Notícias

Projeto de pesquisa - Recursos Hídricos e Consciência Ambiental: O Despertar para o Hoje!

15/08/2023


Proponente: Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Unidavi
Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação: Prof. M.e Charles Hasse
Pesquisadores: Profa. Dra. Luciana Patricia Rosa Dias (luciana.dias@unidavi.edu.br) e
Prof. M.e Robson Carlos Avi (robsonavi@unidavi.edu.br)
Profa. Dra. Cheila da Silva (cheila@unidavi.edu.br)


Município de desenvolvimento do projeto: Agronômica
Local: EEB MARIA REGINA DE OLIVEIRA
Público: alunos do ensino fundamental - sexto ao nono ano, pais e professores.


Um dos recursos naturais mais importantes para a existência de vida é a água. Considera-se como recurso hídrico toda a água proveniente da superfície ou subsuperfície empregada em um determinado uso ou atividade. A utilização desse recurso finito, ainda nos dias atuais, causa dúvidas no que tange a qualidade da água consumida pela população em ambientes urbanos ou rurais, pois a coleta e utilização de água de nascentes, poços artesianos ou semi artesianos, cisternas ou águas superficiais são importantes fontes vitais, mas também de contaminação. Neste processo, acrescenta-se a necessidade de despertar para a consciência ambiental de forma a preservar as águas em quantidade e qualidade considerando a distribuição irregular de água potável.


O objetivo geral desta pesquisa foi diagnosticar o processo de captação, uso e potabilidade da água consumida por famílias de estudantes do ensino fundamental do município de Agronômica, no Alto Vale do Itajaí (SC), com o propósito de desenvolver ações de educação ambiental por meio de metodologias ativas e incentivar cuidados de recuperação de nascentes e dos recursos hídricos.

A pesquisa está sendo desenvolvida no município de Agronômica, localizado no Alto Vale do Itajaí em Santa Catarina desde o ano de 2022 utilizando como grupo focal para diagnóstico, os alunos de sexto ao nono ano do ensino fundamental do colégio local.

Para o diagnóstico inicial foi aplicado questionário semiestruturado para conhecer sobre o uso de água na propriedade e como o assunto recursos hídricos é entendido pelos alunos. Para conhecer a potabilidade da água utilizada nas propriedades foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas em amostras de água coletadas nas propriedades dos alunos envolvidos no projeto.

Para a conscientização ambiental, foram realizadas palestras com alunos e professores das turmas, doação de mudas e jogos que auxiliaram a trabalhar o tema de forma lúdica.

Com os professores foram realizados cursos de capacitação em metodologias ativas ministrado pela Profa. M.a. Patricia Mônica Moretti e de educação ambiental, ministrado pela bióloga e educadora ambiental Taciane Lippel que, na oportunidade repassaram sugestões para trabalhar o tema ¿Recursos Hídricos¿ de forma interdisciplinar.

No dia 29 de junho foi realizado um encontro com os pais proprietários dos estabelecimentos rurais onde foi realizado o diagnóstico de potabilidade de água, professores e alunos do EEB Maria Regina de Oliveira com a presença dos parceiros da pesquisa o Engenheiro Florestal Leandro da Rosa Casanova, Assessor Florestal da APREMAVI e do Prof. Felipe Bagatoli da Unidavi, Engenheiro Sanitarista e Especialista em Água, que apresentaram informações e a devolutiva dos laudos de análise da potabilidade e qualidade da água e formas de recuperação de áreas de coleta.

Ainda como processo de finalização dos trabalhos dessa pesquisa estão previstas doações de mudas para recuperação ou manutenção de áreas de coleta de água nas propriedades participantes e novas análises de água para diagnóstico de melhoria da potabilidade de água após os ajustes propostos pelo grupo de pesquisadores e parceiros do projeto.

Compartilhe a notícia: