Unidades Curriculares

Curso de Recursos Humanos

  • Cálculo Aplicado

    Disciplina Digital    60h

    Revisão de conceitos básicos de Matemática: frações, razão, proporção, regra de três, potenciação e radiciação. Funções de 1º e 2º grau, exponenciais e logarítmicas. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Progressão aritmética e geométrica. Derivadas e suas aplicações. Principais conceitos relativos ao estudo da matemática financeira, sua influência nos diversos cenários econômicos e financeiros das empresas e indivíduos e a aplicação prática nas operações financeiras.

  • Optativa

    Disciplina Digital    60h

    .

  • Métodos Científicos e Textos Acadêmicos

    Disciplina Digital    60h

    Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e extensão. Técnicas de pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa. Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual.

  • Gestão Financeira e Contábil

    Disciplina Digital    60h

    Noções Gerais de Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado e Análise de Demonstrações Contábeis. Estrutura financeira: custo de capital, fontes de financiamento; Conceitos Financeiros Básicos. A Dinâmica das Decisões Financeiras. Análise de Desempenho e Medidas de Criação de Valor. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital e Alavancagem Financeira. Decisões de Financiamento ¿ Fontes de Financiamento no Curto e Longo Prazo. Políticas de Distribuição de Resultados.

  • Gestão Estratégica de Pessoas

    Disciplina Digital    60h

    Comportamento humano nas habilidades gerenciais. Desenvolvimento de equipes e dinâmica de grupo. Comunicação e relacionamento interpessoal. Liderança e motivação. Mediação de conflitos.

  • Gestão Estratégica de Negócios

    Disciplina Digital    60h

    Evolução histórica do Planejamento Estratégico. Fatores de mudanças ambientais e as suas influências nas estratégias empresariais. Técnicas de análise das indústrias e concorrência de Porter. Relação dos empresários com relação ao Planejamento Estratégico e o processo de tomada de decisão nas empresas. O processo de Planejamento Estratégico/Gestão Estratégica e os processos de implantação e controle. O Marketing e a importância da estratégia.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Fundamentos Econômicos

    Disciplina Digital    60h

    Conceitos de Economia. Princípios de Economia. Evolução e divisão do estudo da Economia. Macroeconomia. Modelos microeconômicos. Consumidor, demanda e oferta. Mercado e produção. Estruturas de mercados. Problemas macroeconômicos. Contabilidade nacional. Demanda e oferta agregada. Produto de equilíbrio, moeda, juros, câmbio. Política econômica, crescimento, inflação. Desenvolvimento regional e sustentabilidade.

  • Extensão em Temas Transversais I

    Disciplina Digital    90h

    Desenvolvimento de temas como educação ambiental, sustentabilidade, síndrome do espectro autista; educação em direitos humanos; educação das relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Proximidade com a sociedade através de trabalhos desenvolvidos com abordagem socioambiental. Produção de relatório de contextualização dos trabalhos desenvolvidos.

  • Empreendedorismo e Inovação

    Disciplina Digital    60h

    Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidades e competências necessárias aos empreendedores. Gente e gestão, desenvolvimento de Soft skills e aspectos de inteligência emocional. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro. ESG, conceitos e perspectivas alinhadas a modelos inovadores de negócios.

  • Direito Empresarial

    Disciplina Digital    60h

    Introdução: histórico do Direito Empresarial como ramo do Direito Privado. Direito de empresa. Teoria de empresa: o empresário individual e as sociedades empresariais. Estabelecimento empresarial. Contrato social, estatuto e atas. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Propriedade Industrial. Sociedades não empresariais. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Títulos de crédito e as garantias que emprestam às negociações. Dissolução, preservação e recuperação de empresas. Noções de Direito do consumidor, enquanto ramo do Direito Público.

  • Elaboração e Gestão de Projetos

    Disciplina Digital    60h

    Ordenação estrutural de projetos. A gestão de projetos na empresa ou no ambiente externo. Planejamento e controle operacional de projetos. Planejamento e controle econômico e financeiro de projetos. Técnicas e ferramentas para gestão de projetos. Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira de projeto. Instrumental para a gestão de projetos.

  • Cultura e Clima Organizacional

    Disciplina Digital    60h

    Noção, papel e tipos de cultura organizacional. Aborda noção, planos de ação e de pesquisa de clima organizacional. Apresenta a interface da cultura e do clima organizacional como aspectos centrais no comportamento da organização.

  • Direito Trabalhista

    Disciplina Digital    60h

    Teoria Geral do Direito do Trabalho: antecedentes históricos, conceito, fontes, princípios, interpretação e aplicação. Contrato de Trabalho. Sujeitos do Contrato de Trabalho: empregado e empregador. Duração do trabalho. Obrigações pecuniárias: remuneração e salário. Décimo terceiro salário. Obrigações quanto às condições de trabalho. Alteração do contrato de trabalho. Suspensão e Interrupção do contrato de trabalho. Aviso Prévio. Justa Causa. Cessação do contrato de trabalho. Justa causa. FGTS.

  • Eletiva

    Disciplina Digital    60h

    .

  • Extensão em Temas Transversais II

    Disciplina Digital    90h

    Desenvolvimento de temas como educação ambiental, sustentabilidade, síndrome do espectro autista; educação em direitos humanos; educação das relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Proximidade com a sociedade através de trabalhos desenvolvidos com abordagem socioambiental. Produção de relatório e vídeos de contextualização dos trabalhos desenvolvidos.

  • Gestão da Informação e Inteligência de Mercado

    Disciplina Digital    60h

    Conceito de Inteligência de Negócios, visando apoiar o monitoramento, o alinhamento e a integração das diversas estratégicas e sistemas de informações empresariais para apoio à melhoria do processo de tomada de decisão e vantagem competitiva. Analisa a evolução dos Sistemas de Suporte à Decisão e as ferramentas de Business Intelligence.

  • Gestão de Processos

    Disciplina Digital    60h

    Gestão de processos, Modelagem organizacional e a utilização de sistemas que maximizam os resultados, com qualidade nos processos organizacionais. O relacionamento empresarial de redes de organizações. Importância da compreensão das mudanças culturais empresariais que privilegiam os processos.

  • Gestão do Desempenho e Gestão por Competências

    Disciplina Digital    60h

    Modelos e tipos de avaliação de desempenho, considerando diferentes critérios para participação dos atores organizacionais, bem como diferentes instrumentos de mensuração. Políticas, modelos, processos de gestão com base no mapeamento de competências individuais e organizacionais.

  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes

    Disciplina Digital    60h

    Inteligência Emocional, aspectos e desenvolvimento. Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. Competências Gerenciais para RH. Liderança nas relações de trabalho. Gestão do Clima Interno. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal. Práticas e atualidades da gestão de pessoas.

  • Modelos e Práticas de Gestão em Ambientes de Mudança

    Disciplina Digital    60h

    As funções da administração frente às novas tendências organizacionais. Gestão da Inovação. A importância da diversidade para cenários competitivos. Resistência a mudança e o papel da cultura organizacional. Organizações de aprendizagem. Estratégias organizacionais para organizações sustentáveis. Gestão organizacional frente aos novos paradigmas e empreendedorismo.

  • Recrutamento, Seleção e Retenção de Talentos

    Disciplina Digital    60h

    Recrutamento e Seleção. Modelagem de Cargos. Integração de Pessoas. Cultura, Valores e Comprometimento organizacional. Sistema de Remuneração. Planejamento e desenvolvimento de carreira. Avaliação de desempenho. Qualidade de vida no trabalho.

  • Saúde e Segurança no Trabalho

    Disciplina Digital    60h

    Conceitos de acidente e doenças do trabalho, seus riscos e aspectos prevencionistas. Analisa a política e os programas de segurança nas empresas e os aspectos técnicos da CIPA e SESMT. Relaciona noções de ergonomia com segurança do trabalho em máquinas. Apresenta noções de primeiros socorros.

  • Práticas Orientadas

    Disciplina Digital    140h

    .

Acompanhe as nossas
Notícias

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION