Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores

Missão

Promover o conhecimento para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.

Visão

Ser reconhecida pela excelência na promoção do conhecimento e desenvolvimento.

Valores

  • Ética
  • Transparência
  • Cidadania, respeito e igualdade
  • Responsabilidade socioambiental
  • Comprometimento com a comunidade regional

História

A trajetória da Unidavi começou na Década de 60, na iniciativa de um grupo de voluntários liderado pelo bioquímico Guilherme Gemballa. Durante vários meses foram discutidas alternativas para o desenvolvimento da região do Alto Vale do Itajaí, em um contexto onde o fim do ciclo da madeira – principal fonte da economia regional, trazia novos e desafiantes cenários.

Em 7 de julho daquele ano, foi sancionada a Lei Municipal Nº 613, que criou a Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí (Fedavi), uma instituição comunitária, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada pelo anseio da comunidade e voltada ao desenvolvimento regional. Passou de faculdade à universidade, atualmente responde como Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Trata-se de uma instituição reconhecida como de utilidade pública pela Lei Municipal nº 625, de 13 de setembro de 1966, pela Lei Estadual Nº 3979, de 31 de maio de 1967 e pelo Decreto Federal Nº 88.274, de 03 de maio de 1983.

Guilherme Gemballa

Durante este tempo, a Unidavi expandiu as áreas de atuação, com a criação de novos cursos de Graduação, Pós-graduação e Colégio Universitário. As dependências iniciais da Instituição, nos anos 1960, localizavam-se no Colégio Dom Bosco de Rio do Sul, sendo depois transferidas para a sede própria em um espaço conhecido como “Beira”, às margens do Rio Itajaí-açú, no bairro Jardim América.

Com o desenvolvimento nas áreas de atuação, a estrutura física também evoluiu ao longo desse período. A Unidavi tem Campi em em Ituporanga, Taió e Presidente Getúlio. Contando apenas a cidade de Rio do Sul, já são oito blocos que abrigam salas de aula, Biblioteca, estruturas laboratoriais e administrativas. Há também o Complexo B, que abriga o Núcleo de Práticas de Gestão e Jurídica, o Núcleo de Engenharias, o Bloco da Saúde e a Academia de Ginástica. Ao lado do Complexo B e do campus está a Clínica de Psicologia.

Sede da antiga Madeireira Riosulense S/A, hoje Parque Universitário UNIDAVI, em Rio do Sul.

Também em Rio do Sul no chamado “Encontro dos Rios”, a Unidavi conta com o Parque Universitário Norberto Frahm que abriga o Centro Tecnológico e de Eventos; com auditório, sala de videoconferência e espaço para incubação de empresas. No mesmo lugar há o Museu da Madeira, o Museu Indígena e a Reserva Técnica.

A missão da Instituição é Promover o conhecimento para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Para tanto, desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, que são os três pilares das instituições de ensino e que, embora existam independentes, sempre estarão interligados em prol da universidade e da comunidade.

A Unidavi tem como visão ser reconhecida pela excelência na promoção do conhecimento e desenvolvimento. Seus valores são: Ética, Transparência, Cidadania, respeito e igualdade, Responsabilidade socioambiental e Comprometimento com a comunidade regional.

Atende, internamente, cerca de 4 mil pessoas, entre professores, funcionários, alunos da graduação, colégio e pós-graduação. Já formou mais de 22 mil alunos, nos mais variados cursos, incluindo a Extensão.

Em consonância com o propósito comunitário da Unidavi e com a sua constituição jurídica de instituição sem fins lucrativos, a receita oriunda das mensalidades dos alunos também é voltada para a manutenção e desenvolvimento de estruturas físicas e pedagógicas, além do benefício direto de bolsas e descontos aos que possuem menor renda, ou dependentes de funcionários e professores da instituição.