Notícias

UNIDAVI: há 41 anos a Universidade do Alto Vale

09/07/2007


UNIDAVI: há 41 anos a Universidade do Alto Vale

    Há 41 anos, Rio do Sul observava os primeiros movimentos de um grupo de jovens sonhadores e determinados que buscava implantar a  primeira instituição de Ensino Superior do Alto Vale.

   Após incessantes  batalhas, tendo à frente o farmacêutico, Guilherme Gemballa e o economista, Viegand  Eger,  em 7 de julho de 1966  era  criada a Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí ¿ FEDAVI, que evoluiu, se consolidou e se  transformou em Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí ¿ UNIDAVI.   

 

       A comemoração alusiva ao aniversário ocorreu na noite de sexta-feira,  6 de julho.  A programação iniciou no Campus Rio do Sul e prosseguiu no Parque Universitário Norberto Frahm. Houveram apresentações culturais: dos corais campus Rio do Sul e Taió, sob a regência do Maestro, Eno Weiss; dos violinistas: Felipe Marques da Silva e Fabiano Marques da Silva e ainda do vocalista e violeiro, Adorivando Bento ( Vando) e do tecladista,  Cesar Tadeu da Silva (Tadeu). Foram apresentados ainda de futuros projetos para a Universidade e encerrou com  Jantar de Confraternização. 

Conheça os destaques:  < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

    Descerramento de placas na Galeria dos Decanos. Este ano foram homenageados 16 unidavianos, entre professores e funcionários. Professores:  Fabio Alexandrini; Helena Justen de Fáveri; Ilson Paulo Ramos Blogoslawski; Inhelora Kretzschmar Joenk; Jairo Luis Pasqualini; Nestor Agostini; Patrícia Maria Zimmermann D¿Avila; Sandro Mário Chiquetti. Funcionários: Cacilda Antonia Kalbusch; Dinarte Patrício Nunes; Elizangela Capistrano; Hilbert Schlup; Jaison Rosa; Mauro Tenório Pedrosa; Neiva Hoeppers de Araújo e Paulo José Fiamoncini.

 

 

    Apresentação da nova Recepção do Bloco E  revitalizada para melhor atender a comunidade acadêmica e  visitantes. Recepcionistas capacitadas estarão à disposição para prestar informações em todos os períodos. Também um televisor estará transmitindo notícias da Universidade.

 

 

    Permanece no Bloco G a exposição de equipamentos de informática, comunicação e cálculos utilizados nas décadas de 60, 70 e 80 quando a instituição ainda era FEDAVI..  A intenção do reitor e co-fundador da FEDAVI/UNIDAVI, Viegand Eger,  é levar os jovens a  conhecerem as mudanças tecnológicas ocorridas neste período. ¿É curioso e interessante observar esta evolução. As peças nos remetem à lembrança das dificuldades do passado e nos permitem valorizar ainda mais o presente e as conquistas  das últimas décadas¿, salienta o reitor.

 

  

    Inauguração do Bloco H  que  abre espaço para  salas de aula; Laboratório de Enfermagem; Laboratório de Microbiologia e reestruturação da cantina;  sala de fotocópias e   livraria. O prédio, de dois andares, foi construído com recursos próprios, sem financiamento e sem reajuste de mensalidades.

   Ainda dentro do plano de expansão haverá uma segunda etapa do projeto que prevê a incorporação de uma  Área de Convivência  na atual Área Azul. O local disponibilizará  serviços bancários;  farmácia; correios e  bancos para descanso, leitura  e bate-papo.   

 

  

      Inauguração do  Laboratório de Microbiologia Acreditado,  também no Bloco H, para  atender empresas através de análises microbiológicas de águas, efluentes e alimentos. É assessorado  pela Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi/Florianópolis)  e administrado  por  profissionais da própria Universidade. A implantação custou cerca de R$ 200 mil e assim como todo o Bloco H  com recursos próprios, sem financiamento e sem reajuste de mensalidades.

 

  

    Entre os principais projetos anunciados pelo reitor, Viegand Eger, está a implantação de um novo curso de Graduação: o de Medicina. Na ocasião foi feita a leitura da Portaria/RE nº 033/07 que constitui uma Comissão Especial, formada por médicos e pedagogos, para proceder o planejamento e estudo de viabilidade do curso.  

 

 

     

 

   A implantação do Museu da Madeira junto ao Parque Universitário é outra realidade.  Além desta obra outras estão previstas como a revitalização da Casa do Transformador; a cobertura das quadras esportivas e a construção de uma pista para caminhadas.  As plantas de todas essas futuras obras podem ser observadas, em forma de banners, no Parque Universitário.      

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: