Unidades Curriculares

Conheça as Unidades Curriculares do curso de Turismo


Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Turismo

Principais conceitos relativos ao estudo da matemática financeira, sua influência no diversos cenário econômico financeiro das empresas e indivíduos e a aplicação prática nas operações financeiras.

Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e extensão. Técnicas de pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa. Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual. 

Noções Gerais de Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado e Análise de Demonstrações Contábeis. Estrutura financeira: custo de capital, fontes de financiamento; Conceitos Financeiros Básicos. A Dinâmica das Decisões Financeiras. Análise de Desempenho e Medidas de Criação de Valor. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital e Alavancagem Financeira. Decisões de Financiamento - Fontes de Financiamento no Curto e Longo Prazo. Políticas de Distribuição de Resultados. 

Evolução histórica do Planejamento Estratégico. Fatores de mudanças ambientais e as suas influências nas estratégias empresariais. Técnicas de análise das indústrias e concorrência de Porter. Relação dos empresários com relação ao Planejamento Estratégico e o processo de tomada de decisão nas empresas. O processo de Planejamento Estratégico/Gestão Estratégica e os processos de implantação e controle. O Marketing e a importância da estratégia.

O aluno(a) poderá optar entre uma destas disciplinas:

Libras: Perspectiva cultural e linguística dos surdos. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). História das comunidades surdas e das identidades surdas, tendo como base a compreensão crítica do contexto social, cultural e das bases legais que envolvem a língua natural da comunidade surda brasileira, Libras. Propostas educacionais direcionadas às pessoas surdas.

Fundamentos de Gestão: Introdução ao estudo da Administração: histórico e conceitos fundamentais. As Escolas da Administração e a evolução do pensamento administrativo. Estratégias emergentes de gestão: Reengenharia, Downsizing, Qualidade Total, Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual; o fim do emprego.

Senso Comum. Arte. Ciência. Religião. História da Filosofia: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea. Metafísica. Ontologia. Epistemologia. Lógica. Ética e Estética. Contexto histórico, sociopolítico do surgimento da Sociologia. Precursores da Sociologia. Os clássicos da Sociologia. Processos de socialização. Sociedade e estrutura social e estratificação. Repensando as organizações. Cultura. Desigualdade de raça e de etnia. O surgimento da Sociologia. Indivíduo e a sociedade. Ideologia. Teorias de sociedade, os clássicos. Etnicidade.  

Conceitos de Economia. Princípios de Economia. Evolução e divisão do estudo da Economia. Macroeconomia. Modelos microeconômicos. Consumidor, demanda e oferta. Mercado e produção. Estruturas de mercados. Problemas macroeconômicos. Contabilidade nacional. Demanda e oferta agregada. Produto de equilíbrio, moeda, juros, câmbio. Política econômica, crescimento, inflação. Desenvolvimento regional e sustentabilidade.

Introdução: histórico do Direito Empresarial como ramo do Direito Privado. Direito de empresa. Teoria de empresa: o empresário individual e as sociedades empresariais. Estabelecimento empresarial. Contrato social, estatuto e atas. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Propriedade Industrial. Sociedades não empresariais. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Títulos de crédito e as garantias que emprestam às negociações. Dissolução, preservação e recuperação de empresas. Noções de Direito do consumidor, enquanto ramo do Direito Público.

Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidades e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro.

Comportamento humano nas habilidades gerenciais. Desenvolvimento de equipes e dinâmica de grupo. Comunicação e relacionamento interpessoal. Liderança e motivação. Mediação de conflitos.

Evento gastronômico: conceito e tipos. Planejamento, organização e avaliação de eventos gastronômicos. Captação e promoção de eventos gastronômicos. Funcionamento de restaurante e tipos de serviço. Planejamento de cardápios. 

Ordenação estrutural de projetos. A gestão de projetos na empresa ou no ambiente externo. Planejamento e controle operacional de projetos. Planejamento e controle econômico e financeiro de projetos. Técnicas e ferramentas para gestão de projetos.  Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira de projeto. Instrumental para a gestão de projetos.

Conceitos e fundamentos do turismo, as motivações turísticas, os deslocamentos humanos por rotas no decurso da história. A criação de rotas turísticas no contexto do mundo contemporâneo. Roteiros turísticos: conceitos, tipologias, fatores, finalidades e componentes. Tipos de viagens. Dimensão temática e programa de roteiros turísticos. Conteúdos naturais e culturais dos roteiros turísticos. Animação turística em roteiros. Meios de transporte e roteiros turísticos. Estrutura do mercado turístico. Roteiros turísticos interpretativos. Regionalização e roteirização turística.

Conceito de Inteligência de Negócios, visando apoiar o monitoramento, o alinhamento e a integração das diversas estratégicas e sistemas de informações empresariais para apoio à melhoria do processo de tomada de decisão e vantagem competitiva. Analisa a evolução dos Sistemas de Suporte à Decisão e as ferramentas de Business Intelligence. 

Conceitos básicos do orçamento em empresas comerciais e públicas. Processo orçamentário. Orçamento operacional de marketing, operações, insumos e despesas. Orçamento econômico-financeiro, orçamento de caixa, orçamento de capital. Orçamento Incremental e base-zero. Orçamento de empresas não industriais. Projetos de Investimentos; Decisão de Investimentos na Organização; Fluxo de Caixa; Orçamento Empresarial; Métodos Quantitativos de Avaliação de Projetos de Investimentos.

Formulação e análise de políticas públicas existentes. Concepção, Elaboração e Implementação de Políticas Públicas. Análise de Políticas Públicas: Princípios de transparência governamental, justiça social e equidade. Ciclo político, Arena política e Redes públicas. Avaliação ex-ante, ex-post e monitoramento de políticas públicas. Princípios e conceitos de cidadania. Conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Efetividade de políticas públicas para a cidadania e a sustentabilidade.

 

Introdução e conceitos fundamentais de transporte e infraestrutura. Transporte de pessoas e de cargas. Desafios estratégicos no setor de transportes. Intermodalidade e sustentabilidade - econômica, social e ambiental. Legislação e regulação setorial. Aspectos econômicos e financeiros. Gestão e fiscalização de concessões. Inovações, novos negócios e perspectivas no setor de transportes.  

Conceituação, histórico e tipologia de meios de hospedagem. Meios de hospedagem e tendências de mercado. Classificação hoteleira. Estrutura e funcionamento de hotéis e meios de hospedagem: reservas, recepção, portaria social, telefonia, governança, manutenção e segurança. Inovações, novos negócios e perspectivas no setor de hospedagem.

Estudo da diversidade histórico cultural, conceito de Patrimônio material e imaterial, sua importância, problematização e aplicabilidade no campo da Gestão do Turismo. Análise do turismo como agente na manutenção e preservação da cultura. Formas de conservação do patrimônio. A trajetória das políticas públicas de preservação no Brasil. A importância da história e do patrimônio para o turismo. A utilização racional da cultura e do patrimônio cultural local e regional.

Estudo do posicionamento e da análise da oferta da empresa e de seus concorrentes. Desenvolvimento de estratégias de produto, preço, promoção e de canais de distribuição. Marketing de serviço. Comunicação Integrada de Marketing. Análise de Portfólio. Plano de Marketing. E-commerce. Marketing Internacional. 

As práticas orientadas ocorrerão em cada Unidade Curricular (UC), e deverão ser desenvolvidas em ambientes profissionais possibilitando a integração do acadêmico com a prática nos setores de sua formação, desenvolvendo assim habilidades e atitudes. Através das práticas orientadas interdisciplinares, busca-se aproximar os acadêmicos e a sociedade, possibilitando a realização dessas atividades também no município em que residem.

Notícias do Curso
Veja mais

Galeria de Vídeos

Série 55 Vidas: Sarita Martins Camiña Reinicke
Entrevista com Luciano Potter
Projeto Multimídia Experimental: Seu Werner