Notícias

Salto Pilão: UNIDAVI vence licitação para desenvolver projetos

17/07/2007


Salto Pilão: UNIDAVI vence licitação para desenvolver projetos

 

      A UNIDAVI e representantes do Consórcio Empresarial Salto Pilão (Cesap), responsável pela construção do Aproveitamento Hidrelétrico Salto Pilão (AHE Salto Pilão), assinaram  Contrato de Prestação de Serviços na tarde de quinta-feira, 12 de julho. A Universidade do Alto Vale venceu a licitação que a autoriza a  implantar o ¿Programa de Usos Múltiplos¿, relacionado aos programas ambientais a serem aplicados na chamada usina hidrelétrica de Salto Pilão, localizada no Rio Itajaí-Açu, nos municípios de Lontras, Ibirama e Apiúna. < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

     O objetivo do Programa é a elaboração do ¿Plano de Controle Ambiental das Águas, do Entorno e a Jusante do Reservatório¿, que visa a adequada inserção do empreendimento na região. O custo total do serviço é de R$ 163.203,75 e o prazo de duração é de 18 meses.  Os trabalhos serão realizados por uma equipe de  profissionais, professores e acadêmicos dos cursos de Ecologia e Ciências Biológicas da UNIDAVI.

     A assinatura do contrato, pelo reitor Viegand Eger, ocorreu na Sala dos Conselhos Superiores, Campus Rio do Sul, com a presença dos representantes do Consórcio: Carlos Alberto Zen (Consultor) e Marcus Aurélio de Castro (Relações Públicas). Além de Eger o documento também já havia sido assinado por membros das empresas que compõem o Consórcio: Camargo Corrêa Energia S.A; DME Energética Ltda; Votorantim Cimentos Ltda e Votorantim Metais Ltda. Também consta as assinaturas do vice-reitor e assessor Jurídico, Célio Martignago e do assessor de Planejamento, Udo Siebert, responsável pelo processo de encaminhamento e participação da UNIDAVI no processo licitatório.

 Cuidados com o Meio Ambiente

      A ecóloga e professora da UNIDAVI, Maria de Lourdes Ferreira Arceno, coordenará a equipe que irá  realizar os trabalhos no Aproveitamento Hidrelétrico Salto Pilão (AHE Salto Pilão). Os demais integrantes - profissionais, professores e estagiários dos cursos de Ecologia e Ciências Biológicas - estarão sendo definidos nos próximos dias.  

     Ao vencer a concorrência para desenvolver o ¿Programa de Usos Múltiplos¿, a Universidade fará a análise de como poderá ser utilizado o espaço no entorno do empreendimento para desenvolvimento do ecoturismo e para a preservação ambiental. Também a partir dessa análise será apresentada uma proposta da regulamentação do controle da entrada e saída das águas. ¿Uma das visões fortes é a questão do Turismo Ecológico e a outra é a manutenção das áreas de preservação permanente¿, reitera o assessor de Planejamento, Udo Siebert.

    Ao todo serão desenvolvidos no AHE Salto Pilão 24 projetos por cerca de 18 instituições; empresas e universidades de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.  De acordo com o reitor, Viegand Eger, como a Ordem de Serviço  foi assinada os trabalhos serão iniciados imediatamente.

   A UNIDAVI já havia se inscrito para participar das licitações há três anos. Nesse período o processo de construção da usina passou por várias mudanças e interrupções. ¿Procurados pelo Consórcio, nos habilitamos novamente ao Programa e vencemos a concorrência. Para nós é uma satisfação estarmos ligados a  empresas do porte das consorciadas e a uma obra tão grandiosa, sem contar a oportunidade de realizarmos  um trabalho  fundamental para o Alto Vale ligado aos cuidados com o Meio Ambiente¿,  argumentou o reitor.

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: