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Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Gestão do Agronegócio

Principais conceitos relativos ao estudo da matemática financeira, sua influência nos diversos cenários econômico financeiros das empresas e indivíduos e a aplicação prática nas operações financeiras.

Introdução: histórico do Direito Empresarial como ramo do Direito Privado. Direito de empresa. Teoria de empresa: o empresário individual e as sociedades empresariais. Estabelecimento empresarial. Contrato social, estatuto e atas. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Propriedade Industrial. Sociedades não empresariais. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Títulos de crédito e as garantias que emprestam às negociações. Dissolução, preservação e recuperação de empresas. Noções de Direito do consumidor, enquanto ramo do Direito Público.

Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidade e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios Inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro.

Conceitos de Economia. Princípios de Economia. Evolução e divisão do estudo da Economia. Macroeconomia. Modelos microeconômicos. Consumidor, demanda e oferta. Mercado e produção. Estruturas de mercados. Problemas macroeconômicos. Contabilidade nacional. Demanda e oferta agregada. Produto de equilíbrio, moeda, juros, câmbio. Política econômica, crescimento, inflação. Desenvolvimento regional e sustentabilidade.

Senso Comum. Arte. Ciência. Religião. História da Filosofia: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea. Metafísica. Ontologia. Epistemologia. Lógica. Ética e Estética. Contexto histórico, sociopolítico do surgimento da Sociologia. Precursores da Sociologia. Os clássicos da Sociologia. Processos de socialização. Sociedade e estrutura social e estratificação. Repensando as organizações. Cultura. Desigualdade de raça e de etnia. O surgimento da Sociologia. Indivíduo e a sociedade. Ideologia. Teorias de sociedade, os clássicos. Etnicidade.

Evolução histórica do Planejamento Estratégico. Fatores de mudanças ambientais e as suas influências nas estratégias empresariais. Técnicas de análise das indústrias e concorrência de Porter. Relação dos empresários com relação ao Planejamento Estratégico e o processo de tomada de decisão nas empresas. O processo de Planejamento Estratégico/Gestão Estratégica e os processos de implantação e controle. O Marketing e a importância da estratégia.

Comportamento humano nas habilidades gerenciais. Desenvolvimento de equipes e dinâmica de grupo. Comunicação e relacionamento interpessoal. Liderança e motivação. Mediação de conflitos.

Noções Gerais de Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado e Análise de Demonstrações Contábeis. Estrutura financeira: custo de capital, fontes de financiamento; Conceitos Financeiros Básicos. A Dinâmica das Decisões Financeiras. Análise de Desempenho e Medidas de Criação de Valor. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital e Alavancagem Financeira. Decisões de Financiamento - Fontes de Financiamento no Curto e Longo Prazo. Políticas de Distribuição de Resultados. 

Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e extensão. Técnicas de pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa. Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual.

Ordenação estrutural de projetos. A gestão de projetos na empresa ou no ambiente externo. Planejamento e controle operacional de projetos. Planejamento e controle econômico e financeiro de projetos. Técnicas e ferramentas para gestão de projetos.  Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira de projeto. Instrumental para a gestão de projetos.

Comunicação e Educação em aspectos sanitários. Matérias-primas agropecuárias e alterações dos alimentos; microbiologia de alimentos; métodos de conservação de alimentos. Legislação sanitária aplicada à agronegócios. Legislação referente às BPF e PPHO: princípios gerais higiênico-sanitários das matérias primas para alimentos produzidos e industrializados; Padrões higiênico-sanitários para alimentos de origem animal e vegetal. Inspeção em produtos de origem animal e vegetal. Fitossanidade: entomologia, fitopatologia e plantas daninhas. Conceito de pragas e doenças agrícola.

Fundamentos da Extensão Rural. Origens e Histórico da Extensão Rural no Brasil. Metodologia da Extensão Rural. Trajetória da Extensão Rural. Mudança Social. Agricultura Familiar no Brasil Processo Sucessório na Agricultura Familiar. Conceitos e elementos do espaço agrário. Estrutura agrária, relações de produção, emprego e oportunidades econômicas na agricultura. Desenvolvimento econômico, modernização agrícola e suas consequências. Reformas agrárias. Comunicação como ferramenta de interface entre os atores do Agronegócio. Modelos de comunicação. Difusão de Inovações e Desenvolvimento de Comunidades Rurais.

Conceitos Básicos da Contabilidade de Custos. Apuração do Custo da Produção dos Bens e Serviços. Finalidades Gerenciais e Classificação dos Gastos. Esquema Básico da Contabilidade de Custos: Custos e Despesas, Departamentalização, Rateio de Custos Indiretos. Critérios de Custeio: Por Absorção, Variável e ABC. Custos para Controle e Tomada de Decisões: Lucro, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Formação de Preços.

Estudo do posicionamento e da análise da oferta da empresa e de seus concorrentes. Desenvolvimento de estratégias de produto, preço, promoção e de canais de distribuição. Marketing de serviço. Comunicação Integrada de Marketing. Análise de Portfólio. Plano de Marketing. E-commerce. Marketing Internacional.

Conceitos de acidente e doenças do trabalho, seus riscos e aspectos prevencionistas. Analisa a política e os programas de segurança nas empresas e os aspectos técnicos da CIPA e SESMT. Relaciona noções de ergonomia com segurança do trabalho em máquinas. Apresenta noções de primeiros socorros.

Conceitos básicos do orçamento em empresas comerciais e públicas. Processo orçamentário. Orçamento operacional de marketing, operações, insumos e despesas. Orçamento econômico-financeiro, orçamento de caixa, orçamento de capital. Orçamento Incremental e base-zero. Orçamento de empresas não industriais. Projetos de Investimentos; Decisão de Investimentos na Organização; Fluxo de Caixa; Orçamento Empresarial; Métodos Quantitativos de Avaliação de Projetos de Investimentos.

 Modelos de gestão da qualidade. Planejamento, controle e avaliação dos processos da qualidade. Integração dos planos da qualidade às estratégias de negócio. MASP: metodologia de solução de problemas de qualidade. Programa 5 S. Conceitos básicos de TQC. Normas internacionais. Certificação. Implantação de programas de qualidade. Inspeção, avaliação e controle da qualidade. Diagrama de Pareto. Qualidade total na organização. Indicadores e avaliação da qualidade organizacional. Análise de valor e benchmarking

Gestão de processos, Modelagem organizacional e a utilização de sistemas que maximizam os resultados, com qualidade nos processos organizacionais. O relacionamento empresarial de redes de organizações. Importância da compreensão das mudanças culturais empresariais que privilegiam os processos

Cooperativismo x associativismo: conceitos, histórico, princípios, objetivos; Tipos, estrutura e funcionamento de cooperativas, associações e sindicatos rurais. Estatutos. Símbolos do movimento cooperativista. Tipos de cooperativas no Brasil. Regime jurídico das sociedades cooperativas. Processo de planejamento estratégico das cooperativas. Modelos de gestão das cooperativas. Documentação necessária para constituição e registro de uma cooperativa. Integralização das cotas-parte de cada associado e constituição do capital social da uma cooperativa.

Compreender os conceitos de desenvolvimento e crescimento econômico.  Discutir as teorias do desenvolvimento e do subdesenvolvimento. Discutir as bases teóricas do desenvolvimento territorial rural no Brasil, em Santa Catarina e as particularidades do Alto Vale do Itajaí. As principais cadeias produtivas do agronegócio regional. Os principais arranjos produtivos do agronegócio regional. Evolução, peculiaridades, principais tendências e oportunidades dos arranjos produtivos.

Mineralogia e petrografia: princípios básicos. Geodinâmica interna e externa. Introdução à geologia do Brasil.  Fatores e processos de formação das rochas e do solo. Noções de química, fertilidade, física, biologia e microbiologia do solo. Noções de manejo e conservação do solo. Principais técnicas de conservação do solo. Procedimentos de coleta e amostragem de solos. Relação solo-planta-atmosfera. Planejamento do Uso do Solo para a Proteção dos Recursos Hídricos.

Zootecnia: definição, origem, evolução. Os animais domésticos: espécies, origens, evolução. Produção e manejo de animais domésticos. Animais ruminantes e não ruminantes. A importância econômica e social da Zootecnia dentro do desenvolvimento rural. Índices Zootécnicos. Noções de saúde animal e melhoramento genético. Pecuária: noções de suinocultura; noções de bovinocultura de corte e bovinocultura de leite.  Noções de avicultura. Noções de piscicultura.

Evolução, peculiaridades, principais tendências e oportunidades das cadeias produtivas. Noções de fumicultura. Cadeia produtiva de cebola e arroz. Cadeia produtiva agroecológica. Noções do cultivo de milho e soja. Noções sobre certificação, auditoria ambiental e ISOs. Secagem e armazenamento de grãos. Noções de produção flores e plantas ornamentais. Noções de olericultura. Noções de fruticultura. Atividades rurais não agrícolas. Turismo rural. 

Conceito de Inteligência de Negócios, visando apoiar o monitoramento, o alinhamento e a integração das diversas estratégicas e sistemas de informações empresariais para apoio à melhoria do processo de tomada de decisão e vantagem competitiva. Analisa a evolução dos Sistemas de Suporte à Decisão e as ferramentas de Business Intelligence.

Cartografia básica: latitude, longitude, projeções cartográficas. Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas. Sensoriamento Remoto, elaboração e leituras de mapas temáticos. Introdução à agricultura de precisão, conceitos básicos, tecnologias envolvidas. Processo de tomada de decisão em agricultura de precisão. Utilização de novas tecnologias no setor agrícola e ambiental.

Direito tributário: conceito e conteúdo. Sistema Tributário. Fontes. Tributos: conceitos e espécies. Norma matriz de incidência. Princípios Constitucionais Tributários. Introdução ao Direito do Trabalho. Teoria das normas jurídicas trabalhistas. A estrutura da relação Fls. 36 de emprego. A proteção ao trabalho. O Direito Individual do Trabalho. Contrato do Trabalho. Duração do Trabalho. Remuneração. Alteração das condições de trabalho. Proteção ao trabalho das mulheres e dos menores. Política Ambiental, Planejamento, Implementação e Operação. Principais doutrinas e teorias econômicas do estudo do meio ambiente. Legislação ambiental pertinente aos processos produtivos. Legislação relacionada ao uso de defensivos agrícolas. 

Noções de meio ambiente. Modelos de desenvolvimento. Desenvolvimento sustentável. Ecoeficiência. Introdução e princípios de educação ambiental. Sistema de Gestão Ambiental. Agenda 21.  Impacto de técnicas agrícolas sobre os recursos produtivos. Contexto dos problemas ecológicos na agricultura. Sustentabilidade ecológica na agricultura. Análise do ciclo de vida dos produtos com base na sustentabilidade. Estudo de impacto ambiental. Problemas ambientais. Impacto ambiental potencial causado nas águas, solo e ar por processos produtivos. Noções sobre recursos naturais renováveis e não renováveis utilizados em processos produtivos.

As práticas orientadas são realizadas utilizando-se do conteúdo de cada unidade curricular, compondo a avaliação de aprendizagem do aluno.

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