Formação Docente destaca a história do continente africano e suas conexões com o Brasil e o mundo

27/07/2023

Nos dias 20 e 21 de julho, a formação docente dos professores do Colégio Unidavi abordou de forma profunda e reflexiva a história do continente africano e suas relações com o mundo, especialmente com o Brasil, antes e durante o período escravocrata. Os participantes tiveram a oportunidade de compreender a origem dos escravizados, suas tradições culturais, religiões e costumes, bem como as formas de viver em comunidade. A capacitação ressaltou a importância de (re)conhecer as múltiplas histórias do continente, desde sua ancestralidade até a diáspora negra pelo mundo, destacando a relevância disso para o entendimento da formação brasileira.

A imersão na cultura e história africana mostrou-se essencial para uma percepção mais profunda da formação do Brasil. Os participantes foram desafiados a entender como essas duas realidades estão interligadas e como seria impossível separá-las completamente. A formação ressaltou a produção das representações de poder, especialmente a influência eurocêntrica na cartografia mundial, que moldou a visão sobre o continente africano. Fomentar esse conhecimento é fundamental para combater estereótipos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

Outro ponto relevante foi a conscientização de que o continente africano nunca foi pobre em termos epistêmicos, políticos e econômicos, ao contrário do que muitas vezes foi divulgado pela mídia. Os participantes foram instigados a perceber como a história africana foi historicamente empobrecida e explorada por séculos, dando espaço para reflexões sobre o papel da educação na transformação dessas narrativas e na promoção de um ensino mais inclusivo e abrangente sobre a história da humanidade.

Unidavi, se for pra fazer que seja pra valer!