Unidades Curriculares

Conheça as Unidades Curriculares do curso de Pedagogia


Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Pedagogia

Desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e construção do conhecimento na visão de diferentes teorias. Normal e o patológico. Aprendizagem: conceitos, fatores intervenientes e as principais dificuldades.

Fundamentos da Didática. Tendências pedagógicas. Organização do processo ensino e aprendizagem. Currículo escolar, planejamento e avaliação. Saberes necessários à docência.

Construção histórico-social da educação e da escola nas Sociedades Primitiva, Medieval, Moderna e Contemporânea. História da educação brasileira. A educação como política pública. Relações entre Educação, Estado e Sociedade no contexto das transformações contemporâneas. Políticas educacionais no período desenvolvimentista e a partir da década de 1990. Legislação educacional e políticas educacionais vigentes

BNCC. Interdisciplinaridade. Relação com a educação básica. Contexto escolar na educação básica. Pesquisa-ação: diversidade; relações étnico-raciais, de gênero, geracional e religiosa; bullying na escola. Criação de portfólio.

Psicologia e educação. Introdução à neurociência. Conceito de aprendizagem. O processo de desenvolvimento e da aprendizagem no indivíduo e as implicações desses processos para o campo educacional. Modelos epistemológicos e teorias de aprendizagem. Abordagens teóricas: comportamental e psicanalítica e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor e suas implicações no processo ensino e aprendizagem. Concepções teóricas do desenvolvimento e da aprendizagem. Fatores que interferem no processo de aprendizagem. Características individuais no processo de aprendizagem.

Introdução à Filosofia Geral. Filosofia da Educação e Pedagogia. A educação como fenômeno constitucional da humanidade. Matrizes da educação ocidental na era Clássica e Moderna. Conceitos para pensar o fenômeno educativo contemporâneo (Formação, Educação, Pedagogia e Ensino).

Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

BNCC. Interdisciplinaridade. Elaboração de atividades didáticas mediadas por tecnologias: leitura e produção de textos. Interação com a educação básica: meio ambiente; direitos humanos; diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional na escola.

Perspectivas e tendências em tecnologias e metodologias. Impactos das tendências na Educação. Novas gerações. Tipos de metodologias adequados à nova realidade geracional. Competências do século XXI. Profissões do futuro. Movimento maker. Ambientes virtuais imersivos. M-learning e u-learning. Just-in-time learning. Realidade virtual. Realidade aumentada. Simulações. Educational Data Mining. Learning analytics. Novas formas de avaliação e feedback. Inteligências Artificial. Machine Learning. Multimídia.

Teorias clássicas e contemporâneas da educação. Concepções teóricas de educação e dos processos pedagógicos. A relação teórica e prática no pensamento pedagógico. As tendências e correntes da educação. Teorias críticas e não-críticas da educação.

Necessidades e importância da avaliação no processo de construção do conhecimento. A avaliação no e do projeto-político-pedagógico-escolar. A avaliação como elemento integrante do plano de ensino. Significados da avaliação. Formas de avaliação. A avaliação na Educação.

Conceitos básicos: população, amostra, variáveis, dados, noções de amostragem. Apresentação de dados: séries estatísticas e gráficos. Estatística descritiva: medidas de tendência central, de dispersão, coeficientes de variabilidade, assimetria e curtose. Regressão linear e correlação. Probabilidades: regras de probabilidade, distribuições de probabilidade discretas e contínuas. Números índices.

Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e Extensão. Técnicas de pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa. Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual.

Letramento Digital. Tecnologias Educacionais. Integração de Tecnologias ao Currículo Escolar. Elaboração de atividades didáticas mediadas por tecnologias: presença física e presença digital virtual.

O nascimento do pensamento sociológico. As concepções de educação a partir dos clássicos da Sociologia. Teorias sociológicas contemporâneas da educação no século XX. Processos de socialização e práticas sociais. Perspectivas e Teorias: Émile Durkheim e a Educação. Teoria social e a educação no século XX: Pierre Bourdieu e Educação. A sociologia da educação no Brasil e pensamento social brasileiro. A análise sociológica da escola. O sistema escolar e sua construção social. Educadores Brasileiros: Fernando de Azevedo, Anísio S. Teixeira, Florestan Fernandes, Lourenço Filho, Francisco Campos, José Mário Pires Azanha, Antônio Sampaio Dória.

Introdução à educação especial. Histórico e evolução da deficiência e da educação especial. Estudo introdutório das deficiências. ¿Invenção¿ da escola, da infância ¿desvalida¿ e da educação especial. Das práticas de exposição ao tratamento moral. Concepções históricas sobre a deficiência. A identidade e o lugar destinado aos diferentes na sociedade; os aspectos econômicos, socioculturais e educacionais que, nos contextos mais diversos, contribuíram para justificar a exclusão a que os diferentes estão historicamente destinados; as bases epistemológicas da educação especial.

Abordagem histórica da Alfabetização e do Letramento. A linguagem enquanto sistema simbólico, representativo das interações humanas. A função social da escrita numa sociedade letrada. A formação do professor alfabetizador numa perspectiva de letramento. Processos de alfabetização e alternativas metodológicas na perspectiva do letramento. A apropriação da leitura e da escrita: uma metodologia de alfabetização a partir do texto.

Metodologias de Ensino da Educação Física. Estrutura da aula. Unidades temáticas e objetos de conhecimento. Documentos norteadores da Educação Física. Prática como componente curricular.

Conceitos e conteúdos de Matemática para Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologias e procedimentos didáticos específicos.

Acompanhar e auxiliar nos serviços de Gestão Educacional de uma Unidade Escolar da Educação Básica.

Regência e Reflexividade: o processo de tornar-se um professor inovador; o portfólio reflexivo na formação docente. Hábitos, culturas e rotinas no ambiente escolar: reflexos da cibercultura na profissionalidade docente; tecnologias na concepção, planejamento e operacionalização do desenho curricular; inovação a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inovação na educação: intencionalidade docente e tecnologias para viabilizar interfaces entre os processos de ensino e de aprendizagem. Etapas do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (conforme regulamento).

Documentos curriculares oficiais para a Educação Geográfica. Raciocínio geográfico e possíveis diálogos em Educação Geográfica. Noções, conceitos e conteúdos da Geografia para Anos Iniciais do Ensino Fundamental ¿ Espaço, Território, Lugar, Região, Natureza e Paisagem. Metodologias e procedimentos didáticos específicos ¿ métodos, estratégias e recursos. Planejamento e avaliação em Educação Geográfica.

Conceitos e conteúdos de História para Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologias e procedimentos didáticos específicos. Habilidades e Competências no Ensino de História.

Competências, habilidades e conteúdos educativos de Ciências para Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologias e procedimentos didáticos específicos.

Conceitos e conteúdos de Língua Portuguesa para Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologias e procedimentos didáticos específicos. Aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e da escrita. Processos de leitura e produção textual. Gêneros discursivos. Literatura infantil e as múltiplas linguagens. Literatura infantil e a arte de contar histórias.

Histórico, conceito, princípios e práticas da Educação Ambiental (E.A.). A Educação Ambiental na Educação Formal e Não-formal. A questão ambiental e as conferências mundiais de meio ambiente. Educação Ambiental no ambiente urbano, rural e em unidades de conservação. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. Vertentes da Educação Ambiental. Práticas Interdisciplinares.

Conhecimento e interpretação da realidade escolar. Interação com o espaço escolar, seus hábitos, culturas e rotinas. Ética e cidadania na prática profissional. Diretrizes da Educação Básica - Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Interação com a Educação Básica: atividades orientadas e supervisionadas sob as dimensões envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, construção de objetivos; seleção de conteúdo, obras e textos; uso de projetos, cursos e minicursos. Regência (As etapas do Estágio Curricular serão desenvolvidas conforme previsto no regulamento do Estágio Curricular Supervisionado).

Competências e Habilidades no estudo do fenômeno artístico nos anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva histórico-social e sua vinculação ao espaço educativo através de uma incursão no universo multifacetado das diversas linguagens artísticas e suas formas de expressão, privilegiando o exame de conceitos, teorias e abordagens que estruturam este campo do saber.

Perspectiva cultural e linguística dos surdos. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). História das comunidades surdas e das identidades surdas tendo como base a compreensão crítica do contexto social, cultural e das bases legais que envolvem a língua natural da comunidade surda brasileira. Libras. Propostas educacionais direcionadas às pessoas surdas.

Fundamentos da Robótica: conceitos e metodologia STEM. Robótica Educacional: conceitos, competências (Base Nacional Comum Curricular - BNCC). Instrumentalização para robótica educacional. Projetos pedagógicos, metodologias ativas e a robótica.

A evolução da concepção de sexualidade. Desenvolvimento da sexualidade no ciclo vital (crianças, adolescentes, adultos e idoso) nos aspectos biológicos, emocionais e psicológicos. Comportamento da sociedade diante da sexualidade das crianças. Orientação sexual como tema transversal. A sexualidade da criança: fundamentos teóricos e pedagógicos.

História do currículo. Currículo e conhecimento escolar. Organização e regulação do currículo na Educação Básica. Integração curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica - BNCC.

Recursos de Tecnologia Assistiva e a Educação. Incapacidades ou mobilidade reduzida. Autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão na escola. Design Thinking: metodologia de inovações. Design Thinking (DT) e Visual Thinking para educadores. Contexto, fases, dinâmicas e ferramentas voltadas a boas práticas educativas.

Conhecimento e interpretação da realidade escolar. Interação com o espaço escolar, seus hábitos, culturas e rotinas. Ética e cidadania na prática profissional. Diretrizes da Educação Básica - Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Interação com a Educação Básica: atividades orientadas e supervisionadas sob as dimensões envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, construção de objetivos; seleção de conteúdo, obras e textos; uso de projetos, cursos e minicursos. (As etapas do Estágio Curricular serão desenvolvidas conforme previsto no regulamento do Estágio Curricular Supervisionado).

A criança e a questão da imitação e da fantasia. O lúdico e a questão do sonho. Jogos e brincadeiras na infância. A brincadeira e a questão do prazer. Jogos e brincadeiras e a questão da aprendizagem. Jogos e brincadeiras e a questão das regras de conduta. Jogos e brincadeiras e a questão dos valores. Os jogos e a influência sobre o comportamento da criança. A criança e a necessidade do brincar.

Movimento maker e seus princípios. Aprendizagem mão na massa. Papel do docente maker. Papel do estudante maker. Metodologias ativas, ágeis, imersivas e analíticas. Estudantes como designers. Design Thinking. Mentalidade ágil na aprendizagem.

Pesquisa e educação. Interação com a educação básica. Práticas investigativas voltadas à educação básica. Pesquisa de campo. Desenvolvimento de projeto de pesquisa. Apresentação de trabalho de curso.

Estudo da trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Paradigmas curriculares na EJA. Andragogia. Alternativas metodológicas para a Educação de Jovens e Adultos. Práticas avaliativas na EJA.

Conhecimento e interpretação da realidade escolar. Interação com o espaço escolar, seus hábitos, culturas e rotinas. Ética e cidadania na prática profissional. Diretrizes da Educação Básica - Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Interação com a Educação Básica: atividades orientadas e supervisionadas sob as dimensões envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, construção de objetivos; seleção de conteúdos, obras e textos; uso de projetos, cursos e minicursos. (As etapas do Estágio Curricular serão desenvolvidas conforme previsto no regulamento do Estágio Curricular Supervisionado).

A formação ética do professor e a natureza da profissão docente. Ética e moral. Desenvolvimento Profissional: subjetividade e identidade. Responsabilidade Social, Cidadania e Justiça na prática educacional. O desenvolvimento e função social do professor reflexivo.

Gestão democrática da educação: os sistemas de ensino e a escola. A gestão da escola de educação básica e o princípio de autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Planejamento educacional e sua relação com o processo de desenvolvimento e de participação social.

Contexto histórico da construção de políticas públicas para educação. Implicações da Teoria da Complexidade na perspectiva intercultural da educação. Múltiplas identidades (gênero, classe, etnia, geração) e suas relações com a educação. Participação, mobilização e embates da/na sociedade civil. Análise crítica das principais reformas educacionais brasileiras e suas interrelações com a estrutura e funcionamento da educação contemporânea.

O TCC deverá ser uma continuidade das práticas como componente curricular desenvolvidas na primeira metade do curso e obedecerá a norma do regulamento específico do curso.

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