Unidades Curriculares
Conheça as Unidades Curriculares do curso de Turismo
Disciplinas do Curso
Conheça as disciplinas do curso de Turismo
Revisão de conceitos básicos de Matemática: frações, razão, proporção, regra de três, potenciação e radiciação. Funções de 1º e 2º grau, exponenciais e logarítmicas. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Progressão aritmética e geométrica. Derivadas e suas aplicações. Principais conceitos relativos ao estudo da matemática financeira, sua influência nos diversos cenários econômicos e financeiros das empresas e indivíduos e a aplicação prática nas operações financeiras.
Introdução: histórico do Direito Empresarial como ramo do Direito Privado. Direito de empresa. Teoria de empresa: o empresário individual e as sociedades empresariais. Estabelecimento empresarial. Contrato social, estatuto e atas. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Propriedade Industrial. Sociedades não empresariais. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Títulos de crédito e as garantias que emprestam às negociações. Dissolução, preservação e recuperação de empresas. Noções de Direito do consumidor, enquanto ramo do Direito Público.
Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidades e competências necessárias aos empreendedores. Gente e gestão, desenvolvimento de Soft skills e aspectos de inteligência emocional. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro. ESG, conceitos e perspectivas alinhadas a modelos inovadores de negócios.
Desenvolvimento de temas como educação ambiental, sustentabilidade, síndrome do espectro autista; educação em direitos humanos; educação das relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Proximidade com a sociedade através de trabalhos desenvolvidos com abordagem socioambiental. Produção de relatório de contextualização dos trabalhos desenvolvidos.
Conceitos de Economia. Princípios de Economia. Evolução e divisão do estudo da Economia. Macroeconomia. Modelos microeconômicos. Consumidor, demanda e oferta. Mercado e produção. Estruturas de mercados. Problemas macroeconômicos. Contabilidade nacional. Demanda e oferta agregada. Produto de equilíbrio, moeda, juros, câmbio. Política econômica, crescimento, inflação. Desenvolvimento regional e sustentabilidade.
Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.
Evolução histórica do Planejamento Estratégico. Fatores de mudanças ambientais e as suas influências nas estratégias empresariais. Técnicas de análise das indústrias e concorrência de Porter. Relação dos empresários com relação ao Planejamento Estratégico e o processo de tomada de decisão nas empresas. O processo de Planejamento Estratégico/Gestão Estratégica e os processos de implantação e controle. O Marketing e a importância da estratégia.
Comportamento humano nas habilidades gerenciais. Desenvolvimento de equipes e dinâmica de grupo. Comunicação e relacionamento interpessoal. Liderança e motivação. Mediação de conflitos.
Noções Gerais de Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado e Análise de Demonstrações Contábeis. Estrutura Financeira: custo de capital, fontes de financiamento. Conceitos Financeiros Básicos. A Dinâmica das Decisões Financeiras. Análise de Desempenho e Medidas de Criação de Valor. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital e Alavancagem Financeira. Decisões de Financiamento ¿ Fontes de Financiamento no Curto e Longo Prazo. Políticas de Distribuição de Resultados.
Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e extensão. Técnicas de pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa. Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual.
Estudo da diversidade histórico cultural, conceito de Patrimônio material e imaterial, sua importância, problematização e aplicabilidade no campo da Gestão do Turismo. Análise do turismo como agente na manutenção e preservação da cultura. Formas de conservação do patrimônio. A trajetória das políticas públicas de preservação no Brasil. A importância da história e do patrimônio para o turismo. A utilização racional da cultura e do patrimônio cultural local e regional.
Ordenação estrutural de projetos. A gestão de projetos na empresa ou no ambiente externo. Planejamento e controle operacional de projetos. Planejamento e controle econômico e financeiro de projetos. Técnicas e ferramentas para gestão de projetos. Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira de projeto. Instrumental para a gestão de projetos.
Desenvolvimento de temas como educação ambiental, sustentabilidade, síndrome do espectro autista; educação em direitos humanos; educação das relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Proximidade com a sociedade através de trabalhos desenvolvidos com abordagem socioambiental. Produção de relatório e vídeos de contextualização dos trabalhos desenvolvidos.
Conceitos e fundamentos do turismo, as motivações turísticas, os deslocamentos humanos por rotas no decurso da história. A criação de rotas turísticas no contexto do mundo contemporâneo. Roteiros turísticos: conceitos, tipologias, fatores, finalidades e componentes. Tipos de viagens. Dimensão temática e programa de roteiros turísticos. Conteúdos naturais e culturais dos roteiros turísticos. Animação turística em roteiros. Meios de transporte e roteiros turísticos. Estrutura do mercado turístico. Roteiros turísticos interpretativos. Regionalização e roteirização turística.
Conceito de Inteligência de Negócios visando apoiar o monitoramento, o alinhamento e a integração das diversas estratégicas e sistemas de informações empresariais para apoio à melhoria do processo de tomada de decisão e vantagem competitiva. Analisa a evolução dos Sistemas de Suporte à Decisão e as ferramentas de Business Intelligence.
Estudo do posicionamento e da análise da oferta da empresa e de seus concorrentes. Desenvolvimento de estratégias de produto, preço, promoção e de canais de distribuição. Marketing de serviço. Comunicação Integrada de Marketing. Análise de Portfólio. Plano de Marketing. E-commerce. Marketing Internacional.
Conceitos básicos do orçamento em empresas comerciais e públicas. Processo orçamentário. Orçamento operacional de marketing, operações, insumos e despesas. Orçamento econômico-financeiro, orçamento de caixa, orçamento de capital. Orçamento Incremental e base-zero. Orçamento de empresas não industriais. Projetos de Investimentos; Decisão de Investimentos na Organização; Fluxo de Caixa; Orçamento Empresarial; Métodos Quantitativos de Avaliação de Projetos de Investimentos.
Formulação e análise de políticas públicas existentes. Concepção, Elaboração e Implementação de Políticas Públicas. Análise de Políticas Públicas: princípios de transparência governamental, justiça social e equidade. Ciclo político, Arena política e Redes públicas. Avaliação ex-ante, ex-post e monitoramento de políticas públicas. Princípios e conceitos de cidadania. Conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Efetividade de políticas públicas para a cidadania e a sustentabilidade.
Introdução e conceitos fundamentais de transporte e infraestrutura. Transporte de pessoas e de cargas. Desafios estratégicos no setor de transportes. Intermodalidade e sustentabilidade ¿ econômica, social e ambiental. Legislação e regulação setorial. Aspectos econômicos e financeiros. Gestão e fiscalização de concessões. Inovações, novos negócios e perspectivas no setor de transportes.
Evento gastronômico: conceito e tipos. Planejamento, organização e avaliação de eventos gastronômicos. Captação e promoção de eventos gastronômicos. Funcionamento de restaurante e tipos de serviço. Planejamento de cardápios.
Conceituação, histórico e tipologia de meios de hospedagem. Meios de hospedagem e tendências de mercado. Classificação hoteleira. Estrutura e funcionamento de hotéis e meios de hospedagem: reservas, recepção, portaria social, telefonia, governança, manutenção e segurança. Inovações, novos negócios e perspectivas no setor de hospedagem.