Unidades Curriculares

Curso de Jornalismo

1 ª fase

  • Ferramentas Gráficas

    Presencial    60h

    Softwares aplicados ao design gráfico: Adobe Illustrator e Photoshop. Conceitos, ferramentas, exercícios e aplicabilidade.

  • Fotografia

    Presencial    120h

    História da fotografia. Fotografia artística. Noções teóricas e práticas sobre aspectos técnicos da câmera e objetivas. Recursos e formatos de arquivos. Técnica fotográfica ¿ enquadramentos, luz, forma, contraste, profundidade de campo. Planejamento e construção da imagem fotográfica. Tratamento e manipulação de imagens. Exposição fotográfica.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico-raciais e de gênero. Etnia e história da cultura afro-brasileira e indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Multimídia Aplicada

    Presencial    60h

    Multimídia e abordagem histórica. Tipos de produtos de multimídia. Mercado de trabalho: áreas de atuação, profissões e funções na produção de multimídia no Brasil e no mundo.

  • Redação Jornalística I: Fundamentos da Notícia

    Presencial    60h

    Fundamentos da Notícia: estrutura, produção, linguagem, redação e estilo do texto noticioso. Pauta, fontes de informações entrevistas e deadline. Orientação sobre estratégias de leitura, compreensão, interpretação e produção de gêneros textuais. Leitura, análise e interpretação de textos jornalísticos. Expressão oral e escrita. Comunicação verbal e não verbal.

2 ª fase

  • Ferramentas Gráficas Avançadas

    Presencial    60h

    Softwares aplicados à produção audiovisual: Adobe After Effects e Adobe Premiere. Conceitos, ferramentas, exercícios e aplicabilidade.

  • Fotografia Avançada

    Presencial    90h

    Fotografia digital aplicada: captação, manipulação e layout. Produção conceitual de fotografias e suas possíveis utilizações na comunicação. Planejamento, orçamento e execução de campanhas fotográficas. Produção fotográfica eletrônica de moda e produto. Exposição fotográfica comercial. Referências de mercado.

  • Programação Visual

    Presencial    75h

    Movimentos do design relacionados ao Design Gráfico; Princípios Básicos do Design; Design Editorial, Layout, Diagramação, Grids; Tipografia; Projeto Gráfico.

  • Redação Jornalística II: Webjornalismo

    Presencial    60h

    Gêneros e formatos jornalísticos: informativo, opinativo, utilitário e diversional. Webjornalismo: conceitos e especificidades. Métodos, linguagem e técnicas de redação para plataformas multimídia (texto, áudio, vídeo). A redação para web (Webwriting), conteúdos para diferentes suportes: blog; site; eBook; redes sociais.

  • Teorias da Comunicação

    Presencial    60h

    História da Comunicação. O desenvolvimento da fala, da escrita, da imprensa e dos meios de comunicação. O surgimento dos meios eletrônicos: cinema, fotografia, rádio e televisão. As mídias interativas. Teorias fundadoras. Fundamentos da semiótica. Novas tendências nos estudos em comunicação. Estudos Culturais - cibercultura. Estudos de recepção e as contribuições latino-americanas. As teorias modernas.

3 ª fase

  • Fotojornalismo

    Presencial    60h

    Fotografia e Jornalismo. Luz, enquadramento e composição. Técnicas de captação da imagem. Fotojornalismo especializado. Edição e arquivamento digital de imagens. Projeto Experimental em produção fotográfica.

  • Jornalismo Especializado I

    Presencial    60h

    Técnicas de captação de informação, seleção, interpretação e redação jornalística especializada: Saúde, Ciência e Tecnologia, Policial e Educacional. Análise e conhecimento da conjuntura e estrutura de cada área.

  • Marketing Digital

    Disciplina Digital    60h

    Plano de marketing digital, mídias, formatos de anúncios, links patrocinados, e-mail marketing, mídias sociais e web analytics.

  • Produção Audiovisual

    Presencial    90h

    Conceitos gerais sobre produção audiovisual. Linguagem audiovisual. Etapas da produção. Estudos e aplicação dos processos produtivos e dos aspectos pertinentes ao planejamento e gerenciamento da produção. Desenvolvimento e formatação de roteiros. Tecnologias aplicadas à produção audiovisual. Criação e produção de peças audiovisuais.

  • Web Design

    Presencial    60h

    Conceitos e fundamentos do design da Informação. Elementos e estruturas de sistemas de informação gráfica. O usuário da informação. Níveis de organização visual. Análise de interfaces gráficas. Metodologia de projetos em design da informação. Usabilidade. Ergonomia de interface e navegabilidade para Web. Mapa e protótipo de sites. Resolução e compatibilidade de telas.

4 ª fase

  • Empreendedorismo e Inovação

    Disciplina Digital    60h

    Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidades e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico; Plano de Marketing; Plano Financeiro.

  • Jornalismo Especializado II

    Presencial    60h

    Técnicas de captação de informação, seleção, interpretação e redação jornalística especializada: Esporte, Cultura, Moda, Turismo e Meio Ambiente. Análise e conhecimento da conjuntura e estrutura de cada área.

  • Mídia e Analytics

    Presencial    60h

    Mídia tradicional e on-line. Planejamento compra e gestão de mídia. Análise estatística de dados digitais. Analytics. KPIs (Indicadores chave de desempenho) OKRs (Objetivos chave de resultados).

  • Produção Audiovisual Avançada

    Presencial    90h

    Edição e finalização audiovisual: Estudo e aplicação de técnicas para projetos multimídia. Técnicas avançadas de tratamento e manipulação de imagens. Design de movimento. Desenvolvimento de projetos audiovisuais autorais e storytelling.

  • Teorias do Jornalismo

    Presencial    60h

    As contribuições das diversas disciplinas e abordagens para a formulação de uma teoria do Jornalismo. Fundamentos epistemológicos para uma teoria do Jornalismo: agenda setting, gatekeeper, newsmaking, knowledge gap, ação organizacional, tematização e espiral do silêncio. A função da imprensa e da mídia na percepção e construção da realidade.

5 ª fase

  • Assessoria de Comunicação e Media Training

    Presencial    60h

    Histórico e conceito de Comunicação Organizacional. Imagem organizacional. Conceito, origem e planejamento de uma Assessoria de Comunicação (AC). Estrutura e rotinas de uma Assessoria de Imprensa (AI). Técnicas de assessoramento. Relacionamento organização-imprensa e a mediação assessorado-imprensa. Gerenciamento de crise. Plano Integrado de Comunicação, desenvolvimento e gerenciamento de produtos multimidiáticos. Conduta ética do assessor. Técnicas de Media Training para apresentações orais, processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais. Relações Públicas e Jornalismo: o porta-voz.

  • Jornalismo Especializado III

    Presencial    60h

    Técnicas de captação de informação, seleção, interpretação e redação jornalística especializada: Agronegócio, Economia, Política e Internacional. Análise e conhecimento da conjuntura e estrutura de cada área.

  • Políticas de Comunicação: Deontologia e Legislação Profissional

    Presencial    60h

    Democracia, Estado, poder e direito à comunicação. Marcos regulatórios nacionais para as mídias. Políticas institucionais e públicas de comunicação no Brasil. Deontologia jornalística no Brasil e exterior. Normativas para o exercício profissional (Código de Ética do Jornalista). Legislação dos meios e organizações comunicacionais: Direitos Autorais. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

  • Radiojornalismo I

    Presencial    60h

    História e teorias do rádio. A mensagem. Introdução à peça radiofônica. Redação para rádio e meios sonoros. Técnicas do roteiro. Criação, redação e o planejamento de programas em áudio. Linguagem e estilos. Gêneros jornalísticos no rádio. Práticas de locução e apresentação.

  • Telejornalismo I

    Presencial    60h

    História da TV no Brasil. Características e influências do meio TV no Jornalismo e na sociedade. A TV Digital e as novas perspectivas. O jornalismo televisivo. Noções técnicas. Estrutura das equipes. A linguagem e o texto telejornalístico. Preparação de roteiros em telejornalismo. Produção e edição de textos em telejornais e sua apresentação.

6 ª fase

  • Jornalismo Literário: Grande Reportagem

    Presencial    60h

    Jornalismo cultural. Jornalismo literário: redação e estilo. Estrutura, produção e linguagem da grande reportagem. Investigação e interpretação de dados. Estilos e técnicas literárias em textos jornalísticos. Livro-reportagem. Crônica.

  • Laboratório de Criação I: Projeto Editorial - Jornal

    Presencial    60h

    Jornalismo comunitário. Aproximações conceituais: mídia tradicional versus mídia cidadã. Jornalismo e mobilização dos grupos sociais. Técnicas e práticas nos diferentes suportes midiáticos. Fanzines e outras mídias alternativas. Prática jornalística: planejamento, produção, edição, fechamento e veiculação de jornal-laboratório. Política editorial, análise, avaliação e controle de qualidade do jornal produzido.

  • Mídia e Desenvolvimento Regional

    Presencial    60h

    A relação histórica e a contribuição dos veículos midiáticos para o desenvolvimento regional. Especificidades da mídia local. Projeto de Pesquisa.

  • Projeto Experimental Extensionista I

    Presencial    105h

    Introdução a projetos de Extensão que abordem temas de interesse público, com conteúdo educativo e pautas alinhadas aos anseios da comunidade. Estudo de métodos, estratégias e técnicas envolvendo questões sociais e contemporâneas focadas no desenvolvimento regional. Elaboração de programas e produtos editoriais que reúnem competências inerentes à formação profissional por meio de atividades interdisciplinares de Extensão Universitária.

  • Radiojornalismo II

    Presencial    60h

    Modelos de programação. Técnicas de produção radiofônica para o jornalismo. Fases da Produção. Práticas de criação e produção ao vivo e gravado. Produção digital (webradio, podcast). Produção de áudio. Edição e montagem.

  • Telejornalismo II

    Presencial    60h

    Prática de reportagem. Execução de telejornal. Formatos de programas televisivos. As entrevistas externas e em estúdio. A relação do telejornalismo com as mídias digitais e a nova audiência.

7 ª fase

  • Estágio Curricular Supervisionado

    Presencial    240h

    Atividades de observação e prática desenvolvidas em veículos de comunicação, com supervisão de professor orientador e jornalista profissional.

  • Laboratório de Criação II: Projeto Editorial - Revista

    Presencial    60h

    Prática jornalística: planejamento, produção, edição, fechamento e veiculação de revista laboratório on-line. Política editorial, análise, avaliação e controle de qualidade da revista produzida.

  • Projeto Experimental Extensionista II

    Presencial    105h

    Introdução a projetos de Extensão que abordem temas de interesse público, com conteúdo educativo e pautas alinhadas aos anseios da comunidade. Estudo de métodos, estratégias e técnicas envolvendo questões sociais e contemporâneas focadas no desenvolvimento regional. Elaboração de programas e produtos editoriais que reúnem competências inerentes à formação profissional por meio de atividades interdisciplinares de Extensão Universitária.

  • Teoria e Métodos de Pesquisa

    Presencial    60h

    O campo epistemológico. Tradições metodológicas. Instâncias epistemológicas e operacionais da pesquisa. Construção de um problema em jornalismo. O corpus da pesquisa. Técnicas quantitativas e qualitativas na pesquisa em Jornalismo. Elaboração de projeto de pesquisa em todo o seu processo metodológico. Análise crítica do projeto. Pré-projeto TCC. Comitê de Ética. A normatização dos trabalhos acadêmicos e sua estruturação (ABNT).

8 ª fase

  • Narrativas Multimídia: Agência Experimental

    Presencial    60h

    Agência Multimídia Experimental (AME). Experimentação de narrativas multimídia diferenciadas. Planejamento, produção, edição e publicação de conteúdos on-line, com notícias e reportagens de interesse público. Exploração de linguagens e estruturas inovadoras do Jornalismo, a partir do gênero da Reportagem Multimídia. Conteúdo em áudio e vídeo com pautas alinhadas ao desenvolvimento regional.

  • Projeto Experimental Extensionista III

    Presencial    105h

    Introdução a projetos de Extensão que abordem temas de interesse público, com conteúdo educativo e pautas alinhadas aos anseios da comunidade. Estudo de métodos, estratégias e técnicas envolvendo questões sociais e contemporâneas focadas no desenvolvimento regional. Elaboração de programas e produtos editoriais que reúnem competências inerentes à formação profissional por meio de atividades interdisciplinares de Extensão Universitária.

  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

    Presencial    240h

    Execução de um projeto experimental teórico e prático de cunho jornalístico. Apresentação oral para avaliação por Banca Examinadora.

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION