Unidades Curriculares

Conheça as Unidades Curriculares do curso de Sistemas de Informação


Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Sistemas de Informação

1 ª fase

Raciocínio Lógico. Programação: estrutura lógica, codificação, modularização. Linguagem de Programação. Análise da Estrutura e Funcionalidade de Programas. Identificação de erros e do fluxo de execução. Práticas de Programação: comando sequências, condicionais, repetição, vetores e matrizes.

Histórico da Computação: Hardware e Software. Organização de Computadores: processador, memória, armazenamento e sistemas periféricos. Linguagens de Programação. Sistemas Binário, Octal e Hexadecimal. Teoria Geral de Sistemas: origem, histórico, aplicações e tendências. Pensamento Sistêmico, aplicações e resolução de problemas na organização. Sistemas: elementos, natureza, propriedades e classificação.

Análise e interpretação de textos em inglês na área de sistemas de informação explorando as técnicas de skimming e scanning. Compreensão e prática de vocábulos em inglês específicos de sistemas de informação e de linguagens de programação. Prática oral e escrita com apoio de recursos multimídia na adequada utilização da língua inglesa em diversas situações comunicativas relacionadas à área de atuação do curso.

A Língua Portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos seus diferentes níveis. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão. Ciência e método. Ética aplicada à Pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

Conjuntos. Álgebra dos Conjuntos. Estruturas Algébricas. Relações. Funções. Indução Matemática. Recursão e Relações de Recorrência. Introdução à Lógica Matemática.

2 ª fase

Comandos de Repetição. Estruturas de Dados Homogêneas Unidimensionais e Multidimensionais. Funções e Procedimentos.

Conceituação e Organização da Arquitetura Interna de Computadores. Nível Lógico: Numeração Binária, Sistemas de Numeração e Circuitos Lógicos. Memória, Entrada/Saídas, Multimídia e Barramentos. Conceituação e Mecanismos de Aceleração: Pipeline e Memórias Cache. Superpipeline e Super-Escalar. Multiprocessadores e Multicomputadores. Conceituação e Arquiteturas RISC e CISC.

Conceituação da Administração. Compreensão das funções do administrador: planejamento, organização, coordenação, controle e liderança. Função, princípios e convenções de Contabilidade. Introdução à pesquisa operacional.

Internet. Ferramentas Visuais de Desenvolvimento para Internet. Browser. Protocolos para comunicação Web. HTML. HTML 5. Formatação de Estilos de Conteúdo. Javascript. Desenvolvimento de atividades extraclasse que contemplem, de modo complementar, as práticas laboratoriais.

Prática oral e escrita de vocábulos da língua inglesa para realização de rotinas em Sistemas de Informação. Prática das estratégias de leitura skimming e scanning de textos em inglês na área de Sistemas de Informação. Interpretação de mensagens em inglês disparadas por softwares na rotina diária de Sistemas de Informação.

Sentido lógico-matemático convencional dos conectivos. Argumentos. A Lógica Sentencial. Regras de formação de fórmulas. Sistemas dedutivos. A lógica de predicados de primeira ordem. Valores-verdade. Funções de Avaliação. Noções básicas: proposições, provas/demonstrações.

3 ª fase

Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Histórico e Características. Modelagem de Dados: Modelo Conceitual, Lógico e Físico. Projeto de Banco de Dados: Conceitos, Dependência Funcional, Restrições de Integridade e Formas Normais. Implementação de um Modelo de Dados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Linguagem de Manipulação de Dados. Álgebra Relacional. Modelo Multidimensional.

Fundamentos da Engenharia de Software. Definição de Requisitos e Validação. Análise e Projetos de Sistemas. Ciclo de Vida. Manutenção de Software. Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas. Estimativas e Custos de Software. Teste de Programas. Qualidade de Software. Projeto lógico de sistemas: definição de requisitos, estudo de viabilidade, modelagem de dados. Diagramas. Métodos Ágeis.

Técnicas de Ordenação e Pesquisa. Estruturas de Dados Heterogêneas. Manipulação de Arquivos. Algoritmos Recursivos. Estruturas de Dados Dinâmicas: fila, pilha, lista e deque.

Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, Inclusão e Responsabilidade Social.

Conceitos Básicos. Gerenciamento de Processos. Comunicação entre Processos (IPC). Semáforos, monitores, deadlock. Gerenciamento de Memória. Sistemas de Arquivos. Sistemas com Múltiplos Processadores: Multicomputadores, Multiprocessadores. Introdução à Virtualização.

4 ª fase

Sistemas de Informação: conceito, componentes e uso nas organizações. Tipos de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação e o Processo de Tomada de Decisão: Dado, Informação, Conhecimento e Inteligência. Ética e segurança em tecnologia da informação nas organizações. Sistemas e métodos de gestão empresariais: ERP, BA, BI, KPI, BSC, B2B e B2C. Investimento em tecnologia de informação: hardware, software, infraestrutura de banco de dados, redes e telecomunicações, pessoas e outros custos.

Arquitetura de Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Aspectos Operacionais de Banco de Dados: Transações, Concorrência, Recuperação após Falha, Integridade, Distribuição, Auditoria e Segurança. Administração de Banco de Dados. Linguagem de Controle de Dados. Banco de Dados orientado a objetos. Mapeamento Objeto-Relacional. Banco de Dados Geográficos. Conceitos, Modelagem e Implementação de Data Warehouse.

Modelagem de sistemas: conceitos, princípios e ferramentas. Projeto físico de sistemas: estudo de hardware, viabilidade de software, dicionário de dados. Implementação e manutenção de um projeto de sistema. Ferramentas CASE. Projeto de Implantação e Documentação. Reengenharia e Engenharia Reversa.

Estruturas de Dados. Dinâmicas com Descritor. Estruturas em Árvore e Teoria dos Grafos.

Linguagem PHP ¿ histórico e características. Elementos da Linguagem. Sintaxe básica. Operadores. Tipos de dados. Tipos compostos. Variáveis. Funções. Classes e Objetos. Estruturas de controle de fluxo. Cookies. Seções. Acesso a banco de dados.

5 ª fase

Evolução dos conceitos de responsabilidade social e ambiental. Princípios e dimensões da sustentabilidade. Eco-competitividade. Gestão ambiental e desenvolvimento de sociedades sustentáveis.

Regulamentação da profissão. Ética do profissional de TI. Noções de Direito Digital. Regulamentação Jurídica do Direito Digital no Brasil. Proteção Jurídica do Software no Brasil. Direito Autoral. Aspectos Jurídicos acerca da Internet e Internet das Coisas. Relações de Consumo nos Contratos de TI. Responsabilidade Civil e Criminal. Crimes Digitais. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados.

Conceitos básicos: população, amostra, variáveis, dados, noções de amostragem. Apresentação de dados: séries estatísticas e gráficos. Estatística descritiva: medidas de tendência central, de dispersão, coeficientes de variabilidade, assimetria e curtose. Conceitos da Estatística por meio do Excel e da linguagem R. Regressão linear e correlação. Probabilidades: regras de probabilidade, distribuições de probabilidade discretas e contínuas.

Herança. Polimorfismo. Reusabilidade de Software. Componentes. Criação e uso de bibliotecas de classes. Padrões de projeto. Interface Gráfica com o Usuário. Exceções. Relacionamentos entre classes: agregação, composição e especialização. Persistência de dados e de objetos. Implementação de classes, objetos, métodos, mensagens, herança, polimorfismo, encapsulamento. Uso de ambiente de desenvolvimento orientado a objetos. Utilização de linguagem orientada a objetos. Frameworks.

Orientação a objeto: introdução, classe, objeto, herança, polimorfismo, abstração, interfaces e encapsulamento. Arquitetura MVC: model, view, contoller, padrões de projeto. Manipulação de Banco de Dados com PDO: visão geral sobre a API do PDO. Funções para manipulação de Banco de Dados no PHP. Projeto de Aplicativo usando PHP e Banco de Dados.

6 ª fase

Visão geral sobre dispositivos móveis: comparação entre dispositivos de sensoriamento, celulares, tablets e computadores convencionais. Visão geral sobre as plataformas de desenvolvimento mais utilizadas como Android SDK, Iphone SDK e Windows Mobile. Requisitos e desafios para computação móvel. Arquitetura de Software Móvel. Infraestrutura Móvel. Projeto de interfaces para dispositivos móveis. Programação de aplicações para clientes móveis. Transferência de dados cliente-servidor. Prática em desenvolvimento de aplicações móveis.

Conceitos básicos: gerência, projetos, gerente de projetos, funções, estilos e falhas gerenciais. Metodologias e técnicas para gestão de projetos. Gerência e desenvolvimento de projetos. Conceitos sobre gerenciamento de escopo, tempo, custos, aquisições, qualidade, riscos, integração, comunicação, recursos humanos e partes interessadas. Monitoração e controle de projetos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle de projetos. Problemas técnicos, gerenciais e organizacionais na condução de projetos de sistemas. Modelos e Metodologias. Ferramentas de apoio à atividade de gerência de projetos.

Linguagem de Programação: conceitos e prática. Caracterização e classificações dos paradigmas. Problemas tratáveis pelos paradigmas. Definição e caracterização dos principais paradigmas declarativos e imperativos. Programação lógica e funcional.

Redes de Computadores (MAN, WAN, LAN). Modelo de Referência OSI da ISO. Arquitetura Cliente/Servidor. Arquitetura de Redes: TCP/IP e proprietárias. Ligação a partir da camada física: meios, físicos, topologias. Propriedades dos sinais de modulação até a camada de enlace: protocolo de enlace, subcamada de acesso ao meio, detecção e correção de erros, controle de fluxo interface de redes. Camadas de aplicação, transporte e rede. Configuração e elaboração de serviços para Internet.

7 ª fase

Ciência de Dados: conceito, ambientes, ferramentas e aplicações. Modelos de Inteligência: preparações dos dados, técnicas estatísticas, técnicas de mineração de dados, técnicas de aprendizado de máquina. Machine Learning e Deep Learning: dados versus Inteligência, ambientes, ferramentas e aplicações.

Fundamentos de Cloud Computing: terminologias e conceitos; virtualização; elasticidade, resiliência, on-demand e uso medido; benefícios, desafios e riscos das plataformas e serviços; administração e regras. Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS) Cloud Delivery Models; Service Level Agreements (SLAs) for Cloud-based IT Resources.

Introdução à Economia. Evolução do pensamento econômico. Estudo da microeconomia: demanda, oferta e equilíbrio de mercado, produção e custos, estruturas de mercado. Inflação: inflação de demanda, de custos e inercial. História e importância da moeda. Estudo da macroeconomia: políticas fiscal, monetária, cambial, comercial e de rendas. Contabilidade social. O setor público. O setor externo e os organismos internacionais. Crescimento e desenvolvimento econômico.

A Universidade e a produção do conhecimento na Pesquisa. Métodos e técnicas de Pesquisa. A Pesquisa e sua tipologia. Pesquisa Científica. Estrutura, elaboração e apresentação de Trabalho de Curso ¿ TC. Normas ABNT para elaboração de projetos. Normas para apresentação em bancas.

Definição Básica de Computação Distribuída. Banco de Dados Distribuídos: compartilhamento de informação, controle de concorrência, transações distribuídas e replicação de dados. Sistemas Operacionais Distribuídos: sistemas de arquivos, servidores de nomes, memória compartilhadas e segurança para sistemas distribuídos.

8 ª fase

Conceituação de auditoria e segurança da Informação. Segurança Empresarial: gerenciamento da infraestrutura em nível de software, hardware e rede. Riscos à empresa em nível de informações e dados. Segurança e Defesa da Rede. Política de Segurança: organizacional, gerencial e específicas. Auditorias de desenvolvimento e manutenção de sistemas, administração e operação de redes. Desenvolvimento de elementos para projetos a empresas.

Gestão do Conhecimento: conceito, tipos de conhecimento, aplicações em sistemas estratégicos nas organizações. Geração do conhecimento a partir de Banco de Dados. Business Analytics: construção de aplicações baseados em dimensões e medidas e técnicas de desenvolvimento de gráficos. Business Intelligence: uso de técnicas de inteligência para enriquecimento de dados em soluções de Sistemas de Informação.

Introdução à Inteligência Artificial. Busca em Espaço de Estados. Sistemas Especialistas. Lógica Difusa. Sistemas Especialistas Probabilísticos. Redes Neurais Artificiais. Computação Evolucionária. Teoria dos Jogos.

Introdução à Internet das Coisas - IoT (Internet of Things). História e evolução. Requisitos funcionais e tecnológicos e avanços recentes para sistemas aplicados à Internet das Coisas. Os protocolos de comunicação IoT. Arquitetura de sistemas IoT. Plataformas para IoT. Conexão de equipamentos: sensores, celulares, computadores, dispositivos diversos. Desenvolvimento de soluções e tendências de mercado.

Elaboração do Trabalho de Curso (TC). Contextualização do Tema e Problema de Pesquisa. Objetivo Geral e Específicos. Justificativa. Estrutura do Documento. Caracterização do Local de Estudo. Revisão Teórica. Procedimentos Metodológicos. Descrição e Análise dos Dados. Interpretação dos Resultados. Proposição de um Software ou Plano Estratégico de TI Soluções. Elementos pós-textuais.

Notícias do Curso
Veja mais

Galeria de Vídeos