Projeto de Iniciação Científica da Unidavi trabalha Testes de Aptidão Física (TAF) em Policiais Militares

03/08/2023

No dia 28 de julho de 2023, o curso de Educação Física da UNIDAVI, por meio da equipe do Grupo de Estudos em Atividade Física e Ambiente (GEAFA), coordenado pelo Prof. M.e Giovane Pereira Balbé, realizou uma significativa ação nas dependências da universidade. Tratou-se da apresentação do Projeto de Iniciação Científica "A influência da prática de atividade física, da força muscular e das condições de saúde no desempenho dos Testes de Aptidão Física (TAF) em Policiais Militares" para os próprios policiais que poderão participar do estudo.

A iniciativa teve como objetivo sensibilizar os membros da corporação para que aderissem à pesquisa, proporcionando um primeiro contato direto com a população-alvo do estudo. A apresentação ocorreu após a aprovação do projeto junto ao comitê de ética da Unidavi, garantindo assim a qualidade e a legitimidade dos procedimentos adotados.

O projeto integrado de iniciação científica, aprovado no Edital/Propexi nº003/23, busca compreender a relação entre a prática de atividade física, a força muscular e as condições de saúde dos Policiais Militares em relação ao desempenho nos Testes de Aptidão Física (TAF). Dessa forma, o estudo pretende apontar importantes informações para subsidiar ações futuras que fortaleçam a parceria entre a universidade e a corporação, visando o bem-estar e a eficiência dos profissionais da segurança pública.

Durante a apresentação, os responsáveis pelo projeto puderam explicar detalhadamente os benefícios e riscos da participação dos policiais, bem como esclarecer todos os procedimentos e condutas que serão adotados durante a realização da pesquisa. Esse momento foi especialmente relevante para conscientizar os policiais sobre a importância de seu engajamento e voluntariedade no estudo.

O Prof. M.e Giovane Pereira Balbé agradeceu a participação dos policiais que se disponibilizaram voluntariamente a participar desse momento crucial para o desenvolvimento da pesquisa. A equipe também fez um agradecimento especial aos responsáveis pela organização e disponibilização da tropa para participar da apresentação, representados pelo Tenente Coronel Anderson Mello Maia, Major Maurício Oliveira e o Cabo Darlan H. Costa.

Unidavi, se for pra fazer quer seja pra valer!