Unidades Curriculares

Conheça as Unidades Curriculares do curso de Gestão Financeira


Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Gestão Financeira

Razão. Proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Capitalização simples. Capitalização composta. Correção monetária e inflação Descontos. Taxas nominais, efetivas, equivalentes e reais. Sistemas de amortização. Depreciação. Fluxo de Caixa ou Séries de Pagamentos (anuidades). Introdução à Análise de Investimentos. 

Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Fundamentos de Gestão.

Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e extensão. Técnicas de pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa. Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual.

Noções Gerais de Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado e Análise de Demonstrações Contábeis. Estrutura financeira: custo de capital, fontes de financiamento; Conceitos Financeiros Básicos. A Dinâmica das Decisões Financeiras. Análise de Desempenho e Medidas de Criação de Valor. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital e Alavancagem Financeira. Decisões de Financiamento - Fontes de Financiamento no Curto e Longo Prazo. Políticas de Distribuição de Resultados.

Comportamento humano nas habilidades gerenciais. Desenvolvimento de equipes e dinâmica de grupo. Comunicação e relacionamento interpessoal. Liderança e motivação. Mediação de conflitos.

Evolução histórica do Planejamento Estratégico. Fatores de mudanças ambientais e as suas influências nas estratégias empresariais. Técnicas de análise das indústrias e concorrência de Porter. Relação dos empresários com relação ao Planejamento Estratégico e o processo de tomada de decisão nas empresas. O processo de Planejamento Estratégico/Gestão Estratégica e os processos de implantação e controle. O Marketing e a importância da estratégia.

Senso Comum. Arte. Ciência. Religião. História da Filosofia: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea. Metafísica. Ontologia. Epistemologia. Lógica. Ética e Estética. Contexto histórico, sociopolítico do surgimento da Sociologia. Precursores da Sociologia. Os clássicos da Sociologia. Processos de socialização. Sociedade e estrutura social e estratificação. Repensando as organizações. Cultura. Desigualdade de raça e de etnia. O surgimento da Sociologia. Indivíduo e a sociedade. Ideologia. Teorias de sociedade, os clássicos. Etnicidade.

Conceitos de Economia. Princípios de Economia. Evolução e divisão do estudo da Economia. Macroeconomia. Modelos microeconômicos. Consumidor, demanda e oferta. Mercado e produção. Estruturas de mercados. Problemas macroeconômicos. Contabilidade nacional. Demanda e oferta agregada. Produto de equilíbrio, moeda, juros, câmbio. Política econômica, crescimento, inflação. Desenvolvimento regional e sustentabilidade.

Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidade e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios Inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro.

Empresa, Empresário e Estabelecimento. Propriedade industrial. Tipos e natureza das empresas. Registros empresariais. Concorrência. Direito Societário Geral. Direito Societário Especial: Sociedades do Código Civil. Tópicos de Direito Trabalhista e Previdenciário. Direitos e Código de defesa do consumidor.

Ordenação estrutural de projetos. A gestão de projetos na empresa ou no ambiente externo. Planejamento e controle operacional de projetos. Planejamento e controle econômico e financeiro de projetos. Técnicas e ferramentas para gestão de projetos. Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira de projeto. Instrumental para a gestão de projetos.

Compreender as características e aspectos do equilíbrio financeiro dentro das organizações através dos elementos circulantes de curto prazo para a tomada de decisão visando o desempenho econômico/financeiro.

Conceito de Inteligência de Negócios, visando apoiar o monitoramento, o alinhamento e a integração das diversas estratégicas e sistemas de informações empresariais para apoio à melhoria do processo de tomada de decisão e vantagem competitiva. Analisa a evolução dos Sistemas de Suporte à Decisão e as ferramentas de Business Intelligence.

Conceitos Básicos da Contabilidade de Custos. Apuração do Custo da Produção dos Bens e Serviços. Finalidades Gerenciais e Classificação dos Gastos. Esquema Básico da Contabilidade de Custos: Custos e Despesas, Departamentalização, Rateio de Custos Indiretos. Critérios de Custeio: Por Absorção, Variável e ABC. Custos para Controle e Tomada de Decisões: Lucro, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Formação de Preços.

Noções de planejamento tributário e procedimentos administrativos aplicados. Opção tributária. Gestão Fiscal e seus reflexos no resultado das empresas.

As funções da administração frente às novas tendências organizacionais. Gestão da Inovação. A importância da diversidade para cenários competitivos. Resistência a mudança e o papel da cultura organizacional. Organizações de aprendizagem. Estratégias organizacionais para organizações sustentáveis. Gestão organizacional frente aos novos paradigmas e empreendedorismo.

Fundamentos e o contexto da administração pública e da contabilidade pública e sua respectiva legislação. A Teoria das Finanças Públicas. Planejamento do Setor Público. Orçamento Público. Responsabilidade Fiscal. Instrumentos e Recursos de Economia Pública. Sistemas de Escrituração. Plano de Contas. Receita e Despesa orçamentária. Receita e Despesa extra orçamentária. Mutações patrimoniais da receita e da despesa. Superveniências e Insubsistência. Encerramento do exercício e Inventário.

Conceitos básicos do orçamento em empresas comerciais e públicas. Processo orçamentário. Orçamento operacional de marketing, operações, insumos e despesas. Orçamento econômico-financeiro, orçamento de caixa, orçamento de capital. Orçamento Incremental e base-zero. Orçamento de empresas não industriais. Projetos de Investimentos; Decisão de Investimentos na Organização; Fluxo de Caixa; Orçamento Empresarial; Métodos Quantitativos de Avaliação de Projetos de Investimentos.

Principais Conceitos de análise das Demonstrações Contábeis, Análise Vertical, Horizontal e por índices Econômicos e Financeiros. Elaboração do parecer.

Aspectos introdutórios da controladoria e gestão do risco, desenvolvendo tópicos relacionados a gestão da informação em um processo de gerenciamento contábil e financeiro. Trata ainda da Governança corporativa e suas implicações práticas no ambiente de negócios, com base nos princípios de ética, transparência, equidade e responsabilidade socioambiental.

São realizadas utilizando-se do conteúdo de cada UC, compondo a avaliação de aprendizagem do aluno.

Galeria de Vídeos

Série 55 Vidas: Sarita Martins Camiña Reinicke
Entrevista com Luciano Potter
Projeto Multimídia Experimental: Seu Werner