Notícias

Resolução proíbe práticas de ¿trote¿

10/03/2007


Resolução proíbe práticas de ¿trote¿

       Durante encontro com líderes de turmas e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na noite de quarta-feira, 28, a reitoria apresentou a Resolução que regulamenta as atividades de recepção aos calouros pelos veteranos da Universidade. A prática  do ¿trote¿ , que já vinha sendo abolida na UNIDAVI através da conscientização,  agora passa a ser proibida a partir da entrada em vigor do documento: 13 de fevereiro de 2007.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

     O presidente do Conselho Universitário (Consuni) e reitor, Viegand Eger, a  pró-reitora de Ensino, Niladir Butzke e o vice-reitor e responsável pelo Departamento Jurídico da Universidade, Célio Simão Martignago explicaram ao grupo ¿ também formado por coordenadores de cursos ¿ as determinações e  conseqüências no caso do não cumprimento das normas estabelecidas no documento.

    

    A Resolução/Consuni Nº 03/2007 determina que somente são permitidas atividades de recepção aos calouros pelos veteranos que tenham a finalidade de promover  solidariedade e cidadania, sempre respeitando a adesão voluntária. Ficam proibidas as práticas que envolvam violência física, moral ou psicológica, bem como as que demonstram  desrespeito à dignidade humana. Também não é permitida qualquer forma de arrecadação financeira.

      A intenção da reitoria é preservar a integridade dos calouros, muitos ainda menores de idade, que escolheram a UNIDAVI para sua caminhada profissional.  ¿Queremos o bem-estar de nosso estudante, e  muitas ações positivas podem ser feitas com criatividade e respeito aos direitos de cada um¿, explicou Eger.  A UNIDAVI quer fortalecer  a importância de ações  solidárias que podem envolver desde campanhas para doação de sangue, alimentos e agasalhos, até visitas a asilos, creches e orfanatos.

      O descumprimento do estabelecido na Resolução, resultará aos responsáveis a aplicação das sanções previstas no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade e, em especial, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal Brasileiro.  

   O documento foi entregue aos líderes de turmas para conversação com os colegas e para ser fixado nos murais das salas de aula. Também está disponível no www.unidavi.edu.br.

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: