Unidades Curriculares

Curso de Pedagogia FUMDES

1 ª fase

  • Didática Geral

    Presencial    90

    Fundamentos da Didática. Tendências pedagógicas. Organização do processo ensino e aprendizagem. Currículo escolar, planejamento e avaliação. Saberes necessários à docência.

  • História da Educação

    Presencial    60

    Construção histórico-social da educação e da escola nas Sociedades Primitiva, Medieval, Moderna e Contemporânea. História da educação brasileira. A educação como política pública. Relações entre Educação, Estado e Sociedade no contexto das transformações contemporâneas. Políticas educacionais no período desenvolvimentista e a partir da década de 1990. Legislação educacional e políticas educacionais vigentes.

  • Práticas Pedagógicas I: Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Básica

    Presencial    105

    BNCC. Interdisciplinaridade. Relação com a educação básica. Contexto escolar na educação básica. Pesquisa-ação: diversidade; relações étnico-raciais, de gênero, geracional e religiosa; bullying na escola. Criação de portfólio.

  • Psicologia da Educação

    Presencial    60

    Psicologia e educação. Introdução à neurociência. Conceito de aprendizagem. O processo de desenvolvimento e da aprendizagem no indivíduo e as implicações desses processos para o campo educacional. Modelos epistemológicos e teorias de aprendizagem. Abordagens teóricas: comportamental e psicanalítica e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor e suas implicações no processo ensino e aprendizagem. Concepções teóricas do desenvolvimento e da aprendizagem. Fatores que interferem no processo de aprendizagem. Características individuais no processo de aprendizagem.

  • Desenvolvimento e Aprendizagem: Bases Neurológicas e Afetivas

    Presencial    90

    Desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e construção do conhecimento na visão de diferentes teorias. Normal e o patológico. Aprendizagem: conceitos, fatores intervenientes e as principais dificuldades

2 ª fase

  • Filosofia da Educação

    Presencial    60

    Introdução à Filosofia Geral. Filosofia da Educação e Pedagogia. A educação como fenômeno constitucional da humanidade. Matrizes da educação ocidental na era Clássica e Moderna. Conceitos para pensar o fenômeno educativo contemporâneo (Formação, Educação, Pedagogia e Ensino).

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60

    Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Práticas Pedagógicas II: Tecnologias da Informação e Recursos Didáticos

    Presencial    105

    BNCC. Interdisciplinaridade. Elaboração de atividades didáticas mediadas por tecnologias: leitura e produção de textos. Interação com a educação básica: meio ambiente; direitos humanos; diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional na escola.

  • Tendências e a Tecnologia Educacional

    Presencial    90

    Perspectivas e tendências em tecnologias e metodologias. Impactos das tendências na Educação. Novas gerações. Tipos de metodologias adequados à nova realidade geracional. Competências do século XXI. Profissões do futuro. Ambientes virtuais imersivos. M-learning e u-learning. Just-in-time learning. Realidade virtual. Realidade aumentada. Simulações. Novas formas de avaliação e feedback. Inteligência Artificial.

  • Teorias da Educação e Aprendizagem

    Presencial    60

    Teorias clássicas e contemporâneas da educação. Concepções teóricas de educação e dos processos pedagógicos. A relação teórica e prática no pensamento pedagógico. As tendências e correntes da educação. Teorias críticas e não-críticas da educação. 

3 ª fase

  • Avaliação do Ensino e Aprendizagem

    Presencial    90

    Necessidades e importância da avaliação no processo de construção do conhecimento. A avaliação no e do projeto-político-pedagógico-escolar. A avaliação como elemento integrante do plano de ensino. Significados da avaliação. Formas de avaliação. A avaliação na Educação. 

  • Estatística

    Presencial    60

    Conceitos básicos: população, amostra, variáveis, dados, noções de amostragem. Apresentação de dados: séries estatísticas e gráficos. Estatística descritiva: medidas de tendência central, de dispersão, coeficientes de variabilidade, assimetria e curtose. Regressão linear e correlação. Probabilidades: regras de probabilidade, distribuições de probabilidade discretas e contínuas. Números índices. 

  • Linguagem e Métodos

    Disciplina Digital    60

    A Língua Portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos seus diferentes níveis. Aspectos linguístico- gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão. Ciência e método. Ética aplicada à Pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

  • Práticas Pedagógicas III: Tecnologias da Educação

    Presencial    105

    Letramento Digital. Tecnologias Educacionais. Integração de Tecnologias ao Currículo Escolar. Elaboração de atividades didáticas mediadas por tecnologias: presença física e presença digital virtual.

  • Sociologia da Educação

    Presencial    60

    O nascimento do pensamento sociológico. As concepções de educação a partir dos clássicos da Sociologia. Teorias sociológicas contemporâneas da educação no século XX. Processos de socialização e práticas sociais. Perspectivas e Teorias: Émile Durkheim e a Educação. Teoria social e a educação no século XX: Pierre Bourdieu e Educação. A sociologia da educação no Brasil e pensamento social brasileiro. A análise sociológica da escola. O sistema escolar e sua construção social. Educadores Brasileiros: Fernando de Azevedo, Anísio S. Teixeira, Florestan Fernandes, Lourenço Filho, Francisco Campos, José Mário Pires Azanha, Antônio Sampaio Dória. 

4 ª fase

  • Fundamentos da Educação Especial

    Presencial    90

    Introdução à educação especial. Histórico e evolução da deficiência e da educação especial. Estudo introdutório das deficiências. "Invenção" da escola, da infância "desvalida" e da educação especial. Das práticas de exposição ao tratamento moral. Concepções históricas sobre a deficiência. A identidade e o lugar destinado aos diferentes na sociedade; os aspectos econômicos, socioculturais e educacionais que, nos contextos mais diversos, contribuíram para justificar a exclusão a que os diferentes estão historicamente destinados; as bases epistemológicas da educação especial. 

  • Fundamentos da Educação Infantil

    Presencial    90

    Concepções de infância a partir do enfoque interdisciplinar considerando a base histórica, cultural, biológica, psicológica, antropológica e sociológica. Políticas contemporâneas de atendimento à infância. Proposta pedagógica da Educação Infantil. Características dos estágios de desenvolvimento da criança. A organização das estruturas curriculares, da didática e das metodologias da educação infantil. 

  • Fundamentos e Metodologias de Ensino da Alfabetização e Letramento

    Presencial    90

    Abordagem histórica da Alfabetização e do Letramento. A linguagem enquanto sistema simbólico, representativo das interações humanas. A função social da escrita numa sociedade letrada. A formação do professor alfabetizador numa perspectiva de letramento. Processos de alfabetização e alternativas metodológicas na perspectiva do letramento. A apropriação da leitura e da escrita: uma metodologia de alfabetização a partir do texto. 

  • Fundamentos e Metodologias de Ensino: Educação Física

    Presencial    60

    Metodologias de Ensino da Educação Física. Estrutura da aula. Unidades temáticas e objetos de conhecimento. Documentos norteadores da Educação Física. Prática como componente curricular. 

  • Práticas Pedagógicas IV: Organização e Assistência Técnico Pedagógica Escolar

    Presencial    105

    Acompanhar e auxiliar nos serviços de Gestão Educacional de uma Unidade Escolar da Educação Básica. 

5 ª fase

  • Estágio Curricular Supervisionado I: Educação infantil

    Presencial    120

    Estágio de docência na educação Infantil. Observação, docência orientada e supervisionada. Elaboração de relatório. Seminário de Socialização.

  • Fundamentos e Metodologias das Ciências Humanas: Geografia

    Presencial    90

    Documentos curriculares oficiais para a Educação Geográfica. Raciocínio geográfico e possíveis diálogos em Educação Geográfica. Noções, conceitos e conteúdos da Geografia para Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Espaço, Território, Lugar, Região, Natureza e Paisagem. Metodologias e procedimentos didáticos específicos - métodos, estratégias e recursos. Planejamento e avaliação em Educação Geográfica.

  • Fundamentos e Metodologias das Ciências Humanas: História

    Presencial    90

    Conceitos e conteúdos de História para Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologias e procedimentos didáticos específicos. Habilidades e Competências no Ensino de História.

  • Fundamentos e Metodologias de Ensino: Ciências da Natureza

    Presencial    90

    Competências, habilidades e conteúdos educativos de Ciências para Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologias e procedimentos didáticos específicos.

  • Fundamentos e Metodologias de Ensino: Língua Portuguesa e Literatura

    Presencial    90

    Conceitos e conteúdos de Língua Portuguesa para Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologias e procedimentos didáticos específicos. Aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e da escrita. Processos de leitura e produção textual. Gêneros discursivos. Literatura infantil e as múltiplas linguagens. Literatura infantil e a arte de contar histórias.

6 ª fase

  • Educação Ambiental

    Presencial    30

    Histórico, conceito, princípios e práticas da Educação Ambiental (E.A.). A Educação Ambiental na Educação Formal e Não-formal. A questão ambiental e as conferências mundiais de meio ambiente. Educação Ambiental no ambiente urbano, rural e em unidades de conservação. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. Vertentes da Educação Ambiental. Práticas Interdisciplinares.

  • Estágio Curricular Supervisionado II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    Presencial    120

    Estágio de docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Observação, docência orientada e supervisionada. Elaboração de relatório. Seminário de Socialização.

  • Fundamentos e Metodologias de Ensino: Linguagens Artísticas

    Presencial    60

    Competências e Habilidades no estudo do fenômeno artístico nos anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva histórico-social e sua vinculação ao espaço educativo através de uma incursão no universo multifacetado das diversas linguagens artísticas e suas formas de expressão, privilegiando o exame de conceitos, teorias e abordagens que estruturam este campo do saber.

  • Fundamentos e Metodologias de Ensino: Matemática

    Presencial    60

    Conceitos e conteúdos de Matemática para Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologias e procedimentos didáticos específicos.

  • Língua Brasileira de Sinais - Libras

    Presencial    60

    Perspectiva cultural e linguística dos surdos. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). História das comunidades surdas e das identidades surdas tendo como base a compreensão crítica do contexto social, cultural e das bases legais que envolvem a língua natural da comunidade surda brasileira. Libras. Propostas educacionais direcionadas às pessoas surdas.

  • Sexualidade na Educação

    Presencial    30

    A evolução da concepção de sexualidade. Desenvolvimento da sexualidade no ciclo vital (crianças, adolescentes, adultos e idoso) nos aspectos biológicos, emocionais e psicológicos. Comportamento da sociedade diante da sexualidade das crianças. Orientação sexual como tema transversal. A sexualidade da criança: fundamentos teóricos e pedagógicos.

7 ª fase

  • Currículo em Construção: Articulações entre PCSC - Proposta Curricular do Estado de SC e Proposta Curricular Municipal

    Presencial    60

    História do currículo. Currículo e conhecimento escolar. Organização e regulação do currículo na Educação Básica. Integração curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica - BNCC. 

  • Educação Criativa e Tecnologias Assistivas

    Presencial    60

    Recursos de Tecnologia Assistiva e a Educação. Incapacidades ou mobilidade reduzida. Autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão na escola. Design Thinking: metodologia de inovações. Design Thinking (DT) e Visual Thinking para educadores. Contexto, fases, dinâmicas e ferramentas voltadas a boas práticas educativas. 

  • Estágio Curricular Supervisionado III: Educação Especial e/ou Educação Profissional de Serviços e de Apoio Escolar

    Presencial    120

    Estágio de docência na Educação Especial e/ou na Educação Profissional na área de serviços e de apoio escolar. Participação em atividades da gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos. Observação, docência orientada e supervisionada. Elaboração de relatório. Seminário de Socialização.

  • Jogos e Recreação

    Presencial    60

    A criança e a questão da imitação e da fantasia. O lúdico e a questão do sonho. Jogos e brincadeiras na infância. A brincadeira e a questão do prazer. Jogos e brincadeiras e a questão da aprendizagem. Jogos e brincadeiras e a questão das regras de conduta. Jogos e brincadeiras e a questão dos valores. Os jogos e a influência sobre o comportamento da criança. A criança e a necessidade do brincar. 

  • Movimento Maker na Educação e Aprendizagem Mão na Massa

    Presencial    60

    Movimento maker e seus princípios. Aprendizagem mão na massa. Papel do docente maker. Papel do estudante maker. Metodologias ativas, ágeis, imersivas e analíticas. Estudantes como designers. Design Thinking. Mentalidade ágil na aprendizagem.

  • Seminários Interdisciplinares

    Presencial    30

    Pesquisa e educação. Interação com a educação básica. Práticas investigativas voltadas à educação básica. Pesquisa de campo. Desenvolvimento de projeto de pesquisa. Apresentação de trabalho de curso.

8 ª fase

  • Educação de Jovens e Adultos

    Presencial    60

    Estudo da trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Paradigmas curriculares na EJA. Andragogia. Alternativas metodológicas para a Educação de Jovens e Adultos. Práticas avaliativas na EJA.

  • Estágio Curricular Supervisionado IV: Assistência Técnico Pedagógica Escolar, Gestão Educacional e/ou Educação de Jovens e Adultos

    Presencial    120

    Estágio na assistência técnico pedagógica escolar, gestão educacional e/ou Educação de jovens e adultos. Acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos. Observação e atuação orientada e supervisionada. Elaboração de relatório. Seminário de Socialização.

  • Ética e Formação Docente

    Presencial    30

    A formação ética do professor e a natureza da profissão docente. Ética e moral. Desenvolvimento Profissional: subjetividade e identidade. Responsabilidade Social, Cidadania e Justiça na prática educacional. O desenvolvimento e função social do professor reflexivo.

  • Gestão e Planejamento Educacional

    Presencial    30

    Gestão democrática da educação: os sistemas de ensino e a escola. A gestão da escola de educação básica e o princípio de autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Planejamento educacional e sua relação com o processo de desenvolvimento e de participação social.

  • Políticas Públicas na Educação

    Presencial    90

    Contexto histórico da construção de políticas públicas para educação. Implicações da Teoria da Complexidade na perspectiva intercultural da educação. Múltiplas identidades (gênero, classe, etnia, geração) e suas relações com a educação. Participação, mobilização e embates da/na sociedade civil. Análise crítica das principais reformas educacionais brasileiras e suas interrelações com a estrutura e funcionamento da educação contemporânea. 

  • Trabalho de Conclusão de Curso

    Presencial    60

    O TCC deverá ser uma continuidade das práticas como componente curricular desenvolvidas na primeira metade do curso ou dos estágios e obedecerá a norma do regulamento específico do curso. 

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION