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Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Marketing

Senso Comum. Arte. Ciência. Religião. História da Filosofia: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea. Metafísica. Ontologia. Epistemologia. Lógica. Ética e Estética. Contexto histórico, sociopolítico do surgimento da Sociologia. Precursores da Sociologia. Os clássicos da Sociologia. Processos de socialização. Sociedade e estrutura social e estratificação. Repensando as organizações. Cultura. Desigualdade de raça e de etnia. O surgimento da Sociologia. Indivíduo e a sociedade. Ideologia.Teorias de sociedade e os clássicos. Etnicidade.

Conceitos de Economia. Princípios de Economia. Evolução e divisão do estudo da Economia. Macroeconomia. Modelos microeconômicos. Consumidor, demanda e oferta. Mercado e produção. Estruturas de mercados. Problemas macroeconômicos. Contabilidade nacional. Demanda e oferta agregada. Produto de equilíbrio, moeda, juros, câmbio. Política econômica, crescimento, inflação. Desenvolvimento regional e sustentabilidade.

Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidade e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios Inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro.

Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Fundamentos de Gestão c) As práticas orientadas são realizadas utilizando-se do conteúdo de cada UC, compondo a avaliação de aprendizagem do aluno.

Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e extensão. Técnicas de pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa, leitura, compreensão, interpretação e produção de gêneros textuais. Introdução aos princípios da apresentação pública (oratória).

Noções Gerais de Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado e Análise de Demonstrações Contábeis. Estrutura financeira: custo de capital, fontes de financiamento; Conceitos Financeiros Básicos. A Dinâmica das Decisões Financeiras. Análise de Desempenho e Medidas de Criação de Valor. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital e Alavancagem Financeira. Decisões de Financiamento - Fontes de Financiamento no Curto e Longo Prazo. Políticas de Distribuição de Resultados.

Comportamento humano nas habilidades gerenciais. Desenvolvimento de equipes e dinâmica de grupo. Comunicação e relacionamento interpessoal. Liderança e motivação. Mediação de conflitos. 

Empresa, Empresário e Estabelecimento. Propriedade industrial. Tipos e natureza das empresas. Registros empresariais. Concorrência. Direito Societário Geral. Direito Societário Especial: Sociedades do Código Civil. Tópicos de Direito Trabalhista e Previdenciário. Direitos e Código de defesa do consumidor.

Razão. Proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Capitalização simples. Capitalização composta. Correção monetária e inflação Descontos. Taxas nominais, efetivas, equivalentes e reais. Sistemas de amortização. Depreciação. Fluxo de Caixa ou Séries de Pagamentos (anuidades). Introdução à Análise de Investimentos.

Evolução histórica do Planejamento Estratégico. Fatores de mudanças ambientais e as suas influências nas estratégias empresariais. Técnicas de análise das indústrias e concorrência de Porter. Relação dos empresários com relação ao Planejamento Estratégico e o processo de tomada de decisão nas empresas. O processo de Planejamento Estratégico/Gestão Estratégica e os processos de implantação e controle. O Marketing e a importância da estratégia.

Compreensão dos diferentes tipos de imagens e os códigos presentes (cores, linhas, texturas) na criação, produção e edição de imagens, e a investiga no contexto das tecnologias contemporâneas na divulgação de serviços e produtos. Trabalha a estética da fotografia e do vídeo: da vídeo-arte ao vídeo-documentário e as relações entre vídeo e televisão e entre fotografia e fotografia publicitária.

Conceitos e definições em relação ao comportamento do consumidor. A atração, satisfação, retenção e lealdade de clientes. Estratégias de Gestão de relacionamento, CRM.

Principais e definições de branding , e as funções gerenciais aplicadas à marcas. Criação e desenvolvimento da marca. Formulações de estratégias mercadológicas para lançamento e revitalização da marca. Instrumentalização de ações de marketing voltadas a marca. Percepção e marca; emoção e Marca; criação de conceito; criação de logotipo; manual de identidade corporativa; avaliação de resultados; ações de branding; brandbook. Construção do Brandy Equity.

Ordenação estrutural de projetos. A gestão de projetos na empresa ou no ambiente externo. Planejamento e controle operacional de projetos. Planejamento e controle econômico e financeiro de projetos. Técnicas e ferramentas para gestão de projetos. Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira de projeto. Instrumental para a gestão de projetos. 

Introdução a Ciência de Dados. Ferramentas para análise de dados: Power Bi, Python, Linguagem R. Big Data. Bancos de Dados relacionais e não relacionais. Elaboração de projetos em ciência de dados. Apresentação de projetos. Apresentação de dados por meio de dashboards. Tomada de decisão através da ciência de dados. Inteligência competitiva. Conceitos envolvidos em inteligência de mercado: dado-informação-inteligência-conhecimento. O processo de Inteligência de mercado: gestão; estratégia de atuação da organização; necessidades de informação da organização; coleta de informação; análise das informações. Identificação das informações e respectivo fluxo existente nas organizações. Integração sistêmica das comunicações no processo de gestão. Processo de organização das informações. Gráficos de Processamento.

Estudo do posicionamento e da análise da oferta da empresa e de seus concorrentes. Desenvolvimento de estratégias de produto, preço, promoção e de canais de distribuição. Segmentação, Marketing de serviço. Comunicação Integrada de Marketing. Análise de Portfólio. Plano de Marketing. E-commerce. Marketing Internacional. 

Conceito evolução do marketing tempo real, ambiente de marketing digital, comportamento consumidor na era digital, revolução digital do marketing, comércio 16 eletrônico, propaganda on-line, ações de comunicação, domínio do mercado digital, plano e estratégia para o mercado digital, tendências.

As funções da administração frente às novas tendências organizacionais. Proatividade x reatividade, dimensões da mudança, tipos de mudanças, mudança como um processo organizacional. Desenvolvimento Sustentável. A importância da diversidade para cenários competitivos. Resistência a mudança e o papel da cultura organizacional. Organizações de aprendizagem. Estratégias organizacionais para organizações sustentáveis. Gestão organizacional frente aos novos paradigmas e empreendedorismo. 

Fundamentos de Marketing. O ambiente de Marketing. O composto de Marketing: produto, preço, promoção, distribuição. O comportamento do consumidor. Segmentação. Varejo e atacado. Planejamento de produtos e serviços. Marcas e embalagens. Estratégias de Comunicação. O Marketing e a Sociedade: responsabilidade social e ética. Sustentabilidade. Sistema de Informação de marketing. Processo de pesquisa. Projeto de pesquisa. Tipos e métodos de pesquisas. Coleta de dados. Medidas e escalas. População e amostragem. Pesquisa Quantitativa. Pesquisa Qualitativa. Pesquisa para lançamento de novos produtos. Comunicação dos resultados. Mensuração da demanda.

Conceitos, ferramentas e processos na definição e escolha das estratégias de vendas. Funções e atividades do gerente de vendas. Planejando e desenvolvendo a força de vendas. Perfil e habilidades do profissional de vendas. Ética e legislação em vendas. Criando remuneração atrativa. Mercado consumidor versus organizacional. Relatórios comerciais. A tecnologia e a administração de vendas. Promoção de vendas. Merchandising.

São realizadas utilizando-se do conteúdo de cada UC, compondo a avaliação de aprendizagem do aluno.

Galeria de Vídeos

Série 55 Vidas: Sarita Martins Camiña Reinicke
Entrevista com Luciano Potter
Projeto Multimídia Experimental: Seu Werner