Notícias

Professor descobre manuscritos inéditos de Álvaro Vieira Pinto

01/10/2008


Professor descobre manuscritos inéditos de Álvaro Vieira Pinto

 

    A Editora Contraponto vai publicar o livro: ¿A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos¿, um manuscrito de um dos mais importantes filósofos brasileiros: Álvaro Vieira Pinto. A obra é inédita e foi descoberta pelo professor da UNIDAVI, José Ernesto de Fáveri, durante  pesquisa para o curso de Doutorado. O livro deve ser lançado ainda neste semestre na Universidade.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

      ¿Devemos a um exaustivo esforço de Fáveri, narrado na apresentação deste volume, a localização de mais um grande inédito¿, afirma o editor da Contraponto, César Benjamin. O professor resgatou a obra em 2005 com familiares do filósofo, morto em 1987. Os originais, em letras miúdas, exigiram cerca de um ano de trabalho de uma equipe coordenada por Fáveri para a decifração e digitalização.

       O novo livro contém aproximadamente 400 páginas e trata dos processos intelectuais que interferem na comunicação para ocultar a percepção do real. De acordo com o professor, faz também uma crítica contundente ao Direito e aos falsos intelectuais, sociólogos, psicólogos, filósofos e matemáticos.

          Álvaro Vieira Pinto foi um filósofo que fundamentou o pensamento pedagógico libertador de Paulo Freire. Foi mestre em uma geração que teve também Darcy Ribeiro como expoente. Nos anos 60, defendeu a ideologia desenvolvimentista, ¿focado em um projeto de um Brasil autônomo e desenvolvido¿, afirma Fáveri. Coordenou o setor de Filosofia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros e foi catedrático da Universidade do Brasil ¿ hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  

Fáveri apresenta artigo em Colóquio Nacional

 

    O professor, José Ernesto de Fáveri, representou a UNIDAVI no I Colóquio Nacional Michel Foucault: Educação, Filosofia, História - Transversais. Entre os dias 3 e 5 de setembro, esteve na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, para apresentar um artigo científico. O trabalho, intitulado: ¿A história das ações e relações educacionais na organização da escola¿, também foi publicado no Caderno de Resumos do evento.

    O artigo foi produzido a partir do estudo teórico sobre o pensamento de Foucault, realizado durante dez anos em diferentes disciplinas dos cursos de graduação da UNIDAVI. A pesquisa investigou os conteúdos e as formas de ensinar e aprender e como elas constroem a subjetividade através dos processos disciplinares de uma instituição escolar.

    De acordo com o professor, os estudantes fizeram um resgate da construção de conhecimento do próprio sujeito. Perceberam que existem outras histórias que revelam outros saberes, além de novas formas de relação de poder que contribuíram para a formação do que pensamos, fazemos e somos.

  Textos : Tiago Amado (SC 0003179 JP)

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: