução da ergonomia na prevenção de LER/DORT e na organização do trabalho (NR- 17; NR-32). Ferramentas auxiliares da ergonomia e postura humana.

  • Fisioterapia Neurofuncional I

    Presencial    60h

    Avaliação, diagnóstico funcional, métodos, técnicas e agentes fisioterapêuticos na atenção à saúde e nos distúrbios e afecções neurológicas e nos diversos ambientes de atuação. Prevenção das doenças neurológicas.

  • Fisioterapia Traumato Ortopédica

    Presencial    60h

    Afecções ortopédicas e traumatológicas que afetam o aparelho locomotor. Avaliação ortopédica específica e tratamento clínico e fisioterapêutico, além do conhecimento do comportamento fisiológico destas lesões.

  • Unidade Integradora VI

    Presencial    60h

    Interação dialógica e de transformação social. Ações temáticas de saúde, educação, cultura, trabalho, meio ambiente, comunicação, direitos humanos e justiça e tecnologia. Habilidades de reflexão, investigação, diálogo, criatividade, criticidade, cursos de aprimoramento, projeto de pesquisa, confecção artigos científicos.

7 ª fase

  • Administração em Fisioterapia e Saúde

    Presencial    60h

    Teorias administrativas aplicadas à gestão em Fisioterapia e saúde. Planejamento, elaboração de projetos em Fisioterapia. Empreendedorismo e mercado de trabalho. Marketing. A estrutura de plano de negócios. Prática discente orientada.

  • Eletiva

    Presencial    60h

    .

  • Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória II

    Presencial    60h

    Avaliação e diagnóstico fisioterapêutico nas disfunções cardiopulmonares crônicas e agudas: técnicas e recursos fisioterapêuticos empregados no tratamento. Tratamento pré e pós-cirúrgico ambulatorial. Prevenção nas doenças cardíacas e pulmonares.

  • Fisioterapia Dermatofuncional

    Presencial    30h

    Fisiopatologia das principais afecções e patologias dermatofuncionais. Atuação do profissional fisioterapeuta na abordagem dermatofuncional. Recursos eletrotermofototerápicos, manuais e cosmetológicos.

  • Fisioterapia Esportiva

    Presencial    30h

    Estudo das lesões de origem esportiva, competitiva e/ou recreacional, que afetam o aparelho locomotor, avaliação ortopédica em desportiva e tratamento clínico e fisioterapêutico do atleta. Além do conhecimento do comportamento fisiológico nas lesões, imobilização e remobilização músculo esqueléticas.

  • Fisioterapia Neurofuncional II

    Presencial    60h

    Avaliação, diagnóstico funcional, métodos, técnicas e agentes fisioterapêuticos na atenção à saúde e nos distúrbios e afecções neurológicas e nos diversos ambientes de atuação. Prevenção das doenças neurológicas.

  • Unidade Integradora VII

    Presencial    60h

    Interação dialógica e de transformação social. Ações temáticas de saúde, educação, cultura, trabalho, meio ambiente, comunicação, direitos humanos e justiça e tecnologia. Habilidades de reflexão, investigação, diálogo, criatividade, criticidade, cursos de aprimoramento, projeto de pesquisa, confecção artigos científicos.

8 ª fase

  • Fisioterapia Hospitalar

    Presencial    60h

    Conhecimentos básicos para a identificação e familiarização dos equipamentos e materiais médico-hospitalares utilizados em terapia intensiva. Atendimento globalizado ao paciente de alto risco, através da avaliação fisioterápica e diagnóstico clínico, possibilitando a fundamentação da prescrição e do tratamento fisioterápico. Auxilia no processo de administração e desmame das diversas modalidades de ventilação mecânica, além de promover a percepção do trabalho em equipe e da humanização no atendimento hospitalar.

  • Fisioterapia Oncológica

    Presencial    30h

    Oncogênese. Fisiopatologia. Fisioterapia em oncologia e tratamento. Nível de atenção da saúde básica, média e alta complexidade. Papel do fisioterapeuta. Terapias em oncologia. Reabilitação e inserção do paciente.

  • Fisioterapia Saúde do Idoso

    Presencial    30h

    Informações básicas sobre o envelhecimento populacional e suas consequências em nível social e econômico. As alterações que acompanham o processo do envelhecimento, bem como, os problemas clínicos encontrados com frequência na população de idosos e os diversos métodos de abordagem destes pacientes, que apresentam problemas múltiplos de ordem clínica, social e de reabilitação.

  • Fisioterapia Uroginecológica e Saúde da Mulher

    Presencial    60h

    Estudo da anatomia do aparelho genital feminino; fisiologia do ciclo menstrual; disfunção do ciclo menstrual. Incontinência urinária. Doenças do aparelho genital e modificações no organismo feminino relacionadas ao climatério. Estudo das principais modificações fisiológicas da gravidez sobre o organismo feminino. Aspectos relacionados ao trabalho de parto normal e cirúrgico. Mudanças ocorridas no puerpério. Atuação fisioterapêutica em todas estas fases, bem como, na amamentação. Aspectos clínicos do câncer de mama e tratamento fisioterapêutico no pré e pós-cirúrgico de mastectomia.

  • Optativa

    Presencial    60h

    .

  • Tópicos Emergentes em Fisioterapia

    Presencial    60h

    Exploração da amplitude de aplicabilidade dos conhecimentos fisioterápicos às demandas emergentes da sociedade. Tendências, tensões e temas emergentes. Aprofundamento e planejamento do processo de investigação científica e da problematização de emergências e crises contemporâneas. Questões teóricas em fisioterapia na intersecção de temas emergentes nas ciências da saúde, bem como discussão dos aspectos éticos envolvendo: gênero, questões étnico-raciais, política, pessoa com deficiência, movimentos sociais e democracia, direitos humanos, religião e espiritualidade, dentre outros.

  • Unidade Integradora VIII

    Presencial    60h

    Interação dialógica e de transformação social. Ações temáticas de saúde, educação, cultura, trabalho, meio ambiente, comunicação, direitos humanos e justiça e tecnologia. Habilidades de reflexão, investigação, diálogo, criatividade, criticidade, cursos de aprimoramento, projeto de pesquisa, confecção artigos científicos.

9 ª fase

  • Estágio Supervisionado I

    Presencial    405h

    Prática supervisionada em Fisioterapia cardiovascular; respiratória; dermato funcional; traumato-ortopédica.

  • Pesquisa Orientada I - TCC

    Presencial    75h

    Propiciar aos discentes do curso de Fisioterapia as condições necessárias para a elaboração de um estudo teórico e prático, incluindo investigação de campo, dentro das normas técnicas e metodológicas da Unidavi que caracterizam a produção acadêmica.

10 ª fase

  • Estágio Supervisionado II

    Presencial    405h

    Prática supervisionada em Fisioterapia neurofuncional; traumato-ortopédica; hospitalar e ambulatorial.

  • Pesquisa Orientada II - TCC

    Presencial    75h

    Estudo teórico e prático, incluindo investigação de campo, dentro das normas técnicas e metodológicas da Unidavi que caracterizam a investigação científica.

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION